quarta-feira, 14 de abril de 2010

O LEGADO DE PITÁGORAS....



Estou usando o meu Blog para fazer um desabafo como professora da rede estadual de MG que escolheu esta profissão por opção e vocação. Que faz esta" caridade" de educar da melhor maneira possível por amor, por gostar realmente do que faz, mas que, precisa, também sobreviver com seu salário.


Pitágoras já nos dizia:


"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos".


E eu me pergunto educai como?????


  • Sem valorização salarial;
  • Sem incentivo e condições de aperfeiçoamento dos profissionais;
  • Com as salas superlotadas;
  • Sem professores eventuais ( para possíveis imprevistos de falta);
  • Sem material de apoio;
  • Tendo que mendigar folhas para aproveitar o verso em atividades;
  • Tendo que gastar do próprio bolso com impressão ou xerox;
  • Tendo que trabalhar jornadas duplas, correndo de escola em escola...

Acho que nossos políticos deveriam seguir literalmente o que nosso grande filósofo, pensador e matemático Pitágoras já nos dizia. Porém, só estão preocupados em como punir os “adultos" (crianças, jovens adolescentes), pois, investem nos salários dos PMs (deixo claro que não sou contra estes aumentos) mas ... na área da EDUCAÇÃO... não há nenhum investimento naquele que tenta abrir novos horizontes, mostrar novas oportunidades, dar a chave do conhecimento a todas as demais profissões....


Espero que toda a sociedade saiba a verdadeira realidade que nós professores compromissados, comprometidos e que ainda acreditamos na educação como instrumento de formação integral do ser humano estamos sofrendo.


É uma vergonha o que estamos vivendo!!!!



Hoje,tenho a certeza que meu trabalho é voluntário pois o que recebo nada mais é do que uma"ajuda de custo" e não um salário de quem investiu em uma profissão por opção e vocação. E que acreditava poder sobreviver dignamente com seus vencimentos.



Gostaria de citar a frase do Filósofo brasileiro Huberto Rohden:


“Não existe crise de educação no Brasil nem em qualquer parte do mundo. O que existe é uma deplorável ausência da verdadeira educação.”


É muito triste pensarmos nesta frase e perceber que nossos políticos não querem acordar para a verdadeira realidade e divulgam mentiras vergonhosas e que podem ser facilmente comprovadas simplesmente pegando nossos contra-cheques.


Educação de qualidade se faz com reconhecimento do profissional da educação e este reconhecimento começa com, no mínimo, um salário digno!


Maria Cristina Costa


.

10 comentários:

  1. Oi Cris.
    Adorei seu blog e o texto sobre nossa sofrida profissão.
    Um grande abraço.
    Maria Arlinda em 14/04/10.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris!
    Parabéns pelo seu comentário no blog! É isso mesmo, trabalhamos porque gostamos mesmo. Se fôssemos levar em consideração as condições de trabalho não seríamos professores.
    Além de tudo o que você disse ainda tem o problema do "auxílio transporte" que de acordo com o que recebemos só iríammos dar aula 5 dias na semana durante todo o mês e as perícias do DAG. Temos que marcar até três dias do início do atestado médico, não podemos marcar no dia que queremos e sim quando eles querem, e se temos que faltar ao trabalho pra fazer perícia, descontam o dia no nosso pagamento.
    É um ABSURDO!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Fernanda, é isto mesmo!!!!

    E eu que nem recebo este tal "auxílio transporte" mais uma "esmola" do governo... Deve ser porque moro ao lado da Escola!!!

    Na verdade, não queremos "esmolas", "abonos" queremos é salário digno!!!

    A da perícia no DAG (descontar o dia de trabalho é novo pra mim) é mais um dos inúmeros ABSURDOS que acontecem todos os dias,nos pegando de "surpresas",infelizmente, só desagradáveis.

    Alguém tem que nos socorrer!!!!!!

    Senão......

    ResponderExcluir
  4. oi cris.
    sou uma mãe que fico muito triste com essa realidade,infelismente alem de vcs não terem o respeito que merecem dos alunos e pais não tem um salario digno afinal nossos filhos passam a metade do dia na escola.Adoro vc Rose

    ResponderExcluir
  5. Cris
    Concordo com você em gênero, número e grau. As manifestações de greve estão cada vez mais forte, temos de lutar pelos nossos ideais, já que fizemos essa escolha para nossa vida.

    Dia 15/04/2010 - Quinta- feira Reuniremos em frente a Assembléia Legislativa de BH às 14h.

    Gde Bjo.
    Leísa

    ResponderExcluir
  6. Rose, muito obrigada pelo carinho de sempre e apoio.

    "Se todos fossem iguais a vc que maravilha viver..." já dizia o poeta Vinícius de Moraes.

    Você me conhece muito bem e sabe como esta situação me incomoda,mas esta é a hora, o momento e não podemos perder a oportunidade.

    Espero que tudo se resolva o mais rápido possível principalmente por causa dos nossos alunos.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Leisa, estaremos lá...

    Vamos fazer a maior manifestação....

    Temos que unir forças!!!

    ResponderExcluir
  8. Cris
    Concordo com você,estamos sendo ignoradas pelo governo e pelos meios de comunicação,ainda não vi nem uma notícia sobre a greve ,é um absurdo o que estão fazendo com a gente ,eu gosto muito do que faço mas infelizmente estou ficando desiludida.
    bjs
    Simone

    ResponderExcluir
  9. Oi, Cristina: concordo em tudo com o seu blog. Na verdade, educação de qualidade é algo para a compreensão do seu significado somente para quem é verdadeiro ducador, como você. Foge à compreensão de nossas lideranças que "qualidade na educação" exige valorização do profissional abrangente: boa formação acadêmica, formação continuada e em serviço, salário digno, plano de carreira coerente, valorização do tempo de serviço, et.
    Pena que neste momento estou cheia de problemas e não posso estar com vocês, como gostaria, mas vou participar contactando deputados.


    Beijos

    Maura
    15/04/2010

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Maura,pelo apoio moral, ele nos é muito importante!!!!

    Simone,agora a noite ouvir em dois noticiários, mas de maneira superficial.
    Mas tenho certeza que vai mudar a situação.

    BJS a vcs

    ResponderExcluir