sábado, 29 de outubro de 2011

Reunião do comando de greve estadual -29/10

Blog do Euler disse...

Olá, pessoal da luta, membros do NDG e demais combativos colegas, estudantes e pais de alunos!

Boa noite!

Acabo de chegar da reunião do comando estadual de greve. Foi uma tarde cansativa, pois havia dormido poucas horas na madrugada de hoje. Mas, as discussões foram razoavelmente boas. Pelo menos todos os problemas foram colocados. O que não quer dizer que serão resolvidos. Contudo, conversar sobre os problemas, é um primeiro passo. Vamos aos destaques:

- Ficou decidido que haverá formas de protesto semanal nas escolas nos dias de reunião da comissão tripartite. Várias sugestões foram feitas, entre elas, que os professores procurem debater com os colegas e alunos sobre as negociações e as realidades que vivemos. Outras formas, como tarja preta na camisa e outras, ficam a critério dos colegas de cada escola;

- sobre o Piso salarial: o sindicato continuará defendendo e lutando pelo piso para todas as carreiras da Educação. Para isso, foi publicado um boletim número 49, com a fundamentação legal deste posicionamento do piso para todas as carreiras;

- sobre a cobrança do confisco com a redução salarial. Fiz esta defesa pessoalmente. A direção do sindicato concordou em colocar o tema na mesa das negociações. Caso o governo se recuse a negociar e a nos devolver o dinheiro, o jurídico do sindicato vai organizar ação judicial, específica para este tema. Além disso, o sindicato continuará negociando o pagamento retroativo do piso;

- sobre o Ipsemg: a direção sindical apresentou um informe inicial dando conta de que vai agir contra o sucateamento e a tentativa de privatização do Ipsemg. Além disso, cobrará do governo a questão do não atendimento dos associados que entraram em greve;

- sobre as reposições: pelo que ficou esclarecido, todos terão que repor, à exceção daqueles casos já citados em resolução. O sindicato negociou o desligamento dos substitutos e em contrapartida apresentou como condição a orientação da reposição. Além disso, o governo espertamente impôs um calendário de reposição - e não a reposição das faltas-greve - obrigando assim a reposição por todos, inclusive por alguns servidores que não fizeram greve. Portanto, ao que parece, quem não quiser repor, pode sofrer punições administrativas. Pelo que a direção sindical disse, foi o que o sindicato conseguiu negociar. Outros casos particulares serão levados pelo sindicato para o governo. Quem tiver alguma dúvida deverá enviar e-mail para o sind-UTE colocando o problema específico;

Bom, por enquanto, é esse o rápido resumo da reunião, que teve mais coisas, mais assuntos, mais debates, mas que eu vou lembrando mais tarde, quando acabar de chegar ao bunker.

Um forte abraço e até daqui a pouco!

Euler



Blog do Euler disse...

Pessoal, retomando...

- Outra coisa importante aprovada foi o boicote ao SIMAVE. Como o governo não quer pagar o prêmio de produtividade, a orientação é para boicotar esta avaliação.

- o capitão NDG Rômulo, depois de consultar ao comandante João Martinho e a mim, obviamente, anunciou que o NDG realizará, em dezembro, um seminário com o objetivo de contribuir com politização de boa parcela da categoria. O evento será também em homenagem ao centenário de nascimento do líder revolucionário Carlos Marighella. Ao final da reunião do comando de g reve, a coordenadora Beatriz disse que o sindicato quer participar do seminário e que todos os que participaram da greve dos 112 dias podem se considerar também como membros do NDG. Ela não consultou o alto comando do NDG sobre isso não, mas tudo bem. Já que ela também quer ser membro do NDG vamos autorizar. A patente dela nós discutiremos depois. Aliás, o Rômulo hoje estava a fim de distribuir patentes. Condecorou a nossa amiga Rosa como capitã, e o Gustavo do Conlutas como tenente.

Aliás, por falar no Gustavo, lembrei-me de outro ponto aprovado na reunião de hoje: a integração da categoria à campanha pelos 10% do PIB já!

Sobre este tema, falou também em nome da CNTE a diretora Marilda, que deu informe sobre a Marcha a Brasília e das reuniões que ocorreram com ministros do governo federal. Segundo ela, uma reunião com a presidenta e o CNTE deve ser agendada, ainda sem data prevista.

3 comentários:

  1. O que aconteceu nesta reunião, o que ficou decidido, o que pode ser consertado agora???? vamos aguardar as palavras da Beatriz, obigada e boa noite Cris.

    ResponderExcluir
  2. Cris, acho que deve ser feito o que for possível para denunciar os desmandos desse gorverno. Que tal se o sindicato fizesse faichas para colocar em todas as cidades com um conteudo único?
    SIMAVE PROEB...? BOICOTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. SIMAVE, PROEB,...? BOICOOOOTE!
    Faichas em todas as cidades, denuciando esse desgovernador, pois não podemos contar com a mídia.
    exemplo de faicha:
    AQUI TRABALHAM PROFESSORES ESTADUAIS DESRESPEITADOS PELO GOVERNADOR QUE NÃO CUMPRE LEI DO PISO.

    NESSA CIDADE OS PROFESSORES NÃO SÃO RESPEITADOS PELO GORVERNADOR QUE NÃO PAGA O PISO.

    GOVERNADOR DE MINAS NÃO PAGA PISO SALARIAL PORTANTO AQUI PROFESSORES SÃO DESRESPEITADOS.

    ResponderExcluir