Talvez esta deva ser a pergunta que muitos estejam fazendo....
"Quem ganhou com esta greve de 112 dias?"'
A resposta é simples e direta: TODA A SOCIEDADE que teve um exemplo de luta por um direito garantido por uma Lei Federal, um exemplo de cidadania, um grande exemplo de união, determinação e resistência de um grupo de educadores que se mostrou preocupado além de verem seus direitos preservados, mostrar que educação se faz alem dos muros da escola e que é preciso ainda em pleno século XXI lutar para a valorização da EDUCAÇÃO.
Outra coisa que acho importante ressaltar, é que, todos nós pudemos perceber mais uma vez o que já sabíamos ao longo destes 112dias: infelizmente a educação AINDA não é PRIORIDADE para nossos governantes, tanto a nível Estadual como Federal. E constatar isto mesmo com uma lei a nosso favor, é muito triste para um educador que adora e acredita na educação como instrumento de transformação de uma sociedade!
Quanto a nós educadores que lutamos, aprendemos muito e com certeza nunca mais seremos os mesmos!!!
Saímos desta greve com a cabeça erguida e com algumas certezas que considero importantíssimas:
- Nosso luta pela implantação do PISO Salarial Nacional está apenas começando.
- O PISO NA CARREIRA É RECONHECIDO PELO GOVERNO MG que insistia em nos empurrar "goela" abaixo um subsídio que é confisco salarial.
- Nossa categoria (me refiro aqui aos educadores que tiveram a disposição e coragem de lutar) tem muita força , coragem e disposição de luta e se até agora alguém tinha alguma dúvida disto, com certeza absoluta não tem mas.
- Nossa justiça é falha e omissa o que nos fez avançar nas negociações foi o nosso poder de mobilização, sem esta pressão, não teríamos conseguido nada. Se não tívemos pressionado o governo hoje seríamos obrigados a retornar para o subsídio.
- É muito triste eu ter que colocar aqui esta última certeza, mais eu seria muito covarde se não citá-la : Nossa greve durou todo este tempo e ainda não estamos recebendo o PISO a que temos direito, por causa dos "colega de profissão"que não se uniram a nós na luta ficando dentro das salas de aula, dentro das escolas, como se nada estivesse acontecendo e fortalecendo assim o governo. Preferiram ser coniventes com os massacres que sofríamos ao invés de se juntarem a nós.
"A nossa maior vitória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmos sempre depois de cada queda"
Confuncio
Comentários:
Paula disse...
Olá Cris,
Parabéns á você e á todos nós,que lutamos por nossos direitos.
Deus continue nos abençoando.
Obrigada e um abraço,
Paula
28 de setembro de 2011 14:37
Fernanda disse...
Bom cristina, a greve chega ao seu fim, tendo seu lado positivo e negativo como citado por você acima.. Desses mesmo jeito aflora em mim um sentimento de tristeza por vocês ainda não estarem recebendo seus direitos, não estarem sendo valorizados, e a educação sendo tratada como mero objeto de interesses politicos, pela falta de união, triste pela Justiça que temos dentre outras coisas, mas aliviada e satisfeita pelo garra de todos vocês que mesmo sendo a parte hipossufiente dessa relação conseguiram bravamente mostrarem sua força, determinação, decoro, brilho, luta, isso me deixa muito feliz, PARABÉNS A TODOS VOCÊS...
lembre-se a luta pela educação não chegou ao fim, apenas começou, essa greve foi sem duvidas um grande marco para uma futura revolução contra o tiranismo deste governantes, por uma educação melhor.
Um abraço Fernanda.
28 de setembro de 2011 15:11
Pequi disse...
Cris, realmente é vergonhoso como a educação no nosso país não tem valor.São tantos dinheiros gastos com outras coisas enquanto isso a educação no modo geral fica esquecida.Com esta greve é possível afirmar que uma classe unida consegue ser mais forte e mais organizada para conquistar melhor os seus objetivos.E vi que dessa vez muitos professores estavam firmes para mais uma semana de greve.Porém a melhor decisão foi mesmo a suspensão dela.Percebi também que nos seres humanos muitas vezes ainda continuamos a pensar somente no "eu" e não no "nós", portanto fica complecado lutarmos assim.
Todos os professores de luta estão de parabéns e o seu texto muito bom.Ficaremos em alerta pela educação e luta sempre vai continuar.
Abraço
28 de setembro de 2011 20:51
Anônimo disse...
Quase toda verdade foi dita nesse post, só faltou dizer que também consegui-se descobrir que temos uma imprensa vassala, uma justiça submissa e um governador tirano, sem falar nas secretárias más e mesquinhas.
28 de setembro de 2011 20:56
Cristina Costa disse...
