sexta-feira, 20 de agosto de 2010

JOGO PEÃO À FRENTE


Descrição


O peão à frente é um jogo para dois jogadores composto de um tabuleiro 6 x 6 e dois grupos de 5 peões de cores diferentes. O objetivo do jogo é, saindo de um lado do tabuleiro, atingir o lado oposto com os seus cinco peões.

Os peões sempre devem ir em frente ou de lado, uma casa de cada vez, e nunca podem voltar para trás (veja abaixo a figura 2).

O peão que chega por trás de uma casa ocupada deve esperar que ela se libere, ou contorná-la (na medida que o adversário deixa contornar-se !)




Nível


As regras do jogo são muito simples e uma partida tem curta duração, tornando-o um jogo atraente e divertido. Para os alunos mais jovens, o jogo pode também se imaginar com três peões num tabuleiro 4 x 4, o que torna o jogo ainda mais simples e rápido.

Trata-se de um jogo que pode ser utilizado para treinar a observação e a elaboração de estratégias baseadas em previsões, analisando os diversos movimentos possíveis do adversário.


Preparação do jogo


Apenas dispor os peãos no tabuleiro.


Estratégia


Por exemplo, na figura 2, o peão branco 1, bloqueado pelo peão preto 2, pode contornar este peão por baixo. Para impedir essa manobra, o jogador A pode acompanhar, descendo o peão 2 uma casa (essa manobra faz também parte do seu objetivo de descer as peças). Considerando que o peão 1 esta também bloqueando a saida de um peão preto, parece mais inteligente para o jogador B esperar, adiantando um outro peão branco: o peão 2 será de qualquer jeito obrigado a descer.

O jogador que começa tem uma vantagem certa: pode se utilizar esta para equilibrar o jogo entre dois jogadores desiguais, senão tem que alternar.


Complementos


O tabuleiro e os peõs podem também ser utilizados no jogo de Damas e outras variações do jogo de Nim.


Duplicação


O material é muito simples a duplicar, uma vez que precisa só de um tabuleiro desenhado numa folha de papel ou de cartolina e de qualquer tipo de peões de duas cores ou formas diferentes (tampas de garrafas, pedrinhas).


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário