sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Você sabia?????



.. QUE O ÁBACO PODE SER CONSIDERADO O PRIMEIRO COMPUTADOR CRIADO????

Pois é isto mesmo!

Pesquisando o conceito de "computador" temos o seguinte significado:

  • " Computador (ou ordenador) é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamentos de dados. Exemplos de computadores incluem o ábaco, a calculadora, o computador analógico e o computador digital. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento e processamento de dado. cálculos em grande escala, ..."

  • "Equipamento ou dispositivo capaz de armazenar e manipular, lógica e matematicamente, quantidades numéricas representadas fisicamente. Exemplos de computadores: ábaco, calculadora, computador analógico, computador digital. "

O ÁBACO


O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,…) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,…) que podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia , há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do acto natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário