terça-feira, 9 de agosto de 2011

Governo intransigente--Greve por tempo indeterminado continua...


"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão" Paulo Freire




Professores de MG e também do RG decidiram continuar com a greve iniciada dia 8 e 7 de junho respectivamente.

Aqui em Minas, com salário-base de R$ 369,00 de piso e intransigência do governo, professores não tiveram outra alternativa a não ser manter a greve.

Próxima assembleia será dia 16, terça-feira. Amanhã, haverá reunião de negociação entre o Sindicato , Ministério Público e representante do governo.

Veja o que saiu na mídia:


http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=126311,NOT


http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=126315,NOT

Meu comentário:


Meu Deus, quero ver onde o governo vai achar estes 3000 professores habilitados!!!

Pois na minha escola, professor de Matemática em férias prêmio foi substituido por estudante, vejam só, estudante de geografia. Será por quê?

Governo, pare de enrolar a sociedade e trate de valorizar os professores porque senão chegará o dia que eles não mais existirão!!!

Pague o PISO deteminado por lei e acabe com esta greve vergonhosa para Minas!!

Deixe Minas avançar!!!


http://educacao.uol.com.br/album/982011_greve_mg_album.jhtm#fotoNav=7

http://www.alterosa.com.br/html/noticia_interna,id_sessao=9&id_noticia=59072/noticia_interna.shtml



Comentários:



Anônimo disse...

Cristina, onde vamos parar?
Meu Deus, aqui no interior o povo tá voltando todo pra sala com o rabinho entre as pernas.
Que tristeza...



Ana disse...

Cris, apesar de já ter lido o que vc postou, gostaria de saber sua opinião sobre tudo que aconteceu na Assembléia e suas perspectivas para amanhã.

Um abraço.
Ana




Cristina Costa disse...

Anônimo das 18:59,

Pois aqui na capital e região Metropolitana estas arbitrariedade e mentiradas do governo está dando força para a categoria. Muitas escolas que estavam parcialmente paradas aderiram por completo ao movimento e outras pararam parcialmente.
Triste é, mas não podemos desistir.



Cristina Costa disse...

Ana,


Hoje não tive condições físicas de ir a Assembleia, passei muito mal e fiquei aqui de casa torcendo e me comunicando por telefone com meus companheiros. Mas pelo que eles me contaram e eu ouvi pelo telefone, o pessoal está super animado.

Segundo me contaram a Beatriz falou que esta reunião de amanhã é o que faltava para o começo das negociações.

O momento é de união e continuarmos firmes.

O governo está agora em desespero, falou que vai contratar 3000 professores com licenciatura plena, onde ele vai encontrar este profissional????

Aqui na capital e região metropolitana falta professor habilitado, como já disse. Queremos ver que profissional ele vai contratar. Sem contar que esta medida é ilegal. Vamos ver como fica isto também.

Agora, temos que confiar em Deus, como disse minha mãe, e rezar para que eles caiam em si e reslovam cumprar a lei que é a forma desta greve acabar.

Um abraço!!


Rangel disse...


Aqui no interior estamos todos em greve!

E lutaremos até a conquista final!

Sem o Piso não pisamos na Escola!

Um abraço e força companheiros!

Itanhomi presente na greve.



disse...

Cris,
Senti um cheiro de vitória no ar.Acredito que o governo irá resolver a questão do sala´rio no antigo sistema de remuneração, pois no subsídio, infelizmente ele já paga o piso, de forma errada, mas não há como provar o contrário. quem não fizer opção vai se arrepender ...



Cristina Costa disse...

Que bom Bê, ler palavras positivas nesta altura do campeonato!!!

Se Deus quiser, agora, sai este PISO!!!

Júlia disse...

Cris,

Se possível, converse com a Beatriz antes da reunião de hj com o MP, pq aqui em Ipatinga, foi da reunião com o MP que saiu o acordo que beneficiou os educadores, com aumento salarial e implantação gradativa do Piso. A Câmara de Vereadores esteve representada tb, através de 2 vereadores que lutaram junto com os educadores. Por acaso algum deputado acompanhará a Beatriz hj? Ela precisa de muito apoio junto ao MP: advogado, deputado, representante de pais e se possível uma manifestação na porta do MP.
Um abraço e espero que minhas dicas ajudem.

Júlia


Diego Velasco disse...

Ontem a assembleia geral, com mais de 7000 professores em Belo Horizonte, deliberou pela continuidade da greve, que segue cada vez mais forte e crescente em todo estadado. Mesmo com a forte pressão criminosa exercida pelo governador e seus comparsas, o movimento segue a caminho da vitória, pois buscamos a justiça e estamos lutando para que se cumpra a lei. Uma coisa que escuto desde pequeno do meu pai é: "se estiver errado meu filho escute calado e conserte, mas se estiver dentro do seu direito grite, brigue e lute se preciso for", e estamos lutando fundamentados na lei, ainda que o governo tente implantar uma mentira, a verdade virá a tona e se preciso for, seremos nós (professores) as boias que manterão essa verdade na superfície desse mar de mentiras que está se transformando o governo de Minas. Peço o apoio de toda comunidade brasileira que nos ajude e aprendam conosco o que é uma democracia de fato.

Em tempo, hoje acontecerá uma reunião entre o Ministério Público, o governo e sindicato, clamemos a Deus para que a justiça prevaleça. Firmes até a vitória!!!!
Diego Velasco de Paula ( http://diegovelascodepaula.blogspot.com/ )


Anônimo disse...

muito obrigado prefessores graças a vcs nos alunos vamos perder o ano olha sei que o salario e ruim mais vcs entraram na profissao sabendo disso é uma formação cara pra granha pouco eu sei mais tipo vc como professora de matematica devia saber é conpletamente inviavel aumentar um piso de 400 pra 1200 é o triplo digamos assim imagina que vc tenha uma empregada e de uma hora pra outra ela para de trabalhar e fala que so volta se vc pagar pra ela o triplo do que ela recebe vai ser dificil nao vai? sei que é dificil de grao em grao a galinha eche o papo nao pode ser tao brusco igual vc reinvindicam vcs nao nos ensinam a ser pacientes entao onde estao seus ensinamentos entao eu quero te pedir que na proxima assembleia vote contra a greve sei que isso é um desejo seu e de todos os professores mais com 2 meses ja de greve voce acha que o governo vai ceder o triplo de piso salarial pensem essa greve ja foi muito longe eu nao tenho dinheiro pra uma escola particular ta certo que tem o lçado de voces mais olhem tambem o lado do governo e vou te falar eu como aluno era a favor da greve dos professores porque ganhando mais poderia de se dedicar a menos escolas e nao nos perjudicar mais e agora vc estao entrando em comtradição pois é exatamente o que vc estao fazendo nos prejudicando imagina cursar 3bimestres em 4meses, eram pra ser bimestres nao e no entanto o que agente aprenderia em 2 ou 3 meses nos vamos aprender em 1 e pra nos do ensino medio é pior ainda pode ser que a categoria na proxima assembleia continue optando pela greve mais eu queria pedir encarecidamente que os professores do PJS votem contra e voltem as salas. qualquer coisa desculpe-me pelo meu desabafo. obrigado

Aluno do 2°ano do PJS.




Gleiferson Crow disse...

Olá Cris e amigos de luta

Quando agimos juntos, o caminho a percorrer fica mais fácil e o fardo mais leve.

"Todos somos iguais perante a lei, mas não perante os encarregados de fazê-las cumprir." (S. Jerzy Lec)

É meu Deus, Minas tem mesmo um fora da Lei no GOVERNO: Antônio Anastasia (PSDB), mais leis federais que serão descumpridas .

