terça-feira, 7 de setembro de 2010

07 de Setembro - Independência do Brasil




" O dia 07 de setembro é uma das datas comemorativas do calendário oficial do Brasil e celebra a proclamação da independência.

A emancipação do Brasil foi idealizada pelos grupos dominantes da sociedade colonial e durante o episódio não houve participação popular decisória no processo, isso porque, havia o temor da elite de uma revolução e de conquistas pelas massas populares.

A independência foi decretada por D. Pedro I, em 07 de setembro de 1822, às- margens do rio Ipiranga, hoje episódio é conhecido como o "Grito do Ipiranga". Somos uma das nações americana que não lutamos pela emancipação, o povo neste momento estava bestializado, ou seja, nem sabia a importância daquela "conquista" .

Indagando a palavra independência, será que hoje o Brasil é dos brasileiros? Será que o Brasil é realmente independente?

Sabemos que temos direitos e deveres estabelecidos pela Constituição, muitas vezes violados e negados. os dias atuais, muitos brasileiros vivem na miséria, passam fome, vivenciam uma política corrupta e ineficiente sem contar nos inúmeros impostos cobrados.

Assim pode-se concluir que o cidadão brasileiro ajuda produzir a riqueza que não é utilizada para a melhoria da sua vida e sim para o enriquecimento de poucos e de outros paises. Contudo o Brasil, a nossa nação ainda precisa ser mudada. A riqueza produzida com o trabalho do povo brasileiro deve contribuir para elevar o nível de vida de todos e não de uma pequena parcela. A vida e os direitos daqueles que moram aqui devem ser respeitados e protegidos. Para isso, além de pressionar o governo, temos que ter consciência da importância do nosso voto. Já que estamos no ano eleitoral, lembrando sempre que um erro hoje na sua escolha é um eterno sofrimento. Então lutemos todos na defesa dos nossos direitos e interesses, na melhoria de vida da população e no Brasil que os brasileiros merecem."

Texto escrito pela professora de História Allem C. da Silva


Hoje trabalhamos pela manhã na E.E. Padre José Senabre, comemorando o dia da Independência do Brasil.(Abaixo alguns momentos da comemoração).

Nestas datas cívicas fico pensando na nossa pseudo Independência e o papel importantíssimo da Educação.

Acredito que somente através da educação conseguiremos nos tornar um Pais Livre e realmente independente.

Em ano político nem se fala... pois estaremos elegendo aqueles que irão cuidar e zelar pela educação e seus educadores e precisamos eleger realmente os políticos que se preocupam e têm projetos para a educação e são abertos para o diálogo. Sábado passado aqui em Belo Horizonte teve uma reunião entre os candidatos a governador de Minas e o atual governador e candidato a reeleição que não tem por hábito dialogar e ouvir os professores, mais uma vez mostrou que continua com a mesma política de não ouvir os anseios e opiniões dos profissionais da educação, pois nem lá apareceu.Vocês acham que esta é uma ATITUDE de quem vai valorizar o educador???? Palavra sem ação é inútil. Infelizmente, nosso governador nos mostrou mais uma vez a incoerência entre o discurso e a prática.Não queremos mais isto!!!!

Aí vem mais uma vez a convicção que precisamos mudar para ver se a Educação em Minas é levada mais a sério do que nos últimos 8 anos, principalmente no que diz respeito ao profissional que não foi valorizado. Nós professores, e educadores de um modo geral não vamos nos enganar por palavras e promessas em ano eleitoral, queremos é ação e justiça.

O Brasil que queremos é um Brasil com educação de qualidade real e profissionais valorizados e consequentemente mais incentivados, motivados e felizes!!


Agora alguns momentos de nossa manhã cívica.



































Nenhum comentário:

Postar um comentário