quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Greve de fome X tropa de choque.


Últimas notícias...

Pelo twitter:

Fernando Oliveira
- Professores fazem Procissão pelos corredores da


106 dias de greve dos professores de Minas Gerais: Greve de fome X tropa de choque.

Frei Gilvander Moreira[1]

Dia 21/09/2011, um dia após cerca de 9 mil professoras/res da Rede Estadual de Educação do estado de Minas Gerais, na 14ª Assembleia Geral, aprovarem com grande entusiasmo a continuidade da greve até a vitória, greve que já dura 106 dias, professores fazem greve de fome, enquanto o governador Anastasia manda a tropa de choque para tentar intimidar.

Em Vigília desde ontem na Assembleia Legislativa de Minas – ALMG -, centenas de professoras/res acompanham a greve de fome da professora Marilda e do técnico em educação Abdon, hoje, já no 3º dia. Logo ao raiar do dia a tensão começou, pois os professores fecharam todas as entradas que dava acesso ao prédio da ALMG, inclusive a entrada do estacionamento privativo para deputados. A tropa de choque chegou cuspindo fogo. Ameaçou agredir os grevistas que acabaram abrindo as entradas da ALMG. Mas dezenas de policiais montados em grandes cavalos – cavalaria -, policiais com cães, dezenas de viaturas com dezenas de policiais da tropa de choque e de outros batalhões estiveram o dia inteiro de olho nos professores. Quem passava perguntava: “Os professores são tão perigosos assim? Precisam ser vigiados pela tropa de choque?” Uma professora advertiu: “Só da nossa escola – Escola Maria Amélia Guimarães -, em 2010, nove estudantes foram assassinados. Quando na escola precisamos de polícia, ligamos para o 190, mas dificilmente aparece algum policial para nos proteger.” Um tenente que pediu para não ser identificado lamentou: “Nas escolas quando somos chamados, na maioria das vezes não nos mandam ir, mas aqui, onde os professores estão lutando pelos seus direitos – causa justa – somos mandados para insuflar o terror.”

À truculência e intransigência do Governador Antonio Anastasia (PSDB + DEM), os professores estão respondendo com luta aguerrida e, inclusive, com greve de fome, arma espiritual que derruba até dragão.

Há três dias Marilda e Abdon estão em greve de fome. Marilda de Abreu Araújo, 59 anos, de Divinópolis, MG, é professora há 32 anos. Ela se preparou uma semana para fazer greve de fome. Ela disse: “Iniciei a greve de fome, porque estamos em greve há 106 dias e, infelizmente, o governador Antonio Anastasia continua intransigente. Paramos de comer para que o Anastasia se abra ao diálogo. Aos professores que ainda não entraram em greve digo: a luta não pode ser isolada. Venham para a luta para sairmos vitoriosos. Aos pais pedimos compreensão. Temos responsabilidade com a educação pública. Faremos o melhor para que os estudantes não saiam prejudicados. Há pais que vieram nos visitar e queriam ficar aqui conosco em greve de fome, mas os exortamos a ajudar de outras formas. Participei de todas as greves em 32 anos como professora. O que mais me marca nessa greve é a intransigência do governador Anastasia.”

Abdon Geraldo Guimarães, 39 anos, também em greve de fome há três dias. Ele é técnico em educação há 9 anos. Pai de três filhas, duas das quais gêmeas de três meses. Ele diz: “Precisamos abrir negociação. Estamos com nossos salários cortados há 2 meses e já se vai para o 3º mês sem salário. As dificuldades para quem está na greve são enormes. Ao Anastasia peço respeito aos educadores. Atenda as nossas justas reivindicações. Aos professores que ainda não estão em greve digo: “Conscientizem-se da necessidade de reivindicar o piso salarial nacional, Lei Federal 11.738/08, hoje, R$1.187,00, mas em janeiro de 2012 passará para R$1.384,00. É hora de sermos solidários.” Aos estudantes e pais digo: “Estamos lutando não apenas por melhores salários, mas por educação pública de qualidade sob todos os aspectos. O mais marcante nessa greve é a garra de milhares de colegas educadoras/res que não arredarão o pé da luta até a conquista do piso salarial nacional.”

O professor Luciano Mendes de Faria Filho, em Carta aberta ao desembargador Roney Oliveira, disse: “Bastaria ver a Praça da Liberdade na sexta-feira (dia 16/09/2011, na noite da inauguração do Relógio da COPA: 1.000 dias para o início da COPA.). O "gás de pimenta" pode "ser fogo", como disse, em mensagem eletrônica uma professora que lá estava: "Para quem nunca inalou gás de pimenta, a sensação é a seguinte: um fogo na cara, um ódio no coração e muita tosse". Mesmo sem a cobertura da fumaça, foi lá que o Estado de Minas, por meio de seus agentes legalmente constituídos, nos deu uma péssima lição de cidadania. Penso, Senhor Desembargador, que o episódio da Praça da Liberdade, este sim, merecia uma rápida investigação e a punição exemplar daqueles que, atualizando o que há de pior em nossa história, violentaram não apenas os professores, mas todos nós, cidadãos deste país.”

