domingo, 23 de outubro de 2011

Com chuva ou com sol....


Amanhã será mais um dia cheio de expectativas por parte dos educadores de Minas Gerais que enfrentaram 112 dias de greve pela implantação do piso e de tantos outros, que apesar de não terem lutado estão tão ou mais ansiosos com a reunião de negociação do PISO ...

Após os últimos acontecimentos e mais uma derrota na justiça dos famigerados (des) governadores que tentaram mais uma vez driblarem a lei do Piso, acredito que a reunião de amanhã com relação à aplicação do Piso deverá ser mais tranquila para os nossos representantes do que para o governo.

  • Primeiro, a lei 11738/08 existe, é constitucional e querendo ou não o governo de MG teve de reconhecê-la.

  • Segundo, não cola mais esta de que o governo não tem dinheiro para pagar o que nos é de direito, pois isto já foi questionado e respondido, várias vezes!!

  • O escalonamento para o pagamento do piso foi rejeitado pela Procuradoria Geral da República, pois a própria lei já havia previsto este escalonamento até janeiro de 2010.

  • Outra coisa, a lei é para ser aplicada na carreira, pois está previsto na lei que os estados que ainda não tivessem o plano de carreira teriam que fazê-lo. O que não é o nosso caso, que já temos um plano inclusive, assinado pelo ex-governador Aécio Neves e padrinho do atual governador Anastasia.

  • Pelo meu entendimento, esta reunião deveria ser para negociar o pagamento retroativo do piso , dinheiro este que o governo de MG vem nos subtraindo mês a mês e não podemos deixar para traz o que é nosso de direito e que fomos e estamos sendo"roubados" .

  • Outra coisa que me preocupa agora, é esta história que ouvi nem sei mais onde, que o governo está reconhecendo o piso apenas para os professores e supervisores. Se isto for verdade, ai sim, será mais um lenga lenga, nesta negociação. Pois quando suspendemos a greve o governo reconheceu o piso para toda a categoria. A não ser que agora, eles vão fazer mais uma manobra para emperrar estas negociações!

  • Espero sinceramente que amanhã, com chuva ou com sol, esta reunião renda o nosso piso na carreira a partir de janeiro de 2012 e o escalonamento fique por conta do retroativo pelo menos a partir de abril de 2011, ficando o restante para quando a justiça determinar.

  • Que Deus ilumine a todos nesta reunião e que a justiça se faça presente em todas as ações. Não queremos nada alem do que é nosso de direito.


Comentários:

Anônimo disse...

Só penso no retroativo como está previsto na Lei e lei é para ser cumprida, apesar de ter alguns colegas que ainda não acreditam que receberemos o piso, até retornar para o subsídio tem gente com este pensamento.
Waender

Anônimo disse...

Cris será que esta negociação vai acabar em pizza?

Anônimo disse...

Estou aguardando ansiosa o resultado desta reunião.
Que Deus seja nosso advogado, pois Ele é Justo e sabe de todo o nosso sofrimento.
Campanha- MG

Anônimo disse...

Já disse uma vez e reafirmo; o sind ute e todos nós professores, infelizmente, agora temos que ser egoístas e aceitar o piso só p nós e os especialistas. Os outros servidores da educação não nos apoiam em nada, pelo contrário, só nos criticam, estão de cara virada pra nós na escola e foram totalmente contra nosso movimento. Agora, vamos empatar nossa vida por causa de pelegos? Temos que esquecer esse estigma de bons samaritanos, afinal, ninguém tá nem aí pra nós.

Anônimo disse...

Pois é Cris, as negociações emperraram! Mas como somos seres humanos e aqui nesse interior das MG, secretaria e serviçais não entram em greve NUNCA até que seria bom uma "esperazinha "extra!!!KKKKK

Anônimo disse...

