sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Como ler um livro de Matemática


Primeiro dia do "Ano Novo.

Nova página do livro de nossa vida está aberta, em branco,
pronta pra ser escrita.

Que possamos escrever neste livro somente coisas boas,
coisas que possamos nos orgulhar quando olharmos para trás.

Mas agora vamos falar de Matemática???

Que tal aproveitar as férias e aprender a ler " livro de Matemática"??


Ler um livro de Matemática é diferente de ler outros tipos de livros.
Eis algumas pistas sobre a forma de compreender um texto de Matemática:


1. Modera o ritmo. A fluência de um livro de Matemática não é a mesma de um romance. Um romance deve ser lido fluentemente, mas os livros de Matemática não. Se estiveres a ler um romance e por algum motivo te distraíres, podes ainda apanhar a ideia da história. O mesmo não acontece com a leitura de um livro de Matemática, sem concentração não conseguirás perceber nada do assunto, parecendo ser mais difícil do que realmente é.

2. Todas as palavras contam. Os livros de Matemática não são, por norma, repetitivos, pelo que há poucas hipóteses de se apanhar informação em falta à medida que se lê. Os autores de livros de Matemática admitem que palavras adicionais e repetições atrapalham a clareza. Nunca comeces a leitura pelo meio do livro, do capítulo ou da página. Ao terminar uma página, assume-se que ficaste a dominar as páginas anteriores.

3. Compreende cada frase antes de continuar. Volta a ler quantas vezes forem necessárias para que domines a ideia. O domínio das matérias pode levar minutos, horas ou dias.

4. Não saltes esquemas ou outro tipo de ilustrações.

5. As palavras e os símbolos matemáticos têm significados muito especiais. Se não tiveres a certeza sobre o significado de um termo, pesquisa o seu significado ou pergunta a alguém que te possa explicar.

6. Escreve à medida que lês:
Pratica sequências, derivações e problemas de amostragem. Depois de leres um determinado
exemplo, tapa-o e tenta resolvê-lo sozinho.
Toma notas para ti próprio no texto. Sublinha os pontos principais.
Escreve lembretes nas margens.
Marca fórmulas, definições, notas de advertência (com asterisco, marcas de verificação, etc)
Anota questões sobre conceitos que precisas de esclarecer.

7. Regista pontos-chave numa folha à parte.

8. Faz cartões de 3” por 5” com fórmulas, propriedades e factos.

9. Continua a testar-te a ti próprio numa folha de papel à parte.

10. Sem parar, escreve e diz em voz alta os pontos importantes.

11. Cria tarefas para ti mesmo à medida que lês o texto.
Depois de leres um exemplo e de o resolveres sozinho, tenta pensar noutros exemplos que se adequem à ideia que está a ser discutida. Pensa noutros problemas relevantes e tenta resolvelos.
Encontrarás outros problemas para resolver e outros textos de Matemática em guias de estudo adaptados à disciplina.

12. Não uses apenas um livro de Matemática. Recorre a outros livros de Matemática como textos de consulta para esclarecer ou explicar melhor um tópico que estejas a estudar. Escolhe livros que sejam atrativos para ti. Se fores uma pessoa comunicativa, um livro com explicações muito longas é capaz de ser o mais adequado. Se fores uma pessoa que dá importância à linguagem visual, poderás escolher um livro com mais ilustrações.

13. Lê o capítulo antes e, novamente, depois da aula.
Tirarás o máximo proveito da aula se leres o material antes da apresentação do professor. Mesmo que sintas que percebeste o material da aula, lê o capítulo novamente, logo após a aula. Esta segunda leitura permite armazenar a informação que aprendeste na tua memória de longo prazo.


Ficha Técnica:
Fonte – http://wc.pima.edu/~carem/Mathtext.html;
Autor – Dra. Cindy Arem (Pima Community College);
Tradução – Carlos Carvalho;
Revisão – Isabel Gonçalves e Ana Coelho.

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