Uma notícia animou a todos hoje. A Governo Federal, em 2012, repassará ao governo de Minas 1,115 bilhões de reais do FUNDEB[2]. Será que o governo Anastasia vai continuar dizendo que não tem dinheiro? O Governo Anastasia concedeu 102% de reajuste para a polícia militar. Um coronel ganhará E$38.000,00.

No final da tarde, foi feita uma reunião com dezenas de representantes de sindicatos, movimentos sociais do campo e da cidade e apoiadores. Várias ações concretas de reforço da greve estão sendo planejadas.

Os bispos do Leste II – Minas Gerais e Espírito Santo -, em Nota Pública, demonstraram preocupação com o impasse criado pela greve dos professores e exortaram o Governo Anastasia a se abrir ao diálogo e a negociação que atenda as reivindicações dos educadores.

Enfim, quem luta educa. O governo Anastasia está dando uma lição de ignorância, de intransigência, com propagandas enganosas, ameaças e pedagogia do medo. Por outro lado, os professores, inclusive com greve de fome, estão dando uma aula magna para toda a sociedade. Feliz quem tiver ouvidos para ouvir!


[1] Mestre em Exegese Bíblica, professor, frei e padre carmelita, professor de Teologia Bíblica, assessor da CPT, CEBI, SAB e Via Campesina; e-mail: gilvander@igrejadocarmo.com.brwww.gilvander.org.brwww.twitter.com/gilvanderluis

[2] Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização do Magistério.


http://www.gilvander.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=123:106-dias-de-greve-de-fome-dos-professores-de-minas&catid=31:artigos&Itemid=46



Comentários:

Anônimo disse...

Vejo estas cenas, e penso, por que todos os PROFESSORES não estão também lá, juntos aos colegas que se doam "de corpo e alma" por uma causa que é para todos, mas que apenas alguns investem nela e dela fazem sua bandeira, suas vidas!É impossível não se emocionar ao ver essa bravura dos colegas, tentando quebrar as "correntes" e matar a "fome" da dignidade e do respeito!
É triste ver uma PROFESSORA aos prantos, numa casa que deveria ser a casa de espalhar a justiça, mas que se verga aos favores do dinheiro e do egoísmo de quadrilha!Por quanto tempo mais teremos que mendigar, bater às portas destas que se dizem JUSTIÇA, para que tenhamos nosso direito atendido! Não queremos o salário dos juizes, dos promotores, dos deputados, dos desembargadores, dos coronéis ou do governador, queremos sim e tão somente o PISO Nacional dos Educadores desta Minas Gerais, que não parece ter o tamanho que tem! A quem mais recorrer? Quem terá enfim, o sentimento patriota, mineiro ou brasileiro, de inverter esses valores? Reestabelecer a paz, a justiça e a EDUCAÇÃO que Minas merece, que nós Educadores que somos, merecemos? Até quando?

Força na luta pessoal, nossa força vem da qualidade daquilo que ensinamos!

Vera Ribeiro - Guaxupé

Anônimo disse...

uma ideia!! gente estou zerada, sem dindin para nada!! meus filhos que estão me emprestando!! não tenho nem dinheiro para ir a assembleia terça feira que seria a passagem de 7,00!!o sindicato poderia organizar um bazar em cada cidade para nós professores em greve!!temos muitas roupas entulhadas em nossos guarda roupas que poderia ser vendidos neste bazar!sapatos,enfim tudo que dá para ser usado novamente!!Seria uma forma de arrumarmos uns trocados!!o dinheiro que cada um arrecadasse seria do professor!! Este professor teria que comprovar que está realmente em greve para ter sua barraca neste bazar!!pq está osso!! muita gente está voltando por isso!!

maria - contagem

Anônimo disse...

Boa noite companheiros de luta!
Aqui em Montes Claros o dia começou quente...
Logo às seis horas da manhã professores do nosso NDG, (MIGUEL, CARLOS ATHAYDE, CÉLIO, MURILO E IARA) E UM JOVEM DE UM DOS MOVIMENTOS ESTUDANTIS DA CIDADE (MATEUS), acorrentaram-se na porta de entrada da Superintência Regional de Ensino. Outros colegas panfletavam, falavam palavras de ordem e tentavam convencer futuros TAMPÕES, a não se prestar ao (dês) governo. Houve cobertura de toda a imprensa. OS ACORRENTADOS permaneceram no local até o fim do expediente às 18:00hs e SE MANTIVERAM EM GREVE DE FOME NESSE DIA. Tivemos a presença dos trabalhadores em greve do Correio, que compareceram nesse ato pra fortalecê-lo.

Visitamos algumas escolas, conversamos com vários professores "desinformados" e o melhor aconteceu na Escola que trabalho onde em reunião CONSEGUIMOS SENSIBILIZAR ALGUNS COLEGAS QUE PENSAVAM EM ABANDONAR A LUTA E VOTAMOS A CONTINUIDADE DA GREVE POR TEMPO INDETERMINADO!

