terça-feira, 4 de maio de 2010

PISO SALARIAL (LEI Nº 11.738, DE 16 DE JULHO DE 2008.)

Segue abaixo a íntegra da Lei 11738 ( Lei do Piso ) .
Aproveitamos para fazer alguns esclarecimentos a respeito de notas publicadas na GRANDE IMPRENSA MINEIRA por parte da SEE , tentando mais uma vez ludibriar a opinião pública . Vamos fazer uma reflexão :

_ A SEE e a SEPLAG divulgava que estava impedida de conceder aumento salarial por razão de impedimentos do período eleitoral . Foi prontamente desmentida pelo Sind-UTE .

_ A SEE , através do Ofício 1013/2010 , ordenou o corte de ponto e designação de substitutos aos grevistas .Depois repassou outra orientação às escolas , recuando da decisão tomada , tendo em vista o avanço do movimento . Sobre isso teremos novidades nos próximos dias . Aguardem .

_ A SEE divulga na mídia que paga o piso salarial proporcionalmente a 24 horas de trabalho . Agora leia o Art.2º e seus parágrafos da lei 11738 e julgue você mesmo a expressão :" para a jornada de, no máximo, 40 (quarenta) horas semanais." . e a expressão : "Os vencimentos iniciais referentes às demais jornadas de trabalho serão, no mínimo, proporcionais" .
A referida lei não impede que se pague o piso integral para jornadas inferiores a 40 horas semanais .

_ Na mesma nota divulgada na GRANDE IMPRENSA MINEIRA , a SEE alega que atingiu o limite de gastos com pessoal de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal .Mais uma vez leia o Art. 4º e seus parágrafos e julgue . ( A União poderá complementar o valor do piso , caso Estados e Municípios não tenham disponibilidade financeira )

_ Se admitirmos que sejam verdadeiras as afirmações do GOVERNO, ainda assim pagar um piso de R$ 935,00 para o professor é uma VERGONHA para um Estado tão rico como Minas Gerais e que , segundo o GOVERNO , vem atingindo resultados significativos na educação .Vale uma ressalva : na prática nós professores notamos que os índices não correspondem com a realidade nas salas de aula.

Apresentamos acima , alguns elementos que ajudarão vocês a decidirem com quem está a VERDADE .

Segue abaixo a Lei 11738 .Boa reflexão .



Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos


LEI Nº 11.738, DE 16 DE JULHO DE 2008



Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.


O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o Esta Lei regulamenta o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica a que se refere a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

Art. 2o O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de R$ 950,00 (novecentos e cinqüenta reais) mensais, para a formação em nível médio, na modalidade Normal, prevista no art. 62 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

§ 1o O piso salarial profissional nacional é o valor abaixo do qual a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não poderão fixar o vencimento inicial das Carreiras do magistério público da educação básica, para a jornada de, no máximo, 40 (quarenta) horas semanais.

§ 2o Por profissionais do magistério público da educação básica entendem-se aqueles que desempenham as atividades de docência ou as de suporte pedagógico à docência, isto é, direção ou administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação educacionais, exercidas no âmbito das unidades escolares de educação básica, em suas diversas etapas e modalidades, com a formação mínima determinada pela legislação federal de diretrizes e bases da educação nacional.

§ 3o Os vencimentos iniciais referentes às demais jornadas de trabalho serão, no mínimo, proporcionais ao valor mencionado no caput deste artigo.

§ 4o Na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos.

§ 5o As disposições relativas ao piso salarial de que trata esta Lei serão aplicadas a todas as aposentadorias e pensões dos profissionais do magistério público da educação básica alcançadas pelo art. 7o da Emenda Constitucional no 41, de 19 de dezembro de 2003, e pela Emenda Constitucional no 47, de 5 de julho de 2005.

Art. 3o O valor de que trata o art. 2o desta Lei passará a vigorar a partir de 1o de janeiro de 2008, e sua integralização, como vencimento inicial das Carreiras dos profissionais da educação básica pública, pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios será feita de forma progressiva e proporcional, observado o seguinte:

I – (VETADO);

II – a partir de 1o de janeiro de 2009, acréscimo de 2/3 (dois terços) da diferença entre o valor referido no art. 2o desta Lei, atualizado na forma do art. 5o desta Lei, e o vencimento inicial da Carreira vigente;

III – a integralização do valor de que trata o art. 2o desta Lei, atualizado na forma do art. 5o desta Lei, dar-se-á a partir de 1o de janeiro de 2010, com o acréscimo da diferença remanescente.

§ 1o A integralização de que trata o caput deste artigo poderá ser antecipada a qualquer tempo pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

§ 2o Até 31 de dezembro de 2009, admitir-se-á que o piso salarial profissional nacional compreenda vantagens pecuniárias, pagas a qualquer título, nos casos em que a aplicação do disposto neste artigo resulte em valor inferior ao de que trata o art. 2o desta Lei, sendo resguardadas as vantagens daqueles que percebam valores acima do referido nesta Lei.

Art. 4o A União deverá complementar, na forma e no limite do disposto no inciso VI do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e em regulamento, a integralização de que trata o art. 3o desta Lei, nos casos em que o ente federativo, a partir da consideração dos recursos constitucionalmente vinculados à educação, não tenha disponibilidade orçamentária para cumprir o valor fixado.

§ 1o O ente federativo deverá justificar sua necessidade e incapacidade, enviando ao Ministério da Educação solicitação fundamentada, acompanhada de planilha de custos comprovando a necessidade da complementação de que trata o caput deste artigo.

§ 2o A União será responsável por cooperar tecnicamente com o ente federativo que não conseguir assegurar o pagamento do piso, de forma a assessorá-lo no planejamento e aperfeiçoamento da aplicação de seus recursos.

Art. 5o O piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica será atualizado, anualmente, no mês de janeiro, a partir do ano de 2009.

Parágrafo único. A atualização de que trata o caput deste artigo será calculada utilizando-se o mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, definido nacionalmente, nos termos da Lei no 11.494, de 20 de junho de 2007.

Art. 6o A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar ou adequar seus Planos de Carreira e Remuneração do Magistério até 31 de dezembro de 2009, tendo em vista o cumprimento do piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, conforme disposto no parágrafo único do art. 206 da Constituição Federal.

Art. 7o (VETADO)

Art. 8o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 16 de julho de 2008; 187o da Independência e 120o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Tarso Genro
Nelson Machado
Fernando Haddad
Paulo Bernardo Silva
José Múcio Monteiro Filho
José Antonio Dias Toffoli


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário