terça-feira, 30 de agosto de 2011

Manifestação dos educadores em greve há 84 dias na Metropolitana C

Gente meu silêncio se deve ao fato de eu estar participando da ocupação que fizemos hoje das 9:00 às 14:00 horas no prédio da Metropolitana C.



Hoje a manhã foi movimentada aqui na capital.

Enquanto ocupávamos a Metropolitana C outro grupo de combativos colegas faziam o enterro simbólico do SUBSÍDIO na Praça Sete no centro da capital e a Beatriz se reunia com o Ministério Público Estadual. A reunião era apenas com o sindicato, amanhã é que será a reunião com o governo.

Notícias desta reunião só mesmo as que foram noticiado no Tempo.


Mas com certeza, a Beatriz deixou claro para o MP que nossa greve é pelo cumprimento da lei 11738/08 e que só voltamos para a escola com o PISO.



Quanto às manifestações, foram um sucesso!!! Alcançamos nosso objetivo.

Na Metropolitana C, chegamos e adentramos o prédio, com palavras, cartazes com frases de ordens e fazendo como sempre, muito barulho.

Fomos pegos de surpresa com uma festa que acontecia, pelo aniversário da Superintendente Maria Lúcia, isto mesmo, era aniversário dela.

Apesar de alguns funcionários afirmarem que sabíamos do aniversário e que fomos até lá pra estragar a festa confesso aqui, que não sabíamos realmente. E que este não era este o objetivo.


Tínhamos como objetivo deixar claro para todos que ali trabalham que, apesar de estarmos em lados opostos, não éramos adversários. Somos todos da mesma categoria e que nossa luta é por todos.

Outro objetivo era cobrar mais eficiência da Metropolitana C em relação a publicação de vantagens dos servidores, como biênios, quinquênios e aposentadorias.

Já que estávamos ali e que todos os funcionários estavam reunidos, aproveitamos e deixamos nosso recado: cantamos , falamos palavras de ordem e fizemos literalmente a festa, apesar das acusaçõeas.Chamamos todos para se juntarem a nós nesta lua em favor do piso.

D. Maria Lúcia muito educadamente nos disse que receberia uma comissão para conversar e que convidaria suas diretoras para participarem desta reunião.

Formou-se uma comissão com nosso combativo João Martinho(subsede de Vespasiano), Rômulo e Ronaldo( subsede de Ribeirão das Neves e Venda Nova) , eu e uma outra educadora( que me perdoe, não consigo me lembrar seu nome) .

Reunimos por volta de 2 horas com a D. Maria Lúcia e 3 diretoras, uma assessora e representantes da imprensa do governo.

Primeiramente, ouvimos atentamente a Superintendente e suas diretoras, se justificarem e lamentarem da situação precária que todos ali trabalham. Vou citar algumas: Um único funcionário para fazer biênio, um funcionário para quinquênio, outro para aposentadoria. Não podem substituir funcionário que tira licença, nem quando tiram férias. Dificuldade na informatização da vida funcional do servidor (falta computador). Disseram também que muitos atrasos são culpa das escolas.E blá, blá, blá...E novamente fomos acusados de atrapalhar o aniversário de sua amiga, que somos um bando de sem educação, que na Europa as manifestações são pacíficas (kkkk), que ali não era LUGAR PARA MANIFESTAÇÃO QUE ELES NÃO RESOLVEM SOBRE AUMENTO DE SALÁRIO E.......E.....

Só depois é que tivemos a chance de falar.

Nosso companheiro Ronaldo, que anotou todos os dados que a Maria Lúcia dizia , falou que agora tínhamos em mãos dados importantes para serem levados ao conhecimento de todos e cobrar melhorias para a Superintendência. Acrescentou que nossa greve é pelo cumprimento da lei!

Rômulo disse que estávamos ali, porque recebia muitas reclamações da Superintendência com relação ao seu trabalho ineficiente como já citei antes ,em relação aos benefícios dos servidores e que com relação ao trabalho pedagógico ficava muito a dever.

A diretora pedagógica Alessandra disse que todos os projetos pedagógicos recebidos no seu departamentos foram aprovados inclusive verbas, mas que somente 6 escolas das 180 que enviaram algum projeto.

Foi bom saber que temos esta possibilidade, porque isto a maioria das escolas não sabem.

Mas retornemos, questionei sobre os “professores substitutos” isto

sim nos incomoda e muito, onde estava a qualidade?

