quinta-feira, 13 de maio de 2010

REFLETINDO SOBRE A GREVE DOS PROFESSORES ESTADUAIS.

Hoje, recebi um comentário na postagem "GREVE PROFESSORES ESTADUAIS MG" que me fez refletir muito:

"sou a favor de que toda categoria se organize para conseguir melhoria nas condições de trabalho e de salário. porém como escrevi no meu blog só acho que a luta dos sindicatos sempre acontecem em ano de eleição, isso sim é estranho. fica parecendo mais causa política partidária."

http://blog-do-faibis.blogspot.com/


EIS ALGUMAS DE MINHAS REFLEXÕES QUE FIZ APÓS A VISITA DO FABIANO:

PARA CONHECIMENTO DE TODOS...

* As negociações como melhoria de salário e condições de trabalho, são feitas com o governo durante todo o seu mandato.

* A nossa classe é que TEM UMA ESPERANÇA contínua e sempre espera que ele(governo), vá cumprir com os combinados...

* Ai chega no final de mandato...e NADA....

* QUEREM negociar para depois NOVAMENTE a mesma ladainha, a mesma história de sempre. DEPOIS!!!! Sempre a EDUCAÇÃO ficando para depois.... E há "Desembargador" que diz que a EDUCAÇÃO É serviço ESSENCIAL!!!!........Parece brincadeirinha, mas não é.!

* Quem está na sala de aula de uma escola pública, sabe bem o que é ficar trabalhando com responsabilidade, compromisso, empenho, dedicação e até mesmo entusiasmo, sim entusiasmo, esperando, por um acordo ou melhor, um direito a uma remuneração digna que e ela nunca chega.

* Estamos cansados das tantas promessas... Ninguém consegue sobreviver só de esperança!!!!!

* É só isto!!! Chegamos a um limite.

Falo principalmente em meu nome que estou no Estado trabalhando como professora de Matemática e quando entrei ou melhor troquei a Escola Particular pela pública o salário básico era de "3 salários mínimos"para o professor P1( magistério) e de 5 salários mínimos para P3(licenciatura) como era o meu caso na época.Estou falando de salário BÁSICO, aquele ao qual incide as vantagens como pó de giz, biênio(que foi cortado),quinquênio e outros.. E hoje?????

HOJE É ESTA VERGONHA QUE VOCÊ E TODA A SOCIEDADE PODE COMPROVAR!!!!!

Nossos contra cheques rodando por ai... NÃO é segredo para ninguém ( veja neste blog)



ESTAMOS MAIS UNIDOS( ANTES ERA MUITO PIOR)....

POIS JÁ ESTAMOS CANSADOS E DESGASTADOS DE TANTAS PROMESSAS TIPO:

"DEPOIS DE ENXUGAR A MÁQUINA ADMINISTRATIVA E AS ARRECADAÇÕES AUMENTAREM VAMOS REVER OS SALÁRIOS DO PROFESSORES."

E AI????? ACONTECEU????? NOVAMENTE NÃO!!!!!!!!!


FABIANO ME FEZ PENSAR TAMBÉM QUANDO ME FEZ uma PERGUNTA em outro valoroso comentário:

"Cristina,
Acho que deixei bem claro que não sou contra a greve e sim como os líderes lidam com a mesma. Apesar de você afirmar que a classe está unida, leio no Estado de Minas que uma proposta feita pelo Governo foi bem recebida por uma comissão e será discutida numa próxima assembléia. De tudo que foi prometido o aumento salarial não estava na pauta e mesmo assim é possível que se encerre a greve. Entao te pergunto: de que adianta a paralisação se a principal reivindicação não é atendida? Essa sempre foi a minha dúvida desde os tempos em que eu atuava no magistério.
obrigado pelo comentário primoroso e a visita ao meu blog.
abraços."


Respondendo ....

Claro que entendi após ler seu BLOG que nosso visitante Fabiano não estava contra a greve!


Inclusive, caros leitores vale a pena visitar o seu BLOG:( http://blog-do-faibis.blogspot.com/2010/05/greve-de-professores-em-ano-de-eleicao.html) e ler seu posicionamento, questionamentos e comentários).


Continuando...

* Quanto a quem lidera o movimento, desta vez, o Sindicato está bem melhor representado na pessoa da Beatriz , pelo menos, foi a impressão que a mesma me passou através de sua postura e opiniões. Posso até ESTAR ENGANADA, vamos ver como o

sindicato irá conduzir a próxima Assembleia. Tudo é decidido em Assembleia!!!

* Eu afirmei que a classe está mais unida(antes era muito pior). Porque infelizmente, se a classe fosse UNIDA VERDADEIRAMENTE, a situação não estaria neste ponto.(TEMOS MUITOS FURÕES e trabalhadores que se dizem de greve, mas vão para as Escolas ... ).