Hoje pela manhã ao ouvir o noticiário da Rádio Itatiaia a fala da secretária de Educação de Minas Gerais Ana Lúcia Gazzola, que já foi professora, reitora de universidade pública é PhD em Literatura dizer que irá contratar 3 (três) mil professores para "tampar buraco". O processo de designação senhora secretária e senhor governador é mais sério e existe lei específica. E ainda, LEI DE GREVE
(Art.7. Lei 7783/89) parágrafo único. É vedada a rescisão de contrato de trabalhadores durante a greve, bem como a contratação de trabalhadores substitutos.
Ninguém é obrigado a cumprir ordem que sejam contra a Lei. Atenção diretores e inspetores.
Se isso acontecer chamem a policia."
Comentário no BLOG do Euler http://blogdoeulerconrado.blogspot.com/)
A educação NÃO é essencial para os outros alunos? A Lei nº 9.394 / 96 (LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
TÍTULO I
Da Educação
Art. 1º. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida
familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos
movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

Dos Princípios e Fins da Educação Nacional
Art. 2º. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de
liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno
desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação
para o trabalho.

Do Direito à Educação e do Dever de Educar
Art. 4º. O dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a
garantia de:
I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram
acesso na idade própria;
VII - oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e
modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que
forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola;
IX - padrões mínimos de qualidade de ensino, definidos como a variedade e quantidade
mínimas, por aluno, de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem
Art. 5º. O acesso ao ensino fundamental é direito público subjetivo, podendo qualquer
cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de
classe ou outra legalmente constituída, e, ainda, o Ministério Público, acionar o Poder
Público para exigi-lo.
§ 2º. Em todas as esferas administrativas, o Poder Público assegurará em primeiro lugar
o acesso ao ensino obrigatório, nos termos de ste artigo, contemplando em seguida os
demais níveis e modalidades de ensino, conforme as prioridades constitucionais e legais.

TÍTULO V
Dos Níveis e das Modalidades de Educação e Ensino
CAPÍTULO I
Da Composição dos Níveis Escolares
Art. 21º. A educação escolar compõe -se de:
I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino
médio;
Portal do MEC

http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf


Isso é caso de polícia mesmo.

Abraço a todos e continuaremos juntos.

"Sem PISO, não pisamos na escola."

Gleiferson Crow
LEIA: o Jornal do José Elias Issa
http://leiajeissaeemg.blogspot.com/



Gleiferson Crow disse...

É meu Deus, Minas tem mesmo um fora da Lei no GOVERNO: Antônio Anastasia (PSDB), mais leis federais que serão descumpridas .

Hoje pela manhã ao ouvir o noticiário da Rádio Itatiaia a fala da secretária de Educação de Minas Gerais Ana Lúcia Gazzola, que já foi professora, reitora de universidade pública é PhD em Letras dizer que irá contratar 3 (três) mil professores para "tampar buraco". O processo de designação senhora secretária e senhor governador é mais sério e existe lei específica. E ainda, LEI DE GREVE
(Art.7. Lei 7783/89) parágrafo único. É vedada a rescisão de contrato de trabalhadores durante a greve, bem como a contratação de trabalhadores substitutos.
Ninguém é obrigado a cumprir ordem que sejam contra a Lei. Atenção diretores e inspetores.
Se isso acontecer chamem a policia."
Comentário no BLOG do Euler http://blogdoeulerconrado.blogspot.com/)
A educação NÃO é essencial para os outros alunos? A Lei nº 9.394 / 96 (LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
TÍTULO I
Da Educação
Art. 1º. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida
familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos
movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

Dos Princípios e Fins da Educação Nacional
Art. 2º. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de
liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno
desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação
para o trabalho.

Do Direito à Educação e do Dever de Educar
Art. 4º. O dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a
garantia de:
I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram
acesso na idade própria;
VII - oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e
modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que
forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola;
IX - padrões mínimos de qualidade de ensino, definidos como a variedade e quantidade
mínimas, por aluno, de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem
Art. 5º. O acesso ao ensino fundamental é direito público subjetivo, podendo qualquer
cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de
classe ou outra legalmente constituída, e, ainda, o Ministério Público, acionar o Poder
Público para exigi-lo.
§ 2º. Em todas as esferas administrativas, o Poder Público assegurará em primeiro lugar
o acesso ao ensino obrigatório, nos termos de ste artigo, contemplando em seguida os
demais níveis e modalidades de ensino, conforme as prioridades constitucionais e legais.

