quinta-feira, 3 de junho de 2010

Equação do 1º grau

Uma revisão de equação do 1º grau na explicação de outro
professor. O Prof Maurício.



Aplicação de equações na resolução de probleminhas.

Veja este exemplo:

Se eu adicionar 8 à quantidade de carrinhos que possuo, ficarei com a mesma quantidade de carrinhos de meu irmão, se dos 28 que ele possui, for retirada a quantidade que eu possuo. Quantos carrinhos eu tenho?


Primeiramente vamos assumir que x seja a quantidade de carrinhos que eu possuo. Vamos montar então a expressão matemática por partes.


Sendo x a quantidade de carrinhos que eu possuo, ao adicionar 8, ficarei com x + 8.


Do enunciado sabemos que ele tem 28 carrinhos e se subtrairmos deste número a quantidade que eu possuo (x), ficaremos com quantidades iguais.


Então:


x + 8 = 28 – x


A partir daí devemos deixar a incógnita x isolada no lado direito, passando os coeficientes para o outro lado.


O x que está sendo subtraído no segundo membro, passará ao primeiro membro sendo adicionado.


x + x + 8 = 28


x mais x é igual a 2x, assim como uma laranja mais uma laranja é igual a duas laranjas.


2x + 8 = 28


Passemos agora o 8 que está sendo adicionado, para o outro lado, na operação inversa, ou seja, sendo subtraído:


2x = 28 – 8


Realizando a subtração:


2x = 20


O coeficiente 2 que está multiplicando a incógnita x, passará para o outro membro dividindo o termo 20:

x= 20

2

Realizando a divisão encontramos a raiz 10:


x = 10


Portanto:


Eu tenho 10 carrinhos.



Algumas situações problemas para você resolver e recordar:




1) A soma da minha idade, com a idade de meu irmão que é 7 anos mais velho que eu dá 37 anos. Quantos anos eu tenho de idade



2) O volume de chuvas na minha região foi de 30ml nos dois últimos dias Sabe-se que ontem choveu o dobro da quantidade que choveu hoje. Qual foi o volume de chuva de hoje?


3)Qual é o conjunto solução da equação 4x - 8 = 10?


4) Qual é a raiz da equação 7x - 2 = -4x + 5?


5) U = { -5, 0, 3 } é o conjunto universo da equação 6x + 18 = 0. Qual é o conjunto solução desta equação?


6) Encontre o conjunto verdade da equação -2x = -4 + 3x?


7) O número 7 é raiz da equação x + 5 = 2?


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário