quarta-feira, 4 de agosto de 2010

DIA NACIONAL DA SAÚDE









É isto mesmo! Dia no dia 5 de Agosto é comemorado o dia nacional da saúde. Essa data foi escolhida em homenagem ao médicoOswaldo Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872.



Oswaldo Cruz ingressou na faculdade de medicina com apenas 15 anos, e quatros mais tarde, especializou-se em bacteriologia pelo Instituto Pasteur de Paris. Em 1903, foi nomeadoDiretor-Geral de Saúde Pública, cargo equivalente a Ministro da Saúde. Durante o período queatuou na saúde pública,Oswaldo Cruz lutou contra a febre amarela, a pestebubônica e a varíola.


Sua gestão ficou conhecida por conta da Revolta da Vacina, ocorrida em 1904. A população manifestou-se contra a obrigatoriedadeda vacina antivaríola, porém quatro anos depois devido à epidemia da doença, o povo foi em peso aos postos de saúde e reconheceu o valor do médico.


A data de seu aniversário, portanto, deve ser comemorada com atitudes saudáveis econscientização política também, afinal, o governo é quem responde pela saúde pública e cuida de questões fundamentais para que a população viva em um ambiente adequado: com saneamento básico, coletade lixo e manutenção de áreas verdes.

Quando penso em saúde, penso em qualidade de vida, em prevenção à doenças, em reeducação , prevenção e tratamento à dependência química ações que devem ser imprementadas pelo poder público e participação da sociedade.

Daí a importância do novo voto, pois elegeremos aqueles que terão condições de imprementar políticas públicas visando a saúde e educação do povo brasileiro. Sem nos esquecermos de valorizar os profissionais das áreas de saúde e educação tão esquecidos dos nossos governantes.

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário