terça-feira, 16 de junho de 2009

Solução do Triângulo

Espero que tenha conseguido!!!!

Eis a solução!





Repare-se que o início mais fácil para se resolver a tarefa é o que passa pela procura do valor que adicionado ao 30 origina o 67. Fica identificado o valor 37. De seguida, obtém-se o valor 75 por ser a soma de 37 com 38. Com estes valores já identificados, facilmente se descobre o valor do topo da figura, pois trata-se da soma de 67 com 75, isto é, 142.
Resta, agora, a identificação dos valores da linha da base e da 2ª linha. Sabe-se que ter-se-ão de identificar dois valores cuja soma é 30. Contudo, estes dois valores estão dependentes do valor a colocar entre o 5 e o 9, na linha da base.
Uma possível estratégia de resolução poderá passar pela elaboração de uma lista organizada. Assim, se associarmos ao valor 5 a letra A, ao valor 9 a letra C e ao valor a colocar entre eles a letra B, o que tem que se investigar é o valor de B de modo que (A + B) + (B + C) = 30.
Comecemos por aproximar o valor de A + B a 15, logo, B = 10. Como ficamos longe do 30, podemos passar ao estudo para o caso do B = 9. Uma vez mais, ainda não se obtém o valor 30, mas aproximamo-nos desse valor, o que indicia ser favorável associar, a seguir, o valor 8 ao B.
Fica, pois, descoberto o valor 8 para ser colocado entre o 5 e o 9, na fila de baixo e os valores 13 e 17 a colocar por baixo do 30.
Por último, já fica fácil descobrir os três valores que restam. São eles o 20, o 18 e o 11.

4 comentários:

  1. Parabéns Cristina. O blog está ficando excelente, alias já está mas axo que você deveria só dar dicas para a resolução.

    ResponderExcluir
  2. A idéia é esta mesma,somente dar dicas para resolução, mas neste caso abri uma pequena exceção.
    Obrigada pela sugestão e espero te ver mas vezes por aqui... resolvendo os desafios!

    ResponderExcluir
  3. Sou a Luana Paula da turma Ouro Branco,achei legal o seu blog,aprendi muitas coisas,e vo tentar fazer na prova bimestral!
    Parabéns pelo o seu blog! =)

    ResponderExcluir
  4. Adoreiii seu blog...te adoruu...bjao

    ResponderExcluir