Ainda não foi dessa vez! Ficamos só na vontade! Que raiva dá dessa equipe do governo. Como enrola a nossa categoria! A cada reunião tenta protelar o cumprimento de uma obrigação legalmente imposta, como se fosse a atitude mais natural para o momento. A tentativa de dividir a categoria é ridícula, mas é uma forma de adiar a decisão pelo pagamento do piso. O pior de tudo é ver colegas retornando para o subsídio. Muito difícil colocar na cabeça desses que esse sistema remuneratório só traz benefícios, a curtíssimo prazo, para quem está em início de carreira! Para todos os outros, o Piso é inestimavelmente melhor!!! Será que esse governo não percebe que não desistiremos do que é nosso por direito? Será que teremos de parar novamente? Que o SindUTE, considerando todo nosso esforço nesses 112 dias de greve, não arrefeça, não se dobre aos caprichos desse governo que por hora nos tortura!
Cida Ribeiro - São Domingos do Prata

Anônimo disse...

Está declarada a extinção da carreira de professor. Quem em sã consciência entrará numa profissão onde o salário se resumirá à 1187,00 por uma carga horária de 40 horas e em Minas será usada uma proporção que iniciará o salário em 712 reais para um cargo? É inaceitável existir uma proporção dessas! Mas infelizmente estamos ai como Mico leões dourados, os últimos da espécie e literalmente criados em cativeiro, por um tirano!! Infelizmente uma lei que seria a redenção pra profissão, está sendo interpretada conforme o querer dos governantes e acabando com a nossa profissão, tanto hoje como no futuro. Que tentemos sobreviver a este momento, pelo menos com a cabeça erguida de termos lutado a té o fim. Valeu!!!

Anônimo disse...

Querida Cris, mais uma vez vem o "enroleichon" e o "embromeichon" do desgoverno do PSDB/DEMO. Mas qual a razão de fazerem isso? É simples, nós não representamos ameaça nenhuma para eles!! Como assim? Não somos formadores de opinião como disso o Dep. Zé Maia (PSDB)e não traduzimos isso, pois ele (Zé Maia) voltou à AL na atual legislatura. Com muito sinismo o tido parlamentar respondeu uma colega em uma reunião no plenário, depois que a mesma mostrou sua foto no carometro dos inimigos da educação.
Cris, eu vejo o momento histórico nos favorecendo e não podemos esquecer o que sofremos nesse período de greve. Vejo o Euler querendo fazer uma comissão tripartite, é de rir, pois ele deveria usar seu conceituado blog para preparar caminho para a maior mobilização dos professores contra nosso inimigo preferencial: o PSDB DE AÉCIO. Eles e seus aliados já estão se mobilizando para viabilizar a candidatura do canalha à presidência. O que podemos fazer é nos organizar em cada canto de Minas e formar núcleos em cada escola(comunidade, pais de alunos, alunos)e fazermos centenas de professores-vereadores ( que nos representem mesmo e com limites de atuação definidos) e atuar diretamente na companha de 2012 contra candidatos a prefeitos que apoiam ou são do PSDB.
CRis, só assim eles vão nos respeitar. Não vejo outra possibilidade, pois poder nas negociações demanda poder político. Tenho conversado com os colegas do norte de minas. Fiquei sabendo que nas eleições passadas, alguns colegas trabalharam contra deputados favoráveis a Anastasia e a quantidade de votos que eles tiraram desses safados foi enorme. Qual a conclusão lógica: VAMOS ENTRAR PARA VALER NA CAMPANHA!!!
Cris, por favor, pense nisso. E quem sabe vc e seu blog encampem essa idéia.

Ps. Em Montes Claros e região, estamos esperando só a novela do piso acabar para começarmos nossa guerra contra o PSDB.

Murilo Maia - NAPSDB (núcleo anti-PSDB)
Prof de química - Montes Claros

Anônimo disse...

