quarta-feira, 26 de maio de 2010

AOS MEUS COMPANHEIROS DE LUTA...


O texto abaixo acabo de escrever, para os meus antigos amigos e os novos companheiros professores com quem tive oportunidade de conviver, conversar, formar opiniões e acima de tudo, reconhecer em cada um suas qualidades mais secretas e aos quais tive o orgulho e graça Divina de dividir momentos de muitas emoções que ninguém poderá tirar de mim!!! E resolvi compartilhar com todos vocês que por ventura abrirem este BLOG:




"Bom dia, meus antigos e novos companheiros e amigos professores de luta!!!

Esta noite, tive um pesadelo horrível!! Acordei gritando e em prantos que a maioria dos profissionais da Educação que estavam na Assembleia de ontem, votaram para acabar com a greve! Sem a nossa principal reivindicação o PISO salarial ter avançado um milímetro nas negociações... !!! EU GRITAVA, GENTE E O SALÁRIO???? O PISO????COMO FICAM????


Meu marido me sacudiu, consolou e me vez voltar a triste realidade que não foi um pesadelo, que realmente a greve tinha acabado.


Confesso que fiquei até confusa na hora: "Meu Deus então é verdade!" Acordei de madrugada e cai na TRISTE realidade.


Pensei, pensei e cheguei à conclusão que o pior de tudo no meu caso, foi voltar para casa somente com minha amiga Ana Patricía, longe dos meus amigos de luta!


Sem ninguém para desabafar, ouvir, trocar ideias (senti pena do coitado do marido dela).O celular foi meu melhor amigo naquele momento de dor! Ligava sem para os meus afetos: marido,irmã, mãe,amigo(A)s,mães de amigas minhas,cunhada,até pro meu sogro, para quem estava no ônibus de Vespasiano e São José da Lapa nem sem quantas vezes....!!!!


A solidão que senti doia tanto que incomodava profundamente meu corpo, meu coração, doia na alma!!! Estar longe de meus companheiros de caminhada e luta era tudo que não poderia acontecer comigo!!! Eu me conheço!!!...


Como eu queria me teletransportar para aquele ônibus e estar perto dos meus companheiros de caminhada e luta!!! Compartilhar minhas desilusões, frustações, impotência e tantos sentimentos que nem sei classificar, com aqueles que estavam realmente juntos comigo o tempo todo!




Mas agora, depois do susto... Penso e tenho a convicção que se quisermos mudar este cenário e recuperar a nossa dignidade verdadeiramente, devemos ser claros com o nosso Sindicato!!! Não vamos aceitar sermos manipulados MAIS, NUNCA MAIS....


SE NÃO CONSEGUIRMOS O PISO, DIGO E REPITO, PISO, NÃO DEVEMOS COMEÇAR O ANO LETIVO EM 2011!!!!
ATÉ QUE NOSSO SALÁRIO SEJA REAJUSTADO!
NÃO DEVEMOS COLOCAR MAIS NADA , NADA NA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES- ESTA É A MINHA SUGESTÃO PARA O SINDICADO.


VOU FALAR ISTO, NA REUNIÃO QUE TEREMOS NA ESCOLA HOJE ÀS 13:00 HORAS PARA JOÃO MARTINHO E CLAUDIA LUÍZA E TODOS QUE ELÁ TIVEREM.


ESTAREI ENVIANDO UM EMAIL PARA O SINDUTE COM ESTA SUGESTÃO!!!


NÃO COMEÇAR O ANO LETIVO 2011, CHEGA DE PROMESSAS, CHEGA!!!!!!!
TEMOS QUE TER CORAGEM E COMPETÊNCIA PARA MOBILIZAR NOVAMENTE A NOSSA CLASSE E O SINDICATO SER HONESTO A PONTO DE NOS FALAR CLARAMENTE ATÉ QUE PONTO ELES ESTÃO DISPOSTOS A ENFRENTAR OS DONOS DO PODER SEM DESISTIR E RECUAR NO MEIO DO CAMINHO, PORQUE SENÃO ACABOU MESMO A CATEGORIA!!!!


O GRANDE, CALOROSO E FRATERNO ABRAÇO EM GOSTARIA DE TER DADO A TODOS VOCÊS QUE FICARAM ATÉ O ÚLTIMO SUSPIRO, EU DEIXO AQUI AGORA!!!!.


Cristina Costa, professora de Matemática da E.E. Padre José Senabre" Vespaiano


( AINDA BEM QUE TEMOS "CTI" NA NOSSAS ESCOLAS)


QUEM ESTAVA NA ASSEMBLEIA ONTEM PODE PRESENCIAR ESTA MARAVILHOSA IMAGEM!!!