TÍTULO V
Dos Níveis e das Modalidades de Educação e Ensino
CAPÍTULO I
Da Composição dos Níveis Escolares
Art. 21º. A educação escolar compõe -se de:
I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino
médio;
Portal do MEC

http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf

Isso é caso de polícia mesmo.

Abraço a todos e continuaremos juntos.

"Sem PISO, não pisamos na escola."

Gleiferson Crow
http://leiajeissaeemg.blogspot.com/




14 comentários:

  1. Cristina, onde vamos parar?
    Meu Deus, aqui no interior o povo tá voltando todo pra sala com o rabinho entre as pernas.
    Que tristeza...

    ResponderExcluir
  2. Cris, apesar de já ter lido o que vc postou, gostaria de saber sua opinião sobre tudo que aconteceu na Assembléia e suas perspectivas para amanhã.

    Um abraço.
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Anônimo das 18:59,

    Pois aqui na capital e região Metropolitana estas arbitrariedade e mentiradas do governo está dando força para a categoria. Muitas escolas que estavam parcialmente paradas aderiram por completo ao movimento e outras pararam parcialmente.
    Triste é, mas não podemos desistir.

    ResponderExcluir
  4. Ana,

    Hoje não tive condições físicas de ir a Assembleia, passei muito mal e fiquei aqui de casa torcendo e me comunicando por telefone com meus companheiros. Mas pelo que eles me contaram e eu ouvi pelo telefone, o pessoal está super animado.

    Segundo me contaram a Beatriz falou que esta reunião de amanhã é o que faltava para o começo das negociações.

    O momento é de união e continuarmos firmes.

    O governo está agora em desespero, falou que vai contratar 3000 professores com licenciatura plena, onde ele vai encontrar este profissional????

    Aqui na capital e região metropolitana falta professor habilitado, como já disse. Queremos ver que profissional ele vai contratar. Sem contar que esta medida é ilegal. Vamos ver como fica isto também.

    Agora, temos que confiar em Deus, como disse minha mãe, e rezar para que eles caiam em si e reslovam cumprar a lei que é a forma desta greve acabar.

    Um abraço!!

    ResponderExcluir
  5. Rangel

    Aqui no interior estamos todos em greve!

    E lutaremos até a conquista final!

    Sem o Piso não pisamos na Escola!

    Um abraço e força companheiros!

    Itanhomi presente na greve.

    ResponderExcluir
  6. Cris,
    Senti um cheiro de vitória no ar.Acredito que o governo irá resolver a questão do sala´rio no antigo sistema de remuneração, pois no subsídio, infelizmente ele já paga o piso, de forma errada, mas não há como provar o contrário. quem não fizer opção vai se arrepender ...

    ResponderExcluir
  7. Que bom Bê, ler palavras positivas nesta altura do campeonato!!!

    Se Deus quiser, agora, sai este PISO!!!

    ResponderExcluir
  8. Cris,
    Se possível, converse com a Beatriz antes da reunião de hj com o MP, pq aqui em Ipatinga, foi da reunião com o MP que saiu o acordo que beneficiou os educadores, com aumento salarial e implantação gradativa do Piso. A Câmara de Vereadores esteve representada tb, através de 2 vereadores que lutaram junto com os educadores. Por acaso algum deputado acompanhará a Beatriz hj? Ela precisa de muito apoio junto ao MP: advogado, deputado, representante de pais e se possível uma manifestação na porta do MP.
    Um abraço e espero que minhas dicas ajudem.
    Júlia

