sábado, 15 de maio de 2010

MINHA SUGESTÃO PARA O RETORNO DAS AULAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MINAS GERAIS


CAROS COMPANHEIROS DE LUTA, DE PRIMEIRA MÃO PEÇO PERDÃO, DESCULPAS, SE VOU FALAR AQUI ALGUMA BOBAGEM, OU ALGO ABSURDO.


ESTOU PENSANDO EM UMA SUGESTÃO EM RELAÇÃO AS NEGOCIAÇÕES A RESPEITO DO NOSSO SALÁRIO A PARTIR DO MOMENTO QUE VI A INTRANSIGÊNCIA DO GOVERNO COM RELAÇÃO À NOSSA REIVINDICAÇÃO QUANTO AO PISO.


ME VEIO AGORA À NOITE A SEGUINTE CONTRA PROPOSTA QUE TALVEZ PUDESSE SER FEITA A SECRETÁRIA DE PLANEJAMENTO RENATA VILHENA :


VOU TENTAR EXPLICAR ESCREVENDO, COISA QUE NÃO SOU MUITO BOA, MAS VAMOS LÁ...


VAMOS PEGAR COMO EXEMPLO O MENOR SALÁRIO BÁSICO DA CATEGORIA E PROPOR AO GOVERNO QUE CONCEDA O MÍNIMO DE AUMENTO ( EM PORCENTAGEM), DE TAL FORMA QUE ESTE PROFISSIONAL ALCANCE O SALÁRIO MÍNIMO DO TRABALHADOR BRASILEIRO. (SÓ LEMBRANDO, DE ACORDO COM A LEI NENHUM TRABALHADOR PODE GANHAR ABAIXO DO MÍNIMO).


E A PARTIR DESTE SALÁRIO MÍNIMO INCIDA SOBRE ELE OS DIREITOS JÁ ADQUIRIDOS EM CADA SEGMENTO, COMO PÓ DE GIZ, BIÊNIOS, QUINQUÊNIOS E OUTROS POR CURSOS ADICIONAIS ETC.


ASSIM SABERÍAMOS, QUAL O ÍNDICE DE PORCENTAGEM DE AUMENTO (%) OS DEMAIS SEGMENTOS TERIAM , ESQUECENDO POR ENQUANTO O PISO QUE NOSSA CLASSE TEM DIREITO. .


PELOS MEUS CÁLCULOS, O MENOR SALÁRIO BÁSICO HOJE É DE UM PROFESSOR QUE TEM ENSINO MÉDIO HABILITAÇÃO MAGISTÉRIO 336,26 PARA QUE ELE ALCANCE O BÁSICO DO SALÁRIO MÍNÍMO NÃO O DE PROFESSOR, MAS DE QUALQUER TRABALHADOR TERÁ QUE SER REAJUSTADO EM TORNO 51,7% CHEGANDO ASSIM AO MÍNIMO EXIGIDO POR LEI = 510,10 APROXIMADAMENTE.


E ASSIM, SOBRE ESTE MÍNIMO INCIDIR AS VANTAGENS JÁ CONQUISTADAS INDIVIDUALMENTE POR CADA PROFISSIONAL EM SEUS RESPECTIVOS CARGOS, COMO PÓ DE GIZ, BIÊNIOS (quem tem), QUINQUÊNIOS E ENTRE OUTROS .


PEGANDO AGORA O MEU EXEMPLO :

PROFESSOR COM LICENCIATURA ESPECÍFICA E PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM O SALÁRIO ATUAL 610,59 + 51,7% ( ÍNDICE DE AUMENTO CALCULADO PELO MENOR SALÁRIO ) = 926,26 BEM ABAIXO DO QUE ESTAMOS REIVINDICANDO POR DIREITO. E COMPLETANDO O RACIOCÍNIO, SOBRE ESTE SALÁRIO, QUE SERIA O BÁSICO DO PROFESSOR COM AS ESPECIFICAÇÕES ACIMA, INCIDIR SOBRE ELE OS DIREITOS ADQUIRIDOS JÁ CITADOS E ASSIM SUCESSIVAMENTE EM TODOS OS NÍVEIS, SEGMENTOS...


ESTARÍAMOS ABRINDO MÃO DO PISO POR ENQUANTO, MAIS UMA VEZ, MAS POR OUTRO LADO NENHUM TRABALHADOR ESTARIA GANHANDO ABAIXO DO SALÁRIO MÍNIMO, QUE É ILEGAL ASSIM COMO NOSSA GREVE FOI JULGADA ILEGAL.


ESTOU EQUIVOCADA, MEUS AMIGOS ???????????


COMPANHEIROS E AMIGOS DE LUTA,SERÁ QUE ESTA PROPOSTA PODERIA SER DADA EM REUNIÃO COM O SINDICATO PARA UMA NOVA NEGOCIAÇÃO EM RELAÇÃO AO SALÁRIO, POIS NÃO HOUVER NENHUM AVANÇO COM RELAÇÃO A ELE, NO MEU ENTENDIMENTO.

TEMOS QUE TER UMA CONTRA PROPOSTA PARA AGORA,IMEDIATAMENTE, JÁ .


