quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Aos alunos país, sociedade....


Nós estamos reivindicando como vocês bem sabem, um direito garantido por LEI, se o governo de Minas deixou o nosso salário tão defasado a ponto deste aumento representar o dobro, o triplo ou até mesmo mais não é nossa culpa.

Estamos exercendo um direito e é isto que está movendo a categoria.

Gostaria de contar um pouco da história de nosso salário:

Quando fiz concurso para lecionar no estado, o salário inicial,o básico, o piso, para que tem tivesse o chamado Magistério(Ensino Médio) era de 3 salários mínimos.Você leu certo: 3 salários mínimos o que hoje equivaleria a R$1.635,00, bem diferente do que o governo paga hoje R$369,00. Para que tivesse Licenciatura era de 5 salário mínimos. E assim por diante de acordo com a escolaridade.

Esta era a política salarial da época. Muitos foram os profissionais que assim como eu, saíram das escolas particulares para ingressarem no Estado que tinha uma política de valorização do educador quie estudasse e tinha um plano de carreira. Tudo conquista de muitas, muitas lutas!!!

Portanto, estamos lutando para reconquistar a valorização que um dia os profissionais da educação já tiveram. E posso afirmar que não conseguiremos alcançar o mesmo nível de valorização daquela época.

Mas esta conquista de agora, é a nível Nacional, e é para sempre, está na lei, portanto, nenhum governo poderá alterá-la. Terá que cumpri-la!!

Ao conquistarmos este PISO, será o início de uma nova era para a educação, sem greves anuais, sem prejuízo para os alunos e para nós professores também!

Não podemos e nem vamos assumir uma culpa que é do governo estadual.

É ele, o governo, que deveria ter assumido o compromisso de cumprir uma lei tão logo foi decretada a sua constitucionalidade.

E o que ele fez? NADA!!!Nem negociar quis, e agora, vive falando aos quatro cantos que se voltarmos irá negociar. Pura mentira, tentamos negociar o primeiro semestre todo e ele nada! Agora, ele terá que cumprir a lei!!! E é isto que estamos esperando para voltarmos a fazer o nosso trabalho com o mesmo compromisso, responsabilidade e ética de sempre!



Comentários:

Adriano José disse...

É vergonhoso o estado de miséria que o governo impoe aos educadores. Trata os professores como se fossem inimigos. Não somos nós os responsáveis pelo futuro destas crianças e destes jovens? Infelizmente há uma parcela da população que é muito alienada e se posiciona contra os professores. Não é atoa que vemos crescer a cada dia a miséria do povo e a violência. Pois uma população que não tem acesso a uma escola de qualidade realmente não tem perspectiva. Como falar em qualidade da educação com professores ganhando piso salarial de 369,00 e sendo tratado com tanto desrespeito pelos governantes?
Se os pais estão preocupados com o estudo dos filhos, deveriam cobrar do estado. Deveriam protestar contra a contratação de substitutos sem formação para lecionar para o terceiro ano. Deveriam questionar porque o governo retirou matérias do ensino médio. Penso que muitos desses pais, claro há exceções, só querem mesmo é despachar os filhos para a escola, enquanto lá eles fingem que estudam e os tampões contratados pelo estado fingem que dão aula


Fernanda disse...

Não me contenho em tamanha indignação, com a greve dos professores, que infelizmente perdura ate hoje, aqui em Minas Gerais, é uma vergonha, uma lastima, é revoltante, saber que o governo daqui faz tão pouco caso de nossos jovens e das nossas crianças e principalmente dos professores. Mas nada disso impede de fazer agente lutar e querer cada dia mais o melhor, por isso devemos, cada dia mais divulgar a verdade, e fazer a sociedade acordar para tudo que esta acontecendo a sua volta, para praticar aquilo que deixamos sempre de lado, que é a cidadania de saber reivindicar e cobrar nossos direitos. O mundo de hoje esta tornando um mundo muito egoísta e individualista, agente não encontra mais as pessoas pensando no outro, mas tão somente olhando para seu umbigo. Esquecemos, a palavra coletividade, união, solidariedade, fraternidade e com isso deixamos os problemas da sociedade ao revel, permitimos que os governantes usem e abusem do poder que a eles é concedido por nos. Como diz uma célere frase de Abraham Lincoln "Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." Portanto estamos dando poder aos políticos eles estão mostrando seus verdadeiros caráter, de como governar o Brasil, colocando as necessidades do povo em ultimo lugar, acabando com a educação, ridicularizando os professores, destruindo sonhos, é isso mesmo, destruindo muitos sonhos, diga-me que jovem vai querer ser tornar professor vendo esse descaso todo com a classe??

Que jovem vai querer dedicar anos da sua vida para agüentar tanto pouco caso desses políticos, ganhar essa mixaria e nunca serem valorizados pelo que fazem?? Ai lhe pergunto de novo, no futuro onde encontraremos pessoas devidamente habilitadas para conduzir pequeninas almas inocentes de crianças e jovens a construírem um país melhor? Ensinar é um dom, mas todo dom precisa ser estimulado, incentivado, para que possa se aflorar naturalmente, mas do jeito que vão as coisas isso vai se tornando cada dia mais e mais difícil. Eles esquecem, que o poder a eles concedidos vem do povo, e povo tem o também o poder de reavê-los, ou pelos menos obrigar que ele seja bem empregado, é isso que mais queremos, conscientizar a população, a ser mais democrática, participativa, efetiva, no mundo político que afeta diretamente a nosso cotidiano. Por isso sempre digo tenho orgulho de fazer parte de uma categoria que luta por seus direitos. Pois “O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade.” Albert Einstein.