Você tem toda razão Anônimo(20:56),
Obrigada por completá-lo.
28 de setembro de 2011 21:25
Anônimo disse...
O troco destas ações descabiveis do nosso governador virá mais cedo que se esperava.O padrinho Aécio quer ser presidente e disse que vai ajudar os candidatos de seu partido nas eleições municipais.Quem ele pensa que somos ,sem mémorias? Se o governador Anastasia é seus melhor aluno junto das sua ajudantes de classe, que fazer intrigas, coloca de castigo a classe,tira a merenda (salário),joga pimental nos olhos da classe quando vai reclamar com o diretor das suas maldades,pode ser que ele tenha uma surpresa dos servidores nas urnas.
29 de setembro de 2011 10:25
Anderson Rodrigues disse...
Parabéns Cris. A resposta é esta mesmo. Hoje mesmo tive o prazer de utilizar palavras semelhantes às suas aos nosssos "colegas" de profissão: A vitória só não foi maior,pois pessoas como vcs estiveram ao lado do governo.
29 de setembro de 2011 11:51
Gleiferson Crow disse...
NDG de Plantão
Aos amigos com carinho
Esse é mais um registro que fica para a história de um Minas Gerais mais LIVRE, PENSANTE e LIBERTA: (abraço ao comandante João Martinho, um exemplo)
acorrentados ALMG _ PISO EducaÇão 2011_ NDG....wmv
http://www.youtube.com/watch?v=iP4mj_3fbyA
É importante reconhecer que, para a vitória de todos, é preciso a participação de todos.
Unidos venceremos .
Sabe-se que alguns se curvaram diante do governo e toda a máquina "esmagadora" do poder político partidário, mas é importante ressaltar que, nesses 112 dias e 112 noites o NDG não se curvou diante de tudo que o GOVERNO DITADOR (Sr. Antônio Augusto Anastasia PSDB e equipe da insensibilidade das secretárias: Ana Lúcia Gazzola (Educação) e Renata Vilhena (SEPLAG). Esse mesmo núcleo vai continuar atuante, apoiando e lutando junto com os profissionais da educação de maneira horizontal e transparente.
PS.: Nesse dia 28 estava preparando este vídeo e dando um pouco de atenção a prioridade e
repondo as energias e criando novas ideias
junto aos meus pais e família, em especial a minha saudosa e querida MÃE: Cenira, mãe é mãe,
uma guerreira que ajuda a criar esse ser pensante que sou e incansável, alegre, lutador, guerreiro, simpático, de coração e louco às vezes, sorridente, ... e tantos outros e que fala, ouve e vê ... logo é capaz de dialogar, e mais recente NDG (ser pensante: faço honras a patente,
Aspirante Crow - NDG)
Abraços.
Gleiferson Crow - NDG
LEIA: o Jornal do José Elias Issa
http://leiajeissaeemg.blogspot.com
29 de setembro de 2011 14:40
Anônimo disse...
Cris
Obrigado por manter este canal de orientações sempre aberto.
Força na luta.
Jorge Pinto - Barão de Cocais
29 de setembro de 2011 18:26
Anônimo disse...
Amiga de Greve é o que somos, mas é uma amizade conquistada em busca de um objetivo comum: IMPLANTAÇÃO DO PISO SALARIAL NACIONAL.
Que lindo! Agora nossa amizade tem a mesma marca, a do PISO. PISO. PISO. PISO.KKKKKKKKKKK
E a vitória é nossa sim...o governo fez de tudo para nos derrotar, mas nós do NDG somos fortes e vamos continuar na luta, observando, denunciando e não nos curvamos para este desgovernador e muito menos para suas dessecretárias.
A vitória é nossa e a luta continua. Foi um imenso prazer lutar ao seu lado e fazer da luta uma amizade.
Amplexos,
Elenice Vidal Prata
29 de setembro de 2011 19:29
Isabel Assumpção - Manhuaçu disse...
Cris,
obrigada pela sinceridade com a qual tanto nos ajudou nestes dias de batalha, além de seu desprendimento, pois estar na linha de frente não é para qualquer um. Muitas coisas de positivas,para todos nós que lutamos, certamente ficarão retidas em nosso interior e saberão aflorar na medida certa para que nossa luta prossiga e consigamos obter nossos direitos e realmente termos uma educação de qualidade.Seu texto mostra muito bem o atual momento e se tem algo que aprendemos com tudo isso é a construção coletiva, portanto, as urnas falarão por nós; seremos incansáveis no combate aos candidatos que não se comprometem com os de baixo, essa é uma lição de casa que faremos direitinho rsrrsrs. Um grande abraço a todos que por aqui passarem,
Isabel
29 de setembro de 2011 19:34