QUEM SABE APELANDO PARA ESTE LADO DO SALÁRIO MÍNIMO BÁSICO, NÃO CONSIGAMOS AVANÇAR UM POUCO MAIS....?????


SÓ CONSEGUI PENSAR NISTO!!!! desculpe-me se não consegui passar a minha ideia, mas é mais ou menos isto. É para ser discutida, debatida, alterada, melhorada, sei lá.......


QUEM TIVER OUTRAS SUGESTÕES, OU FOR CONTRA FIQUEM A VONTADE PARA COMENTAR ESTOU APENAS TENTANDO NOS AJUDAR....


BOA NOITE!!!


Cristina

OBS: LEIAM O MEU COMENTÁRIO, LOGO ABAIXO.

.

5 comentários:

  1. COLEGAS, esqueci de colocar que "era PARA ELIMINAR estas tais vantagens remuneratórias" (elas são desiguias).

    Ah!,como com certeza o GOVERNO VAI FALAR QUE NÃO TEM DINHEIRO poderíamos no momento das negociação, até abrir mão dos 51% e ficar na média, uns 30% quem sabem,mas ai as vantagens teriam que permanecer porque senão tem gente que ganharia menos que o mínimo.

    TEMOS QUE CONSEGUI REUNIR COM O GOVERNO PARA DISCUTIR O SALÁRIO, ALÉM DAS CONQUISTAS VINCULADAS AO RETORNO DAS AULAS.

    .

    ResponderExcluir
  2. é cris é muito triste termos q mendigar por tudo,principalmente pelos direitos q são nosso no caso de vcs que muitos são: professores,amigos ,pais e mães educadores se o governo deixasse de investir em coisas q muitas vezes não acrecenta nada, vcs não precisariam estar passando por isso e vc tem toda razão é dificil lutar tanto e ter q voltar sem conseguir o direito de vcs.Que DEUS ilumine os nossos governantes.Rose uma mãe q está preoculpada com a falta das aulas mas valoriza demais o trabalho de vcs

    ResponderExcluir
  3. MAIS UMA VEZ ROSE, MUITO OBRIGADA PELO APOIO QUE SEMPRE NOS DEU APESAR DE SABER QUE SUAS FILHAS ESTÃO EM CASA SEM AULA.

    MAS SABE DE UMA COISA, ROSE??????

    VC TEM ESTA CONSCIÊNCIA PORQUE, ACOMPANHA SUAS FILHAS, CONHECE O NOSSO TRABALHO E SABE QUE APESAR DE TODO ESTE DESCASO DO GOVERNO E ISTO, NÃO VEM DE AGORA, NÓS TENTAMOS FAZER O NOSSO TRABALHO DE EDUCADOR DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL E SUPRIR AS NECESSIDADES E RESPONSABILIDADES QUE SÃO DO GOVERNO.

    QUANTAS VEZES SUAS MENINAS LEVARAM PARA CASA ATIVIDADES IMPRIMIDAS AQUI EM MINHA CASA COM MEUS CUSTOS E FOLHA REAPROVEITADA??? TEM PAI QUE NUNCA VIU ISTO, NEM VALORIZOU!!!!

    É DURO TER QUE FICAR MENDIGANDO UM DIREITO!!!!!

    VOCÊ SABE QUE ESTE SALÁRIO QUE COLOQUEI ACIMA É VERDADEIRO, QUE AI DE MIM SE NÃO FOSSE MEU MARIDO PARA ME AJUDAR ATÉ MESMO COM MATERIAL PARA MEUS ALUNOS!!!

    UM INFELIZ DE UM GOVERNADOR NO PASSADO DISSE, NÃO ESTOU ME LEMBRANDO AGORA QUEM FOI,:
    " QUE PROFESSORA NÃO ERA MAL PAGA E SIM, MAL CASADA!" É DURO TER DE OUVIR ISTO, E PENSAR QUE MUITAS VEZES SÃO OS MARIDOS QUE SEGURAM AS PONTAS NESTA HORA. MAS QUEM E QUEM NÃO TEM???

    SE FOSSE HOJE EM DIA, TALVEZ, DAVA PARA ENTRAR NA JUSTIÇA( APESAR DE NÃO PODER CONFIAR NELA), POR ASSÉDIO MORAL. MAS FICO MUITO DECEPCIONADA COM ESTA SITUAÇÃO!!!!

    MUITO OBRIGADA POR TUDO !!!!!!

    ResponderExcluir
  4. ANA PAULA SALEM DINIZ17 de maio de 2010 16:38

    cRIS, ESTOU MUITO PREOCUPADA EM RELAÇÃO AO NOSSO AUMENTO...ACHO QUE NÃO VÃO APOIAR NENHUMA IDÉIA DIFERENTE DAS QUE TÊM...ACHEI MUITO INTELIGENTE SUA PROPOSTA...TORÇO PARA QUE PELO MENOS A ESCUTEM E REFLITAM SOBRE...REALMENTE É VERGONHOSO TER QUE RETORNAR ÀS AULAS SEM OBTER O SALÁRIO QUE MERECEMOS...ESTOU COM VC...SEMPRE! ANA PAULA

    ResponderExcluir
  5. Amiga, vamos esperar e ver o que vai acontecer amanhã na Assembleia!

    ResponderExcluir