Att Fernanda

Débora disse...

Muito bom o comentario da Fernanda, sempre se coloca muito bem nos seus textos, Parabens, concordo com você viu,em tudo que disse. Debóra - Governandor Valadares

Anônimo disse...

Legal Cris ... você é mais nova que eu. Quando eu trabalhei no }Estado a primeira vez como P5 substituindo um professor em Campanha MG eu assustei quando recebi o primeiro salário equivalia na época 7,5 salários minimos
Mauricio -Montes Claros

Cristina Costa disse...

Maurício, relembrando este tempo, tenho um sentimento que nem sei explicar...

Termos que mendigar um PISO que não chega nem próximo do que merecemos é no mínimo uma vergonha para estes governantes!!!

Por isto, não podemos recuar nem abrir mão de jeito nenhum deste direito!!


6 comentários:

  1. É vergonhoso o estado de miséria que o governo impoe aos educadores. Trata os professores como se fossem inimigos. Não somos nós os responsáveis pelo futuro destas crianças e destes jovens? Infelizmente há uma parcela da população que é muito alienada e se posiciona contra os professores. Não é atoa que vemos crescer a cada dia a miséria do povo e a violência. Pois uma população que não tem acesso a uma escola de qualidade realmente não tem perspectiva. Como falar em qualidade da educação com professores ganhando piso salarial de 369,00 e sendo tratado com tanto desrespeito pelos governantes?
    Se os pais estão preocupados com o estudo dos filhos, deveriam cobrar do estado. Deveriam protestar contra a contratação de substitutos sem formação para lecionar para o terceiro ano. Deveriam questionar porque o governo retirou matérias do ensino médio. Penso que muitos desses pais, claro há exceções, só querem mesmo é despachar os filhos para a escola, enquanto lá eles fingem que estudam e os tampões contratados pelo estado fingem que dão aula

    ResponderExcluir
  2. Não me contenho em tamanha indignação, com a greve dos professores, que infelizmente perdura ate hoje, aqui em Minas Gerais, é uma vergonha, uma lastima, é revoltante, saber que o governo daqui faz tão pouco caso de nossos jovens e das nossas crianças e principalmente dos professores. Mas nada disso impede de fazer agente lutar e querer cada dia mais o melhor, por isso devemos, cada dia mais divulgar a verdade, e fazer a sociedade acordar para tudo que esta acontecendo a sua volta, para praticar aquilo que deixamos sempre de lado, que é a cidadania de saber reivindicar e cobrar nossos direitos. O mundo de hoje esta tornando um mundo muito egoísta e individualista, agente não encontra mais as pessoas pensando no outro, mas tão somente olhando para seu umbigo. Esquecemos, a palavra coletividade, união, solidariedade, fraternidade e com isso deixamos os problemas da sociedade ao revel, permitimos que os governantes usem e abusem do poder que a eles é concedido por nos. Como diz uma célere frase de Abraham Lincoln "Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." Portanto estamos dando poder aos políticos eles estão mostrando seus verdadeiros caráter, de como governar o Brasil, colocando as necessidades do povo em ultimo lugar, acabando com a educação, ridicularizando os professores, destruindo sonhos, é isso mesmo, destruindo muitos sonhos, diga-me que jovem vai querer ser tornar professor vendo esse descaso todo com a classe??

    ResponderExcluir
  3. Que jovem vai querer dedicar anos da sua vida para agüentar tanto pouco caso desses políticos, ganhar essa mixaria e nunca serem valorizados pelo que fazem?? Ai lhe pergunto de novo, no futuro onde encontraremos pessoas devidamente habilitadas para conduzir pequeninas almas inocentes de crianças e jovens a construírem um país melhor? Ensinar é um dom, mas todo dom precisa ser estimulado, incentivado, para que possa se aflorar naturalmente, mas do jeito que vão as coisas isso vai se tornando cada dia mais e mais difícil. Eles esquecem, que o poder a eles concedidos vem do povo, e povo tem o também o poder de reavê-los, ou pelos menos obrigar que ele seja bem empregado, é isso que mais queremos, conscientizar a população, a ser mais democrática, participativa, efetiva, no mundo político que afeta diretamente a nosso cotidiano. Por isso sempre digo tenho orgulho de fazer parte de uma categoria que luta por seus direitos. Pois “O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade.” Albert Einstein.

    Att Fernanda

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o comentario da Fernanda, sempre se coloca muito bem nos seus textos, Parabens, concordo com você viu,em tudo que disse. Debóra - Governandor Valadares

    ResponderExcluir
  5. Legal Cris ... você é mais nova que eu. Quando eu trabalhei no }Estado a primeira vez como P5 substituindo um professor em Campanha MG eu assustei quando recebi o primeiro salário equivalia na época 7,5 salários minimos
    Mauricio -Montes Claros

    ResponderExcluir
  6. Maurício, relembrando este tempo, tenho um sentimento que nem sei explicar...

    Termos que mendigar um PISO que não chega nem próximo do que merecemos é no mínimo uma vergonha para estes governantes!!!

    Por isto, não podemos recuar nem abrir mão de jeito nenhum deste direito!!

    ResponderExcluir