COM LUTA, COM GARRA, O NOSSO PISO SAI NA MARRA!!!

Professor Odair josé

Anônimo disse...

cris acabei de entrar no blog do euler e disse que se eu continuase poderia ser infectado por um virus. amanha vamos fazer uma manifestaçao na porta da superintendencia de manhuaçu. venham todos ate a vitoria .

Cristina Costa disse...

Bom dia pessoal,

Aconteceu o mesmo comigo quando tentei entrar no blog do Euler, mas eu continuei mesmo assim e não aconteceu nada. Ele já sabe desde problema. Mude de navegador que dá pra entrar.

Deve ser intriga da oposição!!rsrsrsr
Um elefante incomoda muita gente, dois elefantes incomodam muito mais,......

5 comentários:

  1. Vejo estas cenas, e penso, por que todos os PROFESSORES não estão também lá, juntos aos colegas que se doam "de corpo e alma" por uma causa que é para todos, mas que apenas alguns investem nela e dela fazem sua bandeira, suas vidas!É impossível não se emocionar ao ver essa bravura dos colegas, tentando quebrar as "correntes" e matar a "fome" da dignidade e do respeito!
    É triste ver uma PROFESSORA aos prantos, numa casa que deveria ser a casa de espalhar a justiça, mas que se verga aos favores do dinheiro e do egoísmo de quadrilha!Por quanto tempo mais teremos que mendigar, bater às portas destas que se dizem JUSTIÇA, para que tenhamos nosso direito atendido! Não queremos o salário dos juizes, dos promotores, dos deputados, dos desembargadores, dos coronéis ou do governador, queremos sim e tão somente o PISO Nacional dos Educadores desta Minas Gerais, que não parece ter o tamanho que tem! A quem mais recorrer? Quem terá enfim, o sentimento patriota, mineiro ou brasileiro, de inverter esses valores? Reestabelecer a paz, a justiça e a EDUCAÇÃO que Minas merece, que nós Educadores que somos, merecemos? Até quando?

    Força na luta pessoal, nossa força vem da qualidade daquilo que ensinamos!

    Vera Ribeiro - Guaxupé

    ResponderExcluir
  2. uma ideia!! gente estou zerada, sem dindin para nada!! meus filhos que estão me emprestando!! não tenho nem dinheiro para ir a assembleia terça feira que seria a passagem de 7,00!!o sindicato poderia organizar um bazar em cada cidade para nós professores em greve!!temos muitas roupas entulhadas em nossos guarda roupas que poderia ser vendidos neste bazar!sapatos,enfim tudo que dá para ser usado novamente!!Seria uma forma de arrumarmos uns trocados!!o dinheiro que cada um arrecadasse seria do professor!! Este professor teria que comprovar que está realmente em greve para ter sua barraca neste bazar!!pq está osso!! muita gente está voltando por isso!!

    maria - contagem

    ResponderExcluir
  3. Boa noite companheiros de luta!
    Aqui em Montes Claros o dia começou quente...
    Logo às seis horas da manhã professores do nosso NDG, (MIGUEL, CARLOS ATHAYDE, CÉLIO, MURILO E IARA) E UM JOVEM DE UM DOS MOVIMENTOS ESTUDANTIS DA CIDADE (MATEUS), acorrentaram-se na porta de entrada da Superintência Regional de Ensino. Outros colegas panfletavam, falavam palavras de ordem e tentavam convencer futuros TAMPÕES, a não se prestar ao (dês) governo. Houve cobertura de toda a imprensa. OS ACORRENTADOS permaneceram no local até o fim do expediente às 18:00hs e SE MANTIVERAM EM GREVE DE FOME NESSE DIA. Tivemos a presença dos trabalhadores em greve do Correio, que compareceram nesse ato pra fortalecê-lo.

    Visitamos algumas escolas, conversamos com vários professores "desinformados" e o melhor aconteceu na Escola que trabalho onde em reunião CONSEGUIMOS SENSIBILIZAR ALGUNS COLEGAS QUE PENSAVAM EM ABANDONAR A LUTA E VOTAMOS A CONTINUIDADE DA GREVE POR TEMPO INDETERMINADO!

    COM LUTA, COM GARRA, O NOSSO PISO SAI NA MARRA!!!

    Professor Odair josé

    ResponderExcluir
  4. cris acabei de entrar no blog do euler e disse que se eu continuase poderia ser infectado por um virus. amanha vamos fazer uma manifestaçao na porta da superintendencia de manhuaçu. venham todos ate a vitoria .

    ResponderExcluir
  5. Bom dia pessoal,

    Aconteceu o mesmo comigo quando tentei entrar no blog do Euler, mas eu continuei mesmo assim e não aconteceu nada. Ele já sabe desde problema. Mude de navegador que dá pra entrar.

    Deve ser intriga da oposição!!rsrsrsr
    Um elefante incomoda muita gente, dois elefantes incomodam muito mais,......

    ResponderExcluir