Boa tarde!
Atenção Cris e todos os visitantes do blog:
Minha escola esteve em greve total até julho, a partir de agosto, parcial. Há um calendário fechado com todos os sábados sendo letivos, e mais dias de dezembro. Esse calendário "fechado" contempla os 200 dias letivos dos alunos, foi aprovado. Eu, e muitos outros colegas da escola que continuamos em greve pós julho, entramos na greve "parcial" e devemos repor essa carga horária com os alunos, em outro turno, sexto horário, etc, desde que deixássemos um documento por escrito, que já veio pronto da SRE,assinado pela direção e inspetora escolar, para ser levado e aprovado na SEE. Quem não fizer tal documento, assume que não pagará os dias, podendo assim a escola se organizar e designar. Só que vem um outro documento(rs), que vc assume o não pagamento, é assinado por 2 testemunhas, e será avaliado se o servidor deve ou não sofrer um processo administrativo. É mole? E quem não tem disponibilidade? Que governador é esse meu Deus! Todo dia um tapa mas eu tô de pé ainda!!
Abraços,
Andréa

Cristina Costa disse...

Andrea, não fiquei sabendo deste procedimento, AINDA(rsrsrs...) Já entrou em contato com a Beatriz através do blog? e o sindicato se pronunciou??? Temos que estar amparados, para não sofrermos mais do que já estamos sofrendo.
Um abraço companheira.

11 comentários:

  1. Só penso no retroativo como está previsto na Lei e lei é para ser cumprida, apesar de ter alguns colegas que ainda não acreditam que receberemos o piso, até retornar para o subsídio tem gente com este pensamento.
    Waender

    ResponderExcluir
  2. Cris será que esta negociação vai acabar em pizza?

    ResponderExcluir
  3. Estou aguardando ansiosa o resultado desta reunião.
    Que Deus seja nosso advogado, pois Ele é Justo e sabe de todo o nosso sofrimento.
    Campanha- MG

    ResponderExcluir
  4. Já disse uma vez e reafirmo; o sind ute e todos nós professores, infelizmente, agora temos que ser egoístas e aceitar o piso só p nós e os especialistas. Os outros servidores da educação não nos apoiam em nada, pelo contrário, só nos criticam, estão de cara virada pra nós na escola e foram totalmente contra nosso movimento. Agora, vamos empatar nossa vida por causa de pelegos? Temos que esquecer esse estigma de bons samaritanos, afinal, ninguém tá nem aí pra nós.

    ResponderExcluir
  5. Pois é Cris, as negociações emperraram! Mas como somos seres humanos e aqui nesse interior das MG, secretaria e serviçais não entram em greve NUNCA até que seria bom uma "esperazinha "extra!!!KKKKK

    ResponderExcluir
  6. Ainda não foi dessa vez! Ficamos só na vontade! Que raiva dá dessa equipe do governo. Como enrola a nossa categoria! A cada reunião tenta protelar o cumprimento de uma obrigação legalmente imposta, como se fosse a atitude mais natural para o momento. A tentativa de dividir a categoria é ridícula, mas é uma forma de adiar a decisão pelo pagamento do piso. O pior de tudo é ver colegas retornando para o subsídio. Muito difícil colocar na cabeça desses que esse sistema remuneratório só traz benefícios, a curtíssimo prazo, para quem está em início de carreira! Para todos os outros, o Piso é inestimavelmente melhor!!! Será que esse governo não percebe que não desistiremos do que é nosso por direito? Será que teremos de parar novamente? Que o SindUTE, considerando todo nosso esforço nesses 112 dias de greve, não arrefeça, não se dobre aos caprichos desse governo que por hora nos tortura!
    Cida Ribeiro - São Domingos do Prata

