domingo, 28 de fevereiro de 2010

Mensagem da semana

A Pedra


O distraído nela tropeçou...


O bruto a usou como projétil.


O empreendedor, usando-a, construiu.


O camponês, cansado da lida, dela fez assento.


Para meninos, foi brinquedo.


Drummond a poetizou.


Já, Davi, matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura...


E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem!


Não existe "pedra" no seu caminho que você não possa aproveitá-la para o seu próprio crescimento.
Independente do tamanho das pedras, no decorrer de sua vida. não existirá uma, que você não possa aproveitá-la para seu crescimento espiritual. Quando a sua pedra atual, tenho certeza que Deus irá te dar sabedoria, para mais tarde você olhar para ela, e ter orgulho da maravilhosa experiência que causou em sua vida, no seu crescimento espiritual.


Abençoado da semana pra você!!!


Autor Desconhecido


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sábado, 27 de fevereiro de 2010

Desafio: O gavião e as pombas"








Estava passando uma revoada de pombas próximo a um gavião. Este disse: “Como vão minhas 100 pombas?”.


Elas responderam: Não somos 100. Para sermos, precisamos de outro tanto + a metade + um quarto e mais o senhor.


Quantas pombas eram?



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quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Princípio Fundamental da Contagem

O princípio fundamental da contagem nos diz que sempre devemos multiplicar os números de opções entre as escolhas que podemos fazer. Por exemplo, para montar um computador, temos 3 diferentes tipos de monitores, 4 tipos de teclados, 2 tipos de impressora e 3 tipos de “CPU”. Para saber o numero de diferentes possibilidades de computadores que podem ser montados com essas peças, somente multiplicamos as opções:


3 x 4 x 2 x 3 = 72


Então, têm-se 72 possibilidades de configurações diferentes.



Um problema que ocorre é quando aparece a palavra “ou”, como na questão:


Quantos pratos diferentes podem ser solicitados por um cliente de restaurante, tendo disponível 3 tipos de arroz, 2 de feijão, 3 de macarrão, 2 tipos de cervejas e 3 tipos de refrigerante, sendo que o cliente não pode pedir cerveja e refrigerante ao mesmo tempo, e que ele obrigatoriamente tenha de escolher uma opção de cada alimento?


A resolução é simples:


3 x 2 x 3 = 18 , somente pela comida. Como o cliente não pode pedir cerveja e refrigerantes juntos, não podemos multiplicar as opções de refrigerante pelas opções de cerveja. O que devemos fazer aqui é apenas somar essas possibilidades:


(3 x 2 x 3) x (2 + 3) = 90


Resposta para o problema: existem 90 possibilidades de pratos que podem ser montados com as comidas e bebidas disponíveis.



Outro exemplo:


No sistema brasileiro de placas de carro, cada placa é formada por três letras e quatro algarismos. Quantas placas onde o número formado pelos algarismos seja par, podem ser formadas?


Primeiro, temos de saber que existem 26 letras. Segundo, para que o numero formado seja par, teremos de limitar o ultimo algarismo à um numero par. Depois, basta multiplicar.


26 x 26 x 26 = 17.576 -> parte das letras


10 x 10 x 10 x 5 = 5.000 -> parte dos algarismos,

note que na última casa temos apenas 5 possibilidades, pois queremos um número par (0 , 2 , 4 , 6 , 8).


Agora é só multiplicar as partes: 17.576 x 5.000 = 87.880.000


Resposta para a questão: existem 87.880.000placas onde a parte dos algarismos formem um número par.


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domingo, 14 de fevereiro de 2010

Problema de Raciocínio...



É carnaval!!!!

Mas divirta-se um pouquinho com este probleminha de raciocínio:


A última chance.


Este é um problema de raciocínio lógico:


A um sábio, condenado à morte, foi proposto que falasse sua última frase:


- Se você disser uma verdade, será queimado, e se disser uma mentira, afogado.


O sábio, que por isso mesmo era assim considerado, elaborou a frase de tal modo, que seus

algozes foram obrigados, por coerência, a libertá-lo.


Qual foi a frase dita pelo sábio?




Pense um pouquinho...

Deixe sua solução.

Postarei a solução no final do mês de fevereiro..


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domingo, 7 de fevereiro de 2010

MENSAGEM- As duas rãs


Li em algum lugar a seguinte estória:


"Era uma vez duas rãs que caíram num tacho de creme. A primeira rã, ao ver que aquele líquido branco não dava pé, aceitou seu destino e se afogou. A segunda rã não gostou da perspectiva. Ficou se debatendo no creme e fez o que pode para ficar à tona. Passado algum tempo, aquela agitação toda fez o creme virar manteiga e ela conseguiu pular do tacho."


Na vida real muitas vezes agimos como uma destas rãs. Eu gostaria de destacar nesta estória alguns princípios que podem transformar as dificuldades da vida em desafios e oportunidades de crescimento.


Quando não estiver satisfeito com as perspectivas, recuse-se a aceitar as circunstâncias negativas da vida passivamente ... a velha "resignação"! Pior do que ser derrotado é ser derrotado sem lutar.


Fazer o que pode procurando uma nova e criativa maneira de solucionar o problema em que nos metemos. Sempre existe uma outra maneira de desembaraçar o "novelo da vida".


Ser perseverante mesmo que demore algum tempo para o "creme virar manteiga"! Na era do instantâneo este é um dos maiores desafios que enfrentamos pois as circunstâncias da vida não podem ser resolvidas com o simples toque de botão.