    ResponderExcluir
  9. Ontem a assembleia geral, com mais de 7000 professores em Belo Horizonte, deliberou pela continuidade da greve, que segue cada vez mais forte e crescente em todo estadado. Mesmo com a forte pressão criminosa exercida pelo governador e seus comparsas, o movimento segue a caminho da vitória, pois buscamos a justiça e estamos lutando para que se cumpra a lei. Uma coisa que escuto desde pequeno do meu pai é: "se estiver errado meu filho escute calado e conserte, mas se estiver dentro do seu direito grite, brigue e lute se preciso for", e estamos lutando fundamentados na lei, ainda que o governo tente implantar uma mentira, a verdade virá a tona e se preciso for, seremos nós (professores) as boias que manterão essa verdade na superfície desse mar de mentiras que está se transformando o governo de Minas. Peço o apoio de toda comunidade brasileira que nos ajude e aprendam conosco o que é uma democracia de fato.

    Em tempo, hoje acontecerá uma reunião entre o Ministério Público, o governo e sindicato, clamemos a Deus para que a justiça prevaleça. Firmes até a vitória!!!!
    Diego Velasco de Paula (diegovelascodepaula.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  10. muito obrigado prefessores graças a vcs nos alunos vamos perder o ano olha sei que o salario e ruim mais vcs entraram na profissao sabendo disso é uma formação cara pra granha pouco eu sei mais tipo vc como professora de matematica devia saber é conpletamente inviavel aumentar um piso de 400 pra 1200 é o triplo digamos assim imagina que vc tenha uma empregada e de uma hora pra outra ela para de trabalhar e fala que so volta se vc pagar pra ela o triplo do que ela recebe vai ser dificil nao vai? sei que é dificil de grao em grao a galinha eche o papo nao pode ser tao brusco igual vc reinvindicam vcs nao nos ensinam a ser pacientes entao onde estao seus ensinamentos entao eu quero te pedir que na proxima assembleia vote contra a greve sei que isso é um desejo seu e de todos os professores mais com 2 meses ja de greve voce acha que o governo vai ceder o triplo de piso salarial pensem essa greve ja foi muito longe eu nao tenho dinheiro pra uma escola particular ta certo que tem o lçado de voces mais olhem tambem o lado do governo e vou te falar eu como aluno era a favor da greve dos professores porque ganhando mais poderia de se dedicar a menos escolas e nao nos perjudicar mais e agora vc estao entrando em comtradição pois é exatamente o que vc estao fazendo nos prejudicando imagina cursar 3bimestres em 4meses, eram pra ser bimestres nao e no entanto o que agente aprenderia em 2 ou 3 meses nos vamos aprender em 1 e pra nos do ensino medio é pior ainda pode ser que a categoria na proxima assembleia continue optando pela greve mais eu queria pedir encarecidamente que os professores do PJS votem contra e voltem as salas. qualquer coisa desculpe-me pelo meu desabafo. obrigado
    Aluno do 2°ano do PJS.

    ResponderExcluir
  11. Olá Cris e amigos de luta

    Quando agimos juntos, o caminho a percorrer fica mais fácil e o fardo mais leve.

    "Todos somos iguais perante a lei, mas não perante os encarregados de fazê-las cumprir." (S. Jerzy Lec)

    É meu Deus, Minas tem mesmo um fora da Lei no GOVERNO: Antônio Anastasia (PSDB), mais leis federais que serão descumpridas .

    Hoje pela manhã ao ouvir o noticiário da Rádio Itatiaia a fala da secretária de Educação de Minas Gerais Ana Lúcia Gazzola, que já foi professora, reitora de universidade pública é PhD em Literatura dizer que irá contratar 3 (três) mil professores para "tampar buraco". O processo de designação senhora secretária e senhor governador é mais sério e existe lei específica. E ainda, LEI DE GREVE
    (Art.7. Lei 7783/89) parágrafo único. É vedada a rescisão de contrato de trabalhadores durante a greve, bem como a contratação de trabalhadores substitutos.
    Ninguém é obrigado a cumprir ordem que sejam contra a Lei. Atenção diretores e inspetores.
    Se isso acontecer chamem a policia."
    Comentário no BLOG do Euler http://blogdoeulerconrado.blogspot.com/)
    A educação NÃO é essencial para os outros alunos? A Lei nº 9.394 / 96 (LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
    Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
    TÍTULO I
    Da Educação
    Art. 1º. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida
    familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos
    movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

    Dos Princípios e Fins da Educação Nacional
    Art. 2º. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de
    liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno
    desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação
    para o trabalho.