Alessandra ponderou que isto não acontece só no período de greve, tem uma resolução que permite qualquer um fazer o CAT. D. Maria Lúcia completou que há muito era assim: principalmente nas áreas de física, matemática. Ah!! Esta era a deixa que eu estava esperando...


Falei: Chegou no ponto que eu queria. O que faz não ter professor habilitado para suprir as necessidades das escolas e precisar do estado de recorrer a pessoas autorizadas para lecionarem? A resposta para esta pergunta é simples!! A não valorização do professor!!A partir do momento que o profissional da educação for valorizado atrairá profissionais habilitados e conseguintemente termos uma educação de qualidade. Para mim a lei do PISO aprovada é a porta de entrada para a valorização desde profissional. Por isto estamos lutando por ela com toda nossa energia e garra.

Nesta hora, a superintendente falou que o subsídio foi bom!! ( tivemos que segurar) Facilitou muito a vida de todos, principalmente na hora de aposentar não vai ter aqueles tantos de penduricalhos e que para o início de carreira era ótimo.

Engolimos e completei: Espera ai... a senhora está falando comigo que o subsídio é bom???Para quem está iniciando sim, pode até ser, mais a longo prazo não. Agora, para quem dedicou sua vida a educação....Dei meu exemplo pessoal . Faz ou não diferença???

Esses penduricalhos

que a senhora está falando fazem parte de nossa carreira. Enquanto não havia piso, eles poderiam permanecer que não incomodavam ninguém. Só agora que tivemos uma lei aprovada , um piso é que eles começaram a atrapalhar?

O governo sabia desta lei e criou este saco de pancada para a categoria.... o Subsídio que confiscou nossos direitos.Gente nem sei mais o que falei ...

João pegou a palavra se dirigindo a Maria Lúcia e pediu desculpas se atrapalhamos a sua festa de aniversário e desejou felicidades.

Disse que o governo mente e que aquela era a fala do governo.

Quem está do lado do governo defende seus interesses.

Ele falou muito... muito mais ... outros companheiros também falaram , mas não sou muito boa para escrever o que os outros falam peço perdão aqui. Consegui mal, mal escrever um pouco do que eu disse.

Ah, o assessor da imprensa do governo disse que naquele momento o MP estava em reunião com a Beatriz e que ele já havia participado de outras reuniões e que a Beatriz deixou bem claro para todos que nossa greve era pelo PISO e que amanhã a reunião seria pelo que entendi o próprio Anastasia. E que o governador sabe que em que cumprir a lei.

Percebi nesta fala que, talvez, amanhã, poderemos ter alguma surpresa em relação ao pagamento PISO( minha impressão!!)

Reafirmamos que só voltamos com o piso para a escola.

Agradecemos e quando estávamos nos finalmente o pessoal que estava enterrando o subsídio na Praça Sete chegou fazendo o maior barulho.

Nosso companheiro Rômulo falou para D. Maria Lúcia: “Prefira o barulho da democracia do que o silêncio da ditadura” .

Reunião encerrada, descemos, conversamos colocamos nossos companheiros a par da conversa, almoçamos e nos juntamos a eles no rol de entrada até as 14:00 h.

Foi basicamente isso que aconteceu na Superintendência C, neste dia 30/08/11.


AMANHÃ, TEMOS UM ENCONTRO MARCADO ÀS 14:00 HORAS NO PÁTIO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, PEDIMOS A TODOS QUE PUDEREM, IR DE PRETO!!!!



comentários:

Anônimo disse...

Mas, e aí? Quais foram os assuntos abordados com a superintendente? E os representantes do governo, o que disseram?
Queremos detalhes Cris, por favor!

Anônimo disse...

Cris, boa noite!
Você fez um excelente relatório do dia de hoje. Parabéns! E SEM O PISO NÃO VOLTAMOS PARA A ESCOLA. FORÇA SEMPRE...ATÉ AMANHÃ NA ASSEMBLÉIA... DE BLUSA PRETA E COM MUITO ORGULHO.
AMPLEXOS,
Elenice Vidal Prata

Anônimo disse...

GENTE NÃO SE ESQUEÇAM: AMANHÃ TODOS DE PRETO, VIU?

Anônimo disse...

Que mesa de festa colorida, hem???

.

Cristina Costa disse...

Anônimo (21:00)

Acho que você está confundindo o caixão do subsídio com a mesa de festa!!!kkkkkk

Waender disse...

Valeu companheira Cris!
Aqui em Gov. Valadares a greve está crescendo!
Vamos conquistar o piso!

disse...