"Pular para a solução" sem vacilar sabendo que esta é a grande oportunidade de sair do "tacho que afoga".



(Autor L. Roberto Silvado)



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sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

TRUQUES NUMÉRICOS

VOCÊ SABE COMO FAZER RAPIDAMENTE ALGUMAS MULTIPLICAÇÕES?

Por exemplo...


Como multiplicar números de 2 algarismos em que os das unidades somam 10 e os das dezenas são iguais ???

Veja o exemplo : 62 x 68 = ????


Respostas:


62 x 68 = ????



Aumenta um dos algarismos das dezenas de uma unidade e multiplica-o pelo outro


7 x 6 = 42

Multiplica os algarismos das unidades

2 x 8 = 16


Então temos

4216


Outros exemplos:


73 x 77 = .....

8 x 7 = 56

3 x 7 = 21

5621


29 x 21 = ........

3 x 2 = 6

9 x 1 = 09

609


94 x 96 = ........

10 x 9 = 90

4 x 6 = 24

9024


Outra multiplicação curiosa....


Como multiplicar números de 2 algarismos em que o das unidades é o mesmo e os das dezenas somam 10.?

Por exemplo: 38 x 78= ????


38 x 78= ????



Multiplica os das dezenas e soma-lhes o das unidades

3 x 7 + 8 = 29

Multiplica os algarismos das unidades.


8 x 8 = 64

Então temos

2964


Outros exemplos:


73 x 33 = .........

7 x 3 + 3= 24


3 x 3 = 09

2409

29 x 89 = ........

2 x 8 + 9 = 25


9 x 9 = 81

2581

94 x 14 = ........

9 x 1 + 4 = 13

4 x 4 = 16

1316


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terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Jogo das Cartas

Objetivo:

  • Desenvolver o cálculo mental e reforçar os fatos fundamentais

Material necessário:

  • Cartolina
  • Tesoura
  • Canetinhas



Preparação:

Cada aluno faz 10 cartas, do tamanho de cartas comuns do baralho, numeradas de 1 a 10.


Procedimento:

Juntam-se 4 alunos para jogar.

As cartas de todos são embaralhadas e 5 delas são colocadas sobre a mesa, com a face voltada para cima.
- Um dos jogadores começa sendo o árbitro. Ele diz o resultado de uma expressão, com três números, escolhidos dentre os números das cartas da mesa.


- Por exemplo, ele diz 56, que é o resultado de (2 + 5) x 8.


- Outro exemplo: ele diz 4, que é o resultado de (5 + 7) / 3.


- Atenção! A expressão sempre tem parênteses.


- O árbitro diz o número e, o primeiro dos três jogadores que pegar as cartas que formam esse resultado, ganha essas cartas para si.


- Começa uma nova rodada. Outro jogador passa a ser o árbitro. As três cartas retiradas são substituídas por três novas.


- Quando acabarem as cartas, o jogo acaba. O vencedor é quem tem mais cartas na mão.


* Outros detalhes das regras, e até novas regras, podem ser combinadas entre os grupos.




Bom jogo e bom estudo!!!!

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segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Mais dinâmica...

Jogo dos autógrafos

Finalidade:
Analisar os sentimentos de competição e solidariedade.

Condução:

O moderador distribui a cada participante uma folha de papel em branco e pede ao mesmo que anote o seu nome na parte de cima. Em seguida, cada pessoa deverá traçar um retângulo ao redor do nome.

Avisa aos participantes que eles terão dois minutos para cumprir a tarefa de colher autógrafos, pedindo que os demais assinem seus nomes de forma legível na folha. Esgotado o tempo, todos os participantes deverão ter suas folhas na mão.

Iniciado o jogo, forma-se uma verdadeira balbúrdia, com todos os membros buscando rapidamente obter o maior número possível de autógrafos, ainda que tal orientação tenha sido dada, nem o moderador tenha colocado qualquer proposta de prêmio ou vitória por conquista.

Concluído o tempo, o monitor solicita que todos os participantes confiram o número de autógrafos legíveis obtidos. Em seguida todos informam para o grupo o número conseguido.

Procede-se, então, a análise do jogo, indagando inicialmente qual o sentimento que ficou mais evidenciado durante o processo de coleta de autógrafos. Conclui-se que houve um forte sentimento egocêntrico na busca dos autógrafos, mas não na sua doação.







Conhecimento mútuo

Objetivo: Oportunizar um maior conhecimento de si mesmo e facilitar melhor relacionamento e integração interpessoal.


Tempo de duração: Aproximadamente 60 minutos.


Material necessário: Lápis e uma folha de papel em branco para todos os participantes.Ambiente físico: Uma sala, com cadeiras e mesas, suficientemente ampla, para acomodar todos os participantes.


Descrição da dinâmica:

1. O facilitador explicita o objetivo e a dinâmica do exercício.

2. Em continuação, pede que cada um escreva, na folha em branco, alguns dados de sua vida, fazendo isso anonimamente e com letra de fôrma, levando para isso seis a sete minutos.

3. A seguir, o facilitador recolhe as folhas, redistribuindo-as, cabendo a cada qual ler em voz alta a folha que recebeu, uma por uma.

4. Caberá ao grupo descobrir de quem é, ou a quem se refere o conteúdo que acaba de ser lido, justificando a indicação da pessoa.

5. Após um espaço de discussão sobre alguns aspectos da autobiografia de cada um, seguem-se os comentários e a avaliação do exercício.


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