    Do Direito à Educação e do Dever de Educar
    Art. 4º. O dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a
    garantia de:
    I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram
    acesso na idade própria;
    VII - oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e
    modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que
    forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola;
    IX - padrões mínimos de qualidade de ensino, definidos como a variedade e quantidade
    mínimas, por aluno, de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem
    Art. 5º. O acesso ao ensino fundamental é direito público subjetivo, podendo qualquer
    cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de
    classe ou outra legalmente constituída, e, ainda, o Ministério Público, acionar o Poder
    Público para exigi-lo.
    § 2º. Em todas as esferas administrativas, o Poder Público assegurará em primeiro lugar
    o acesso ao ensino obrigatório, nos termos de ste artigo, contemplando em seguida os
    demais níveis e modalidades de ensino, conforme as prioridades constitucionais e legais.

    TÍTULO V
    Dos Níveis e das Modalidades de Educação e Ensino
    CAPÍTULO I
    Da Composição dos Níveis Escolares
    Art. 21º. A educação escolar compõe -se de:
    I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino
    médio;
    Portal do MEC

    http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf

    Isso é caso de polícia mesmo.

    Abraço a todos e continuaremos juntos.

    "Sem PISO, não pisamos na escola."

    Gleiferson Crow
    LEIA: o Jornal do José Elias Issa
    http://leiajeissaeemg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. É meu Deus, Minas tem mesmo um fora da Lei no GOVERNO: Antônio Anastasia (PSDB), mais leis federais que serão descumpridas .

    Hoje pela manhã ao ouvir o noticiário da Rádio Itatiaia a fala da secretária de Educação de Minas Gerais Ana Lúcia Gazzola, que já foi professora, reitora de universidade pública é PhD em Letras dizer que irá contratar 3 (três) mil professores para "tampar buraco". O processo de designação senhora secretária e senhor governador é mais sério e existe lei específica. E ainda, LEI DE GREVE
    (Art.7. Lei 7783/89) parágrafo único. É vedada a rescisão de contrato de trabalhadores durante a greve, bem como a contratação de trabalhadores substitutos.
    Ninguém é obrigado a cumprir ordem que sejam contra a Lei. Atenção diretores e inspetores.
    Se isso acontecer chamem a policia."
    Comentário no BLOG do Euler http://blogdoeulerconrado.blogspot.com/)
    A educação NÃO é essencial para os outros alunos? A Lei nº 9.394 / 96 (LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
    Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
    TÍTULO I
    Da Educação
    Art. 1º. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida
    familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos
    movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

    Dos Princípios e Fins da Educação Nacional
    Art. 2º. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de
    liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno
    desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação
    para o trabalho.

    Do Direito à Educação e do Dever de Educar
    Art. 4º. O dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a
    garantia de:
    I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram
    acesso na idade própria;
    VII - oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e
    modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que
    forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola;
    IX - padrões mínimos de qualidade de ensino, definidos como a variedade e quantidade
    mínimas, por aluno, de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem
    Art. 5º. O acesso ao ensino fundamental é direito público subjetivo, podendo qualquer
    cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de
    classe ou outra legalmente constituída, e, ainda, o Ministério Público, acionar o Poder
    Público para exigi-lo.
    § 2º. Em todas as esferas administrativas, o Poder Público assegurará em primeiro lugar
    o acesso ao ensino obrigatório, nos termos de ste artigo, contemplando em seguida os
    demais níveis e modalidades de ensino, conforme as prioridades constitucionais e legais.

