quarta-feira, 26 de maio de 2010

SOLIDARIEDADE DE UMA AMIGA EDUCADORA

Obrigada, minha amiga, Santuza, você sempre solidária a nossa luta, sempre a favor da educação, da justiça e da honra!

Vou confessar publicamente, não aguentaria te ver naquele momento, por tudo que já passamos juntas na escola, a favor dos alunos, de uma educação de qualidade, sabendo que para isto o profissional tinha que ser valorizado... e isto não dependia da direção de uma Escola e sim do Governo.

E nós, sempre esperançosas!!!Quando me lembro... daquele tempo, que saudades!!!! Conseguíamos "tirar água de pedra" era simplesmente FANTÁSTICO!!!

Olha, ainda bem que continuamos assim, pois temos certeza que dentro de nosso peito tem um coração que pulsa!!! Um grande e caloroso abraço!Cristina


Compartilho com vocês o texto que a amiga e eternas Educadora Santuza Fonseca escreveu para mim e meu companheiro Euler:


" Companheiros de utopia,


Que tristeza!


Não tenho outra palavra para me dirigir a vocês. Durante 48 dias tenho acompanhado a movimentação da nossa classe em prol da valorização profissional através dos blogs, porque da imprensa a gente nada sabia, ou quando divulgavam algo, as informações não eram confiáveis.


Agradeço a vocês o carinho de me manterem atualizada.


Como educadora e batalhadora pelas questões sociais não poderia ficar ausente num momento em que a minha classe se mobilizava. Muitas vezes quis ir às manifestações que aconteciam às terças-feiras, mas uma coisa ou outra sempre impediam. Encantava-me ver pela televisão ou pelas fotos dos blogs a luta e a alegria dos companheiros em prol da causa Ontem eu disse, hoje não tem jeito. Quero participar da passeata e soltar também o meu grito de revolta.


Com o silêncio da imprensa, com as propagandas enganosas do governo eu pensava: “esta greve vai dar resultado. O governo está com medo, tanto é que está publicando mentiras”.


Busquei na memória a maior greve que participei a de 1979. Eu iniciando na carreira do magistério. Foi um movimento inesquecível. De lá conseguimos grandes vitórias.


Aí, veio a greve de 2010. Salários achatados, desvalorização profissional me fizeram pensar, que desta vez seria diferente. Os profissionais da educação estavam passando pelos piores momentos. Pensei que eles não iriam recuar diante das intimidações que com certeza viriam. Gente, nós estamos ganhando menos que um policial (não é querer desmerecer).


Ontem na assembléia eu vi o céu e o inferno. Vi o céu pelo número de educadores, pelas manifestações, pelos cartazes e faixas. Conversando com pessoas que estavam ao meu lado eu comentava “_ esta greve não vai acabar, o pessoal está muito convicto”. Vi o inferno quando a Beatriz começou a sua fala, notei que algo tinha mudado. O Comando havia resolvido abortar o movimento. (Desculpem-me não sei a quê preço) Uma pessoa comentou perto de mim –“esta mulher está numa cilada inflamou o povo a entrar em greve e agora parece que ela quer parar e o povo não quer”.


Sabemos o poder do poder. Ele assusta. E as pessoas como num jogo, como que marionetes se deixam levar pelas armadilhas. Aí vem o descrédito. Aí vem a decepção. Vem a dor. E essa dor infelizmente faz com que a cada dia deixemos de ter confiança no ser humano. Deixamos a esperança morrer. Continuando a vida tal qual ela se nos apresenta. Sem luta, sem garra. Viver por viver.


Foi este o sentimento que vi nas pessoas, quando saí. No ponto de ônibus ouvi várias pessoas dizendo “_ não entro mais em greve”. Sei que é o sentimento de momento. Mas que é triste é. É um sentimento de abandono. Tenho certeza que como eu, muitos não conseguiram dormir direito. Não tive “coragem” nem de me encontrar com vocês. Fui na expectativa de voltarmos juntos no ônibus.Mas o meu estado de ânimo não permitiu. Juro a vocês eu chorei. Chorei por mim, por todas aquelas pessoas que ali estavam com um objetivo, chorei lembrando de vocês.Do ardor com que vocês me passavam os e-mails e da esperança que tinham. Não agüentei encontrar-me com Cristina, com Euler com João Martinho, com Cláudia e tantos outros companheiros de garra. Pensei quantas vezes mais teremos de lutar para sermos reconhecidos. Vejam bem, já me aposentei. Nos meus 26 anos de trabalho houve movimentos de greve e até hoje não conseguimos sensibilizar nenhum governante, parlamentar, sociedade, imprensa de que o nosso movimento é legítimo. Eu não agüento mais ouvir falar que as pessoas reconhecem o nosso trabalho, que o nosso movimento é justo, mas nós precisamos pensar também no momento. E quando será o NOSSO MOMENTO?


