quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Quantidade = Qualidade ????????

MEC decide por aumento de carga horária diária na educação básica

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FÁBIO TAKAHASHI
DE SÃO PAULO


O Ministério da Educação fechou as diretrizes da nova carga horária para a educação básica no Brasil. A pasta enviará ao Congresso projeto que aumentará, em média, uma hora por dia a jornada dos estudantes.

Atualmente, a legislação exige que os alunos tenham ao menos 800 horas anuais, em 200 dias letivos, numa média de quatro horas diárias.

A proposta é que a Lei de Diretrizes e Bases passe a determinar que o número de horas anuais suba para 1.000, nos mesmos 200 dias, aumentando para cinco as horas diárias. A determinação vale para as redes pública e privada.

A discussão foi lançada mês passado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, dias depois de os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) mostrarem que diminuiu a proporção de escolas públicas entre as tops do país.

Inicialmente, houve dúvida se haveria aumento do número de dias letivos ou das horas de ensino por dia.

Após reuniões com entidades representativas, o MEC entendeu que o aumento do número de dias esbarraria nas férias dos professores, que legalmente devem ter 30 dias de férias, mais 15 de recesso. Os feriados também dificultariam a implementação.

No início deste mês, o ministro afirmou que a pasta já tendia a optar pelo aumento da jornada diária. Faltava definir o quanto seria acrescido, o que foi definido em discussões nesta semana.

Em entrevista nesta quinta-feira à Folha, a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar, afirmou que o projeto a ser enviado ao Congresso vai dar um período para que as redes se adaptem.

Segundo Pilar, a ideia é encaminhar a proposta ao Legislativo em no máximo três semanas.


http://www1.folha.uol.com.br/saber/993934-mec-decide-por-aumento-de-carga-horaria-diaria-na-educacao-basica.shtml


Comentários:

Sílvia-BH disse...

Mais importante que a "quantidade" de horas que o aluno passa na Escola, é a "qualidade" dessas horas passadas na Escola.
Haja visto o "horário integral" em escolas mineiras. Tenho presenciado grupos de alunos ficarem dia inteiro em escola sem nenhuma estrutura, com profissionais contratados e sem nenhum preparo adequado. Resultado??? apenas alunos cansados, sem nada ser acrescentado.
É desolador assistir,impotente,crianças entre 7 e 14 anos, no mínimo 8 horas na Escola,chegarem ao final do ano sem estarem alfabetizados, sem noções mínimas de Matemática, e perdendo tempo precioso da infância, onde o lazer, o convívio com a família e com amiguinhos( como foi no nosso tempo),deixar de existir.
Não se resolve problemas começando pelo final. Antes, escolas bem estruturadas, equipadas. Professores valorizados e bem preparados, dispondo de tempo para planejar atividades diversificadas.
Investir na quantidade de tempo com a estrutura que temos em nossas Escolas, sem profissionais altamente qualificados,é destruir ainda mais o SISTEMA.
OBS.: Seu site está tb participando/divulgando sobre a arrecadação de fundos para auxílio aos professores que estão passando por dificuldades??? (não é meu caso, quero mais é ajudar!!)
Parabéns colega guerreira!!! Vc é um exemplo de luta para todas nós!

Cristina Costa disse...

Você foi muito feliz no seu comentário, Sílvia!

Estou divulgando a campanha que começou no blog do Euler. Está no post anterior a este!

Obrigada pelas palavras carinhosas e sua ajuda será muito bem vinda!!

4 comentários:

  1. Mais importante que a "quantidade" de horas que o aluno passa na Escola, é a "qualidade" dessas horas passadas na Escola.
    Haja visto o "horário integral" em escolas mineiras. Tenho presenciado grupos de alunos ficarem dia inteiro em escola sem nenhuma estrutura, com profissionais contratados e sem nenhum preparo adequado. Resultado??? apenas alunos cansados, sem nada ser acrescentado.
    É desolador assistir,impotente,crianças entre 7 e 14 anos, no mínimo 8 horas na Escola,chegarem ao final do ano sem estarem alfabetizados, sem noções mínimas de Matemática, e perdendo tempo precioso da infância, onde o lazer, o convívio com a família e com amiguinhos( como foi no nosso tempo),deixar de existir.
    Não se resolve problemas começando pelo final. Antes, escolas bem estruturadas, equipadas. Professores valorizados e bem preparados, dispondo de tempo para planejar atividades diversificadas.
    Investir na quantidade de tempo com a estrutura que temos em nossas Escolas, sem profissionais altamente qualificados,é destruir ainda mais o SISTEMA.
    OBS.: Seu site está tb participando/divulgando sobre a arrecadação de fundos para auxílio aos professores que estão passando por dificuldades??? (não é meu caso, quero mais é ajudar!!)
    Parabéns colega guerreira!!! Vc é um exemplo de luta para todas nós!

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  2. Você foi muito feliz no seu comentário, Sílvia!

    Estou divulgando a campanha que começou no blog do Euler. Está no post anterior a este!

    Obrigada pelas palavras carinhosas e sua ajuda será muito bem vinda!!

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  3. Problemas à vista! Será que consideraram o transporte escolar para os alunos, alimentação, pessoal para suporte, planejamento de atividades, jornada dupla dos professores e outros fatores? Quantidade sem Qualidade= Depósito de crianças e adolescentes!!! Cida Ribeiro - São Domingos do Prata

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  4. Desculpa ai, na minha época eram 180 dias letivos e o ensino era de grande qualidade, aumentar carga horária é aumentar o sofrimento dos professores e seu cansaço. A qualidade só diminuirá!!!

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