    ResponderExcluir
  7. Está declarada a extinção da carreira de professor. Quem em sã consciência entrará numa profissão onde o salário se resumirá à 1187,00 por uma carga horária de 40 horas e em Minas será usada uma proporção que iniciará o salário em 712 reais para um cargo? É inaceitável existir uma proporção dessas! Mas infelizmente estamos ai como Mico leões dourados, os últimos da espécie e literalmente criados em cativeiro, por um tirano!! Infelizmente uma lei que seria a redenção pra profissão, está sendo interpretada conforme o querer dos governantes e acabando com a nossa profissão, tanto hoje como no futuro. Que tentemos sobreviver a este momento, pelo menos com a cabeça erguida de termos lutado a té o fim. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  8. Querida Cris, mais uma vez vem o "enroleichon" e o "embromeichon" do desgoverno do PSDB/DEMO. Mas qual a razão de fazerem isso? É simples, nós não representamos ameaça nenhuma para eles!! Como assim? Não somos formadores de opinião como disso o Dep. Zé Maia (PSDB)e não traduzimos isso, pois ele (Zé Maia) voltou à AL na atual legislatura. Com muito sinismo o tido parlamentar respondeu uma colega em uma reunião no plenário, depois que a mesma mostrou sua foto no carometro dos inimigos da educação.
    Cris, eu vejo o momento histórico nos favorecendo e não podemos esquecer o que sofremos nesse período de greve. Vejo o Euler querendo fazer uma comissão tripartite, é de rir, pois ele deveria usar seu conceituado blog para preparar caminho para a maior mobilização dos professores contra nosso inimigo preferencial: o PSDB DE AÉCIO. Eles e seus aliados já estão se mobilizando para viabilizar a candidatura do canalha à presidência. O que podemos fazer é nos organizar em cada canto de Minas e formar núcleos em cada escola(comunidade, pais de alunos, alunos)e fazermos centenas de professores-vereadores ( que nos representem mesmo e com limites de atuação definidos) e atuar diretamente na companha de 2012 contra candidatos a prefeitos que apoiam ou são do PSDB.
    CRis, só assim eles vão nos respeitar. Não vejo outra possibilidade, pois poder nas negociações demanda poder político. Tenho conversado com os colegas do norte de minas. Fiquei sabendo que nas eleições passadas, alguns colegas trabalharam contra deputados favoráveis a Anastasia e a quantidade de votos que eles tiraram desses safados foi enorme. Qual a conclusão lógica: VAMOS ENTRAR PARA VALER NA CAMPANHA!!!
    Cris, por favor, pense nisso. E quem sabe vc e seu blog encampem essa idéia.

    Ps. Em Montes Claros e região, estamos esperando só a novela do piso acabar para começarmos nossa guerra contra o PSDB.

    Murilo Maia - NAPSDB (núcleo anti-PSDB)
    Prof de química - Montes Claros

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde!
    Atenção Cris e todos os visitantes do blog:
    Minha escola esteve em greve total até julho, a partir de agosto, parcial. Há um calendário fechado com todos os sábados sendo letivos, e mais dias de dezembro. Esse calendário "fechado" contempla os 200 dias letivos dos alunos, foi aprovado. Eu, e muitos outros colegas da escola que continuamos em greve pós julho, entramos na greve "parcial" e devemos repor essa carga horária com os alunos, em outro turno, sexto horário, etc, desde que deixássemos um documento por escrito, que já veio pronto da SRE,assinado pela direção e inspetora escolar, para ser levado e aprovado na SEE. Quem não fizer tal documento, assume que não pagará os dias, podendo assim a escola se organizar e designar. Só que vem um outro documento(rs), que vc assume o não pagamento, é assinado por 2 testemunhas, e será avaliado se o servidor deve ou não sofrer um processo administrativo. É mole? E quem não tem disponibilidade? Que governador é esse meu Deus! Todo dia um tapa mas eu tô de pé ainda!!
    Abraços,
    Andréa

    ResponderExcluir
  10. Andrea, não fiquei sabendo deste procedimento, AINDA(rsrsrs...) Já entrou em contato com a Beatriz através do blog? e o sindicato se pronunciou??? Temos que estar amparados, para não sofrermos mais do que já estamos sofrendo.
    Um abraço companheira.

    ResponderExcluir
  11. Oi Cris!
    Enviei esse comentário pra ela tb, mas devem ter tantos lá que ainda não me respondeu. É certo isso, pois uma amiga é vice diretora e me mostrou a pauta usada no plantão. Acho difícil tantos processos administrativos, mas lidando com quem estamos... A maldade está muito grande. Perdi minhas férias prêmio tb, quero ver conseguir tirar ano que vem. Eu já estou até acreditando que o Aécio vai intervir, pq seu afilhado tá fazendo muita besteira, o que atrapalha sua imagem tb, e é quase certa sua candidatura à presidência.
    Abraços e força na luta!
    Andréa

    ResponderExcluir