quarta-feira, 2 de junho de 2010

A Evolução do Ensino da Matemática no Brasil

ISTO É PIADA, MAS NÃO PODEMOS DEIXAR QUE SE TORNE REALIDADE!!!!!

1. Ensino de matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00. Está certo?

( ) SIM( ) NÃO

6. Ensino de matemática nos dias de hoje:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no R$ 20,00.

( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$100,00

MEU COMENTÁRIO:

O GOVERNO ESTÁ QUERENDO QUE NÓS PROFESSORES SEJAMOS CONIVENTES COM A PÉSSIMA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO QUE ELE ESTÁ POSSIBILITANDO E FAZ PROPAGANDA CONTRÁRIA A REALIDADE QUE VEMOS EM SALA DE AULA. NÓS, EDUCADORES, NÃO PODEMOS ACEITAR E DEIXAR QUE ISTO ACONTEÇA. NEM ASSUMIRMOS UMA CULPA QUE NÃO É NOSSA!!!

PENSEM NISTO!

4 comentários:

  1. Professora Cristina

    Saudações

    Nós temos que nos contrapor à propaganda enganosa do governo. E devemos fazê-lo nas salas de aula, sendo possível.
    A professora de Matemática poderia publicar para os alunos as verdadeiras tabelas salariais e mandá-los fazer as contas de quantos itens da cesta básica daria para comprar.
    A professora de Português poderia mandar os alunos analisar a frase: ''O Piso é Lei. Faça valer''.
    A de História poderia mostrar para os alunos que governo se apropriar do dinheiro dos professores não é de hoje. Que o governo português criou no Brasil várias escolas, e colocou um imposto para pagá-los, o Real subsídio literário, que era cobrado dos açougueiros. Os governadores PASSARAM A MÃO GRANDE no dinheiro e houve professores (padres na maioria) que lecionaram 30 anos, sem receber um salário sequer!
    A de Geografia vai tratar dos problemas urbanísticos causados pela construção da Cidade administrativa.
    A de Biologia discorrerá sobre os problemas ambientais, e assim por diante, passando ainda pelos de Filosofia e Sociologia, que poderiam organizar debates.

    Atenciosamente João Paulo Ferreira de Assis, Prof. da EE Deputado Patrús de Sousa, Carandaí MG SRE de Barbacena.

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  2. Professor João Paulo,

    Você tem toda razão!
    Nós, professores, temos que aproveitar todas as oportunidades para fazermos o nosso verdadeiro papel de EDUCADOR. Não podemos nos omitir ou fingir que não está acontecendo nada. Vou confessar, que como professora de matemática, muitas vezes, preferia ficar no meu comodismo político e deixar " a batata quente" para os professores de História, geralmente. Mas agora, parece que acordei...ou... estou acordando...

    Vou levar sua excelente sugestão de trabalho interdisciplinar sobre o assunto. O trabalho coletivo, sempre surte mais efeito, que isolado.


    OBS: "Curiosidade" Você é professor de que disciplina?

    Muito obrigada pela visita e sugestão!
    Bom trabalho para vocês de Carandaí!

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  3. Sou professor de História, e esse episódio que eu narrei sobre os mestres régios aconteceu aqui em Minas. Está num livro chamado ''A Igreja, o Iluminismo e as Escolas Mineiras coloniais'', do Professor José Ferreira Carrato, excelente livro, publicado pela coleção Brasiliana.

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  4. Obrigada pela atenção, João Paulo!

    Só poderia ser...
    Como eu digo para o professor de História da minha escola,João Martinho, se no tempo que estudei tivesse tido professores como vocês(incluindo vc, Euler, Maria Arlinda e outros) com certeza teria gostado da matéria, e aprendido muito mais.

    Com certeza, minha postura em sala da aula e na vida de um modo geral seria outra há muito tempo.

    Muito obrigada mais uma vez pela participação efetiva deste modesto Blog.

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