Êta gente dura na queda!!!
Muito boa essa atividade de hoje, hein? Amanhã o dia promete!

Anônimo disse...

professora qual o seu twitter pra eu te seguir?
Raphael

Anônimo disse...

Cris, o que vai ser de nós? Passei na porta da minha escola agora a noite e está com um cartaz no portão dizendo que as aulas recomeçam amanhã...
SOCORRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mariana disse...

Que decepção!!!!!!!!!! Ofereceu minguados R$712,00 e só para o professor, eu sou ATB tô fora da jogada então...
Será que fiz papel de palhaça esses dias todos em que estava de greve?
Vá estudar a Lei primeiro senhor governador, pra depois fazer proposta.
Mariana

Mariana disse...

Cris,
E onde fica a proporcionalidade para as outras carreiras da educação? Sou ATB e estou na luta desde junho, não vou ganhar nada com isso? Nem os minguados R$712,00?
Meu Deus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Mariana

Anônimo disse...

Se as propostas do governo continuarem contemplando somente os professores, vou voltar a trabalhar...
Creuza ASB

Ana disse...

É, já me ligaram da escola agora a noite dizendo que todos voltarão amanhã, perderam as esperanças...
Mas eu NÃO volto de jeito nenhum, só com o meu PISO.
Ana

Ana disse...

Cris,

Assim como vc descreveu em detalhes o dia de ontem, peço que faça com o dia de hoje(31/08), conte-nos os detalhes dos acontecimentos, sua impressão sobre os fatos e tudo mais que puder, por favor.
Muito obrigada. Ana

Cristina Costa disse...

Raphael Meu twitter: @mcriscostabh

15 comentários:

  1. Mas, e aí? Quais foram os assuntos abordados com a superintendente? E os representantes do governo, o que disseram?
    Queremos detalhes Cris, por favor!

    ResponderExcluir
  2. Cris, boa noite!
    Você fez um excelente relatório do dia de hoje. Parabéns! E SEM O PISO NÃO VOLTAMOS PARA A ESCOLA. FORÇA SEMPRE...ATÉ AMANHÃ NA ASSEMBLÉIA... DE BLUSA PRETA E COM MUITO ORGULHO.
    AMPLEXOS,
    Elenice Vidal Prata

    ResponderExcluir
  3. GENTE NÃO SE ESQUEÇAM: AMANHÃ TODOS DE PRETO, VIU?

    ResponderExcluir
  4. Que mesa de festa colorida, hem???

    ResponderExcluir
  5. Anônimo (21:00)

    Acho que você está confundindo o caixão do subsídio com a mesa de festa!!!kkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Valeu companheira Cris!
    Aqui em Gov. Valadares a greve está crescendo!
    Vamos conquistar o piso!

    ResponderExcluir
  7. Êta gente dura na queda!!!
    Muito boa essa atividade de hoje, hein? Amanhã o dia promete!

    ResponderExcluir
  8. professora qual o seu twitter pra eu te seguir?
    Raphael

    ResponderExcluir
  9. Cris, o que vai ser de nós? Passei na porta da minha escola agora a noite e está com um cartaz no portão dizendo que as aulas recomeçam amanhã...
    SOCORRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Que decepção!!!!!!!!!! Ofereceu minguados R$712,00 e só para o professor, eu sou ATB tô fora da jogada então...
    Será que fiz papel de palhaça esses dias todos em que estava de greve?
    Vá estudar a Lei primeiro senhor governador, pra depois fazer proposta.
    Mariana

    ResponderExcluir
  11. Cris,
    E onde fica a proporcionalidade para as outras carreiras da educação? Sou ATB e estou na luta desde junho, não vou ganhar nada com isso? Nem os minguados R$712,00?
    Meu Deus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Mariana

    ResponderExcluir
  12. Se as propostas do governo continuarem contemplando somente os professores, vou voltar a trabalhar...
    Creuza ASB

    ResponderExcluir
  13. É, já me ligaram da escola agora a noite dizendo que todos voltarão amanhã, perderam as esperanças...
    Mas eu NÃO volto de jeito nenhum, só com o meu PISO.
    Ana

    ResponderExcluir
  14. Cris,

    Assim como vc descreveu em detalhes o dia de ontem, peço que faça com o dia de hoje(31/08), conte-nos os detalhes dos acontecimentos, sua impressão sobre os fatos e tudo mais que puder, por favor.
    Muito obrigada. Ana

    ResponderExcluir
  15. Raphael Meu twitter: @mcriscostabh

    ResponderExcluir