PARECIA QUE OS DEUSES ESTAVAM NOS AVISANDO, NOS ACALENTANDO E NOS DANDO FORÇAS PARA O QUE NOS ESPERAVA!!!!


.

5 comentários:

  1. Cristina. Fiquei imensamente emocionada com a sua carta. Acredito que tanta emoção advem do envolvimento com a causa e também do amadurecimento profissional, político e intelectual. Você, assim como eu, tem uma nova compreensão da realidade. Essa, talvez, tenha sido a maior conquista. Veja bem: João, há tantos anos, vem lutando por nós, educadores, muitas vezes sozinho, pelo menos em nossa escola. Muitos até debochavam dele,falavam que ele era bobo, mas ele desistiu da luta? Não!!! Muito pelo contrário, levou mais gente para a luta. Tanto é que hoje, compartilhamos com ele todas as alegrias e tristezas do movimento. Neste momento, somos como a fênix - um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. Outra característica é sua força que a faz transportar em voo cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chega a carregar elefantes. Podendo se transformar em uma ave de fogo.

    Assim, acredito que, nossa greve, além de muitas amizades, sorrisos e choros trocados, nos fez renascer como categoria, vimos que somos fortes sim, não tivemos uma conquista financeira (claro que era nosso grande interesse) mas a participação de cada um, principalmente a sua, que foi uma surpresa maravilhosa, não tem preço. Até o nosso esclarecimento, compreensão política da situação, foi um aprendizado enorme. Nada paga, ninguém tira. E esta mágoa, que hoje carregamos, dará forças, a todos nós, para não calarmos, não perdermos a voz, gritarmos mais alto, principalmente no dia 03 de outubro. Avante, companheira!!! Você + todos nós, somos fênix, ressurgiremos mais fortes e lutaremos mais ainda. A luta deve continuar!!! Afinal, esta é a nossa categoria!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amiga, por estas belas e sábias palavras!

    Sei que são verdadeiras e concordo com você; crescemos e aprendemos muito neste movimento e aprendemos a valorizar mais aqueles que sempre lutaram por nós e que muitas vezes, fomos até mesmo omissas.

    Todo professor, digo, todo profissional da educação tinha que vivenciar pelo menos uma vez na vida um movimento como este que, como vc disse, conquistamos coisas que ninguém mais nos tira!!!

    A batalha foi vencida mas a guerra, não! Estamos vivos e a luta continua!

    ResponderExcluir
  3. CRISTINA; A dor vai passando e a gente pode fazer outra análise, já podemos até rir.

    Parece menino aprendendo a andar de bicicleta: cai, levanta e tenta outra vez.

    Você já está lançando o movimento grevista de 2011. Até já determinou a pauta. Pode???
    Vai gostar de greve assim lá longe!!! kkkkkkkk -

    SE NÃO CONSEGUIRMOS O PISO, DIGO E REPETO, PISO, NÃO DEVEMOS COMEÇAR O ANO LETIVO EM 2011!!!!
    ATÉ QUE NOSSO SALÁRIO SEJA REAJUSTADO!
    NÃO DEVEMOS COLOCAR MAIS NADA , NADA NA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES- ESTA É A MINHA SUGESTÃO PARA O SINDICADO.

    ResponderExcluir
  4. É ISTO MESMO!!!!

    PRA QUEM FALOU QUE NUNCA MAIS IRIA FAZER GREVE..

    EU ESTOU BEM ANIMADA!

    TEMOS QUE RIR MESMO AMIGA!!!!

    ResponderExcluir
  5. Cristina e Adriana,
    É bom ver o ânimo de vocês. Amei !
    Realmente deve ser assim. Precisamos acreditar. Amanhã será outro dia. Estava ontem com o rádio ligado na Itatiaia e Eduardo Costa estava numa Escola Estadual em Belo Horizonte entrevistando os professores e eles falando da descrença deles.
    Não estamos sozinhas.Foi uma reportagem muito boa.
    É assim mesmo gente.A vida é feita de pequenos detalhes e destes, a gente vai levando.
    Tem um pensamento que diz "o pessimista queixa-se do vento o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas"
    Temos sim Cristina, que ajustarmos as nossas velas antevendo o futuro.Com certeza ele deverá ser diferente, porque construímos no hoje bases sólidas né ? Acredito, que vocês tiraram grandes ensinamentos deste movimento e o maior é juntos somos fortes, juntos temos força. E os "ditos poderosos" têm medo quando as forças se juntam.
    Temos sim, que olhar para frente e do alto, pois a nossa luta é nobre.
    Um abraço grande
    Santuza

    ResponderExcluir