Não estou boa para escrever hoje. Estou muito piegas e depressiva.


Mas gostaria de cumprimentar vocês pela luta, pela ousadia de sonhar. É isto mesmo o que mantém o ser humano é o sonho. E este, nós não podemos deixar que morra.


Haveremos de vislumbrar dias gloriosos para nós educadores e para a Educação.


Com um carinho extremado


Da companheira de sonhos"


Santuza


.

10 comentários:

  1. Prezada Professora Cristina Costa. Sei que há um sentimento de amarga decepção com o que houve. A decisão foi muito difícil de tomar, tanto é que eu me abstive, porque não sabia o que decidir. Ambas as decisões trazem em si um prejuízo para nós. Suspender a greve e confiar numa comissão que irá se reunir para elaborar um projeto que a gente não sabe se a Assembleia votará em tempo hábil. Por outro lado continuar a greve significaria romper as negociações com o governo, ver pessoas estranhas assumindo as nossas cátedras, e talvez fóssemos forçados a voltar por ordem de algum juiz (devidamente provocado pelo Ministério Público. Aí seria pior, pois em vez de voltarmos por nossa livre e espontânea vontade,voltaríamos pelo temor de sermos presos.

    O que devemos fazer, companheira Cristina (permita-me assim chamá-la)é acompanharmos não só as reuniões da comissão, como a votação da Assembleia, e mais do que nunca, quando a Assembleia Legislativa se reunisse para votar o orçamento, PRESSIONARMOS os deputados para que eles ASSEGUREM os recursos que irão permitir ao Estado o pagamento do nosso PISO.

    ResponderExcluir
  2. Companheiro, João Paulo, vc tem razão em suas colocações.
    Obrigada por suas palavras consoladoras,neste momento.
    Temos sim que ficarmos atentos a estas questões e outras.Vc tem razão!

    Dei como sugestão,não sei se viável ou não:
    " Não iniciar o ano letivo de 2011, se não formos atendidos na nossa principal reivindicação que é o Piso."

    Agora, já consigo ver assim: perdemos a batalha mas não perdemos a guerra!

    Até a próxima e obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Carta bonita e profunda, de grande inspiração. Só uma pessoa engajada na luta social e sensível como a Santuza, que além de tudo é também educadora, poderia escrever essas palavras. Eu já havia comentado com a companheira Cristina que ontem foi o dia do choro. É que os guerreiros, os lutadores, também choram. E havia dito também para a Cristina que, apesar de não termos conseguido o que queríamos desta vez, valeu a pena, por tudo o que fizemos. Lembrando o grande poeta Fernando Pessoa: "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena".
    E a Santuza tem razão: já estamos cansados deste negócio de "futuro" toda vez que falam da Educação. Ninguém vive o futuro, mas o momento. Por isso num futuro bem próximo do nosso momento, espero que nas nossas lutas saibamos lembrar deste sentimento.

    Um forte abraço na Santuza e na Cristina, duas lutadoras que honram a Educação e a cidadania.

    ResponderExcluir
  4. Para este amigo e companheirão de luta, EULER CONRADO, eu não consigo achar outra palavra a não ser: OBRIGADO!

    ELE foi para mim e muitos outros o nosso "Porto Seguro"!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris, eu sou o Marcos da turma Barão lá do Padre José Senabre e eu estava olhando as postagens mais antigas e vi o endereço do Blog do Euler, lá na sala você passou o endereço do blog errado porque você falou que o endereço era www.blogdoeuler.blogspot.com mas na verdade é www.blogdoeulerconrado.blogspot.com/, depois você fala na na sala porque eu tentei entrar no outro e não tem nada no outro blog.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  6. Obrigada,Marcos Vinícius!

    Amanhã eu corrijo, me esqueci mesmo que no blog do Euler, tem o sobrenome. Que cabeça a minha, mas quem quem esquece o endereço do próprio Blog, acho que eles vão me perdoar...rsrsrsrs

    Abraços...

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Cris seu blog eé muito legal ate segunda !
    bjs
    Eu Ângela dutra dos santos da turma caeté te adoro muitoo
    bjs t+ ♥

    ResponderExcluir
  8. criss sua aula é mto boa e eu gosto muito d vc!!!rs!!ass:william gomes turma Raposos
    bjo♥!!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela visita, Ângela e William!
    Adoro vocês também!
    bjos ♥!!

    ResponderExcluir
  10. oiee!!!!!!!!!! cris,adorei o seu blog viu??!!!!

    ResponderExcluir