quinta-feira, 9 de setembro de 2010

ÁBACO NAS AULAS COM NÚMEROS INTEIROS






EXISTEM DIFERENTES MODELOS DE ÁBACO E FOI ASSIM QUE NÃO SEI COMO COMECEI A UTILIZAR UM ÁBACO COM DUAS HASTES.

UMA REPRESENTADO AS QUANTIDADES POSITIVAS E A OUTRA AS NEGATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA PARA TRABALHAR ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS.

O recurso foi e é muito útil nas minhas aulas de Matemática quando estamos iniciando as operações com números inteiros. O entendimento da idéia de números negativos e a construção da ideia de adição e subtração de números inteiros fica concreta para os alunos, pois até agora era impossível efetuar uma operação como 6 - 7.

Os ábacos são confeccionados pelos próprios alunos usando material reciclável. Vale a criatividade e como eles têm! Depois usamos na sala de aula em diversas situações problemas onde os alunos efetuam as operações apresentadas e constroem as regras para se efetuar números inteiros sem decorar.

As aulas ficam mais agradáveis e a aprendizagem quando construída é muito mais sólida e verdadeira.

Vejam as fotos da exposição dos ábacos confeccionados este ano pelos alunos do 7º ano e algumas atividades realizadas em sala

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Depois terminarei de postar as fotos... vou dormir.


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7 comentários:

  1. João Paulo Ferreira de Assis12 de setembro de 2010 às 14:58

    Parabéns Professora Cris! Dá até vontade de voltar para o primeiro grau só para aprender Matemática. Por que eu fui tão azarado assim de não ter tido quem fosse capaz de aplicar recursos que me fizessem entrar na aprendizagem de tantos conceitos que há na Matemática?
    Como já comentei no blog do Euler, eu comecei a desandar em Matemática, a partir da 7ª série, 2º semestre. E nunca mais consegui aprender direito. No 3º ano fui promovido pela generosidade das minhas professoras de Matemática e Física, as quais colocaram os conteúdos que eu tinha entendido melhor para recuperação. E assim eu consegui ser aprovado, graças às professoras Denise Dutra Pereira Rodrigues (Matemática) e Sônia Maria Queiroz Mendes (Física)

    Saudações, João Paulo Ferreira de Assis

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  2. Obrigada Jõao Paulo pelo incentivo e carinho.
    A Matemática é muito linda, e precisamos apenas colocá-la mais próxima dos nossos alunos para despertar o gosto por esta matéria.
    Quando gostamos da disciplina aprendemos e quando aprendemos gostamos...Está ai o nosso desafio como professor!
    Um abraço!
    Cris

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  3. João Paulo Ferreira de Assis13 de setembro de 2010 às 01:06

    Eu me tornei um péssimo aluno em Matemática, precisamente por causa da ''dança'' de professores na 7ª série. Deixei de ter uma excelente professora a Dona Leia, por ela ter se casado com o suprassumo do machão mineiro, que a proibiu de trabalhar. E não fui feliz com os dois professores seguintes. Tudo isso repercutiu no meu ensino médio, e atingi o fundo do poço em 1980, no 3º ano, 10,5 nos quatro bimestres! Mas minha estrela brilhou quando no primeiro dia de aula como repetente encontrei uma professora, e só isso já meu deu otimismo suficiente. Se fosse o meu professor anterior (coitado, Deus o haja em glória) eu entregaria os pontos, e pediria para mudar de escola.

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  4. Ei, Cris

    Vim aqui só pra "roubar" a sua ideia!!!

    O que é bom é pra se plagiar!!!

    Se todos fossem no mundo iguais a você, que maravilha seria viver...

    Adoro você, musa inspiradora!!!

    Estarei sempre aqui tentando ser seu clone!!!

    Beijos

    Renata Marani!!!

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  5. Oi Renata,

    Fique a vontade. Se Tiver alguma ideia difernte me conte que eu acrescento ou publico por aqui.
    Temos que trocar experiências produtivas, que deram resultado satisfatórios.

    E vc Onde está trabalhando este ano???

    Bom ano para vc!

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  6. BOM, PARA ALEGRIA DE TODOS, CÁ ESTOU EU NO BONFIM... SÉTIMO E OITAVOS ANOS!!! PRECISO IMPRESSIONAR ANDRÉ, MEU MAURA, SUPERVISOR, PRA ELE CONTINUAR ME CONTRATANDO...

    OLHA... TAMBÉM ESTOU USANDO ESSE OUTRO MÉTODO, CHAMADO GELOSIA... OLHA QUE LEGAL:


    Método da Gelosia

    Muito antes de os matemáticos começarem a inventar máquinas para fazer cálculos já aqueles que utilizavam a matemática, por exemplo os mercadores, tinham inventado processos muito simples de fazer multiplicações e divisões.

    Na Europa medieval, a partir do séc XIII, com a introdução progressiva do sistema de numeração indo-árabe e o abandono dos numerais romanos expandem-se os processos de efectuar operações escritas em papel. Um desses processos é o método da gelosia.



    Pensa-se que teve origem na Índia, tendo sido transmitido para o ocidente pelos comerciantes árabes. Este método utilizava-se para efectuar multiplicações de números com mais de dois dígitos. Este método utiliza uma tabela com filas horizontais e oblíquas que não são mais do que a tabuada da multiplicação com outra. Como actividade complementar a este método poderá ser sugerido ao aluno que estabeleça o paralelismo entre o algoritmo actual da multiplicação e o algoritmo da gelosia.

    O método da Gelosia pode ser inserido no final do capítulo "Os números racionais", do 7º ano e no final do capítulo "Ainda os números", do 8º ano, como curiosidade e motivação para a disciplina de matemática.

    Apresenta-se de seguida um exemplo:

    Para multiplicar 45 por 37 procede-se do seguinte modo:

    - seleccionam-se as tiras desejadas;

    - colocam-se como se vê na figura seguinte;



    - o resultado obtém-se somando os valores das colunas oblíquas,

    da direita para a esquerda;

    - a primeira coluna oblíqua tem apenas um valor, 5, e este será o

    algarismo das unidades;

    - na segunda coluna oblíqua temos 8, 3, 5 que somados dão 16, o algarismo 6 será o das dezenas enquanto que o algarismo 1 irá ser adicionado ao resultado da coluna oblíqua seguinte;

    - na terceira coluna oblíqua adiciona-se os algarismos 2, 2, 1 com o 1 que "vem" da coluna anterior e obtemos 6, sendo este o algarismo das centenas;

    - a quarta coluna tem somente o 1 que é o algarismo dos milhares.


    MAIS INFORMAÇÕES NO SITE: http://matematica.com.sapo.pt/gelosia.htm

    LÁ TEM UM MONTÃO DE FOTOS E ENSINA MELHOR A FAZER. MEUS ALUNOS ADORARAM!!!

    BEIJOS RENATA.

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  7. ALIÁS, ELES ADORARAM O SEU ÁBACO TAMBÉM...

    QUE SORTE A MINHA TE CONHECER...

    ESTOU MANDANDO VÁRIOS COLEGAS DE FACULDADE PRA SEGUIR SEU BLOG...

    ELES ADORARAM O QUE VIRAM

    BEIJOS

    RENATA

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