    TÍTULO V
    Dos Níveis e das Modalidades de Educação e Ensino
    CAPÍTULO I
    Da Composição dos Níveis Escolares
    Art. 21º. A educação escolar compõe -se de:
    I - educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino
    médio;
    Portal do MEC

    http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf

    Isso é caso de polícia mesmo.

    Abraço a todos e continuaremos juntos.

    "Sem PISO, não pisamos na escola."

    Gleiferson Crow
    LEIA: o Jornal do José Elias Issa
    http://leiajeissaeemg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Ontem a assembleia geral, com mais de 7000 professores em Belo Horizonte, deliberou pela continuidade da greve, que segue cada vez mais forte e crescente em todo estadado. Mesmo com a forte pressão criminosa exercida pelo governador e seus comparsas, o movimento segue a caminho da vitória, pois buscamos a justiça e estamos lutando para que se cumpra a lei. Uma coisa que escuto desde pequeno do meu pai é: "se estiver errado meu filho escute calado e conserte, mas se estiver dentro do seu direito grite, brigue e lute se preciso for", e estamos lutando fundamentados na lei, ainda que o governo tente implantar uma mentira, a verdade virá a tona e se preciso for, seremos nós (professores) as boias que manterão essa verdade na superfície desse mar de mentiras que está se transformando o governo de Minas. Peço o apoio de toda comunidade brasileira que nos ajude e aprendam conosco o que é uma democracia de fato.

    Em tempo, hoje acontecerá uma reunião entre o Ministério Público, o governo e sindicato, clamemos a Deus para que a justiça prevaleça. Firmes até a vitória!!!!
    Diego Velasco de Paula (diegovelascodepaula.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  14. Aluno do 2o Ano PJS e demais alunos,

    Nós estamos reivindicando como vocês bem sabem, é um direito garantido por LEI, se o governo de MInas deixou o nosso salário tão defasado a ponto deste aumento representar o dobro, o triplo ou até mesmo mais não é nossa culpa.

    Estamos exercendo um direito e é isto que está movendo a categoria.

    Gostaria de contar um pouco da história de nosso salário:

    Quando fiz concurso para lecionar no estado,o salário inicial,o básico, o piso, para que tem tivesse o chamado Magistério(Ensino Médio) era de 3 salários mínimos.Você leu certo: 3 salários mínimos o que hoje equivaleria a R$1.635,00, bem diferente do que o governo paga hoje R$369,00. Para que tivesse Licenciatura era de 5 salário mínimos. E assim por diante de acordo com a escolaridade.

    Esta era a politica salarial da época. Muitos foram os profissionais que assim como eu, saíram das escolas particulares para ingressarem no Estado que tinha uma política de valorização do educador quie estudasse e tinha um plano de carreira. Tudo conquista de muitas, muitas lutas!!!

    Portanto, estamos lutado para reconquistar a valorização que um dia os profissionais da educação já tiveram. E posso afirmar que não conseguiremos alcançar o mesmo nível de valorização daquela época.

    Mas esta conquista de agora, é a nível Nacional, e é para sempre, está na lei, portanto, nenhum governo poderá alterá-la. Terá que cumprí-la!!

    Ao conquistarmos este PISO, será o início de uma nova era para a educação, sem greves anuais, sem prejuízo para os alunos e para nós professores também!

    Não podemos e nem vamos assumir uma culpa que é do governo estadual.

    É ele, o governo, que deveria ter assumido o compromisso de cumprir uma lei tão logo foi decretada a sua constitucionalidade.

    E o que ele fez? NADA!!!Nem negociar quis, e agora, vive falando aos quatro cantos que se voltarmos irá negociar. Pura mentira, tentamos negociar o primeiro semestre todo e ele nada! Agora, ele terá que cumprir a lei!!! E é isto que estamos esperando para voltarmos a fazer o nosso trabalho com o mesmo compromisso, responsabilidade e ética de sempre!

    ResponderExcluir