* Todos, TODOS os funcionários das Escolas Estaduais estão insatisfeitos MESMO e RECLAMAM, e MUITO... TODOS, INCLUSIVE OS QUE ESTÃO TRABALHANDO querem aumento, melhores condições de trabalho, mas não querem fazer nada, não querem perder as férias, os sábados para repor as aulas... ENFIM, NÃO QUEREM LUTAR. Porém, temos que aceitar o grau de evolução de cada um e os problemas particulares que às vezes interferem em suas decisões de continuar trabalhando enquanto a classe decidiu pela greve e está LUTANDO COMO PODE.

Mas fazer o que?????? Estamos em uma suposta democracia.


* Fico pensando que seria uma atitude louvável estes profissionais que estão trabalhando DOAREM seus" aumentos", se estes vierem(espero que sim) para pagar a multa que o Sindicato está devendo para a justiça( 10 mil por dia parado) ou então doarem para uma Instituição de caridade HONESTA!!!!!

* Não tive ainda notícia oficial das negociações, o Estado de Minas, é a favor do governo e nunca foi imparcial, então para mim não tem credibilidade suas reportagens. Mas pelo que tenho pesquisado e lido extra oficial, realmente está apontando talvez para o termino da GREVE , sem VITÓRIA, no meu modo de ver, como vc mesmo disse: a principal reivindicação (aumento de SALÁRIO) não foi atendida , nem discutida, negociada, com uma proposta imediata.

* Quanto a sua pergunta:"de que adianta a paralisação se a principal reivindicação não é atendida?

Respondo:"SINCERAMENTE E HONESTAMENTE??? NADA!!!!!! A não ser a convicção de que a Educação Pública está fadada ao fracasso e que mesmo assim, quem a tem como ideal, deve lutar até as últimas consequências com responsabilidade, é claro!!!! ."

AH!!! Já ia me esquecendo... Pelo menos com esta greve tive a oportunidade de conhecer várias pessoas e suas opiniões e isto me fez crescer muito com ser humano e como cidadã!!!

Com certeza, voltarei para a sala de aula, muito mais politizada que antes. Mesmo sem aumento, se assim o for,( espero que não) continuarei tendo a mesma postura ética, responsável e preocupada com a qualidade da educação que sempre tive.

* Por tudo isto e muito mais, sou contra o encerramento da greve na próxima Assembleia, isto, se não tiver uma proposta salarial, mesmo que seja inferior ao que reivindicamos e que temos direito.

* Mas como é a classe que decide em Assembleia, se continua ou não a GREVE, vou acatar o que a maioria decidir.


Se for decidido pelo retorno às aulas, lá estarei, decepcionada na verdade, mas com a mesma dedicação, compromisso, seriedade,entusiasmo e procurando fazer uma educação de qualidade!!!!

Porque somos NÓS que REALMENTE preocupamos com os alunos e a sua verdadeira aprendizagem!!! Somos guerreiros e sobreviventes HONESTOS!!!!!!


O GOVERNO, ESTÁ PROVANDO MAIS UMA VEZ QUE NÃO ESTÁ NEM AI PRA EDUCAÇÃO!!!!



A LUTA AINDA NÃO ACABOU COLEGAS!!!!!!

AINDA TENHO ESPERANÇA!!!!!


AH! ESTA SIM NÃO FALTA PARA OS EDUCADORES... ESPERANÇA!!!!



ATÉ TERÇA- FEIRA, NA ASSEMBLEIA!!!!

COM BOAS NOTÍCIAS, SE DEUS QUISER!!!!


.


2 comentários:

  1. Oi Cris!
    Estou de total acordo com vc. Só quem está enfrentando essa batalha e encarando uma sala de aula como está hj, entende toda a nossa luta.
    Acho que mesmo se voltarmos ao trabalho, deveríamos andar sempre com uma câmera nas mãos e enviar as imagens do que realmente passamos no dia-a-dia para a mídia. Quem sabe assim eles um dia compreendam o motivo da nossa luta pela VALORIZAÇÃO do professor.
    Estou cansada de trabalhar com pouco salário, e ser agredida o tempo todo, principalmente verbalmente, não poder tirar xerox nem das provas, trabalhar na verdade como babá e por último como PROFESSORA.
    Continuamos nossa luta sim, voltando ou não pra sala de aula. Que essa greve pelo menos, tenha ensinado aos professores que se fecham no seu cantinho dentro da escola, a se unirem realmente e continuarem lutando. Temos que nos unir não só fora da escola, mas principalmente dentro dela. O que muitas vezes não acontece.
    Um grande beijo!!

    ResponderExcluir
  2. Tenho dito isto Fernanda, se a classe fosse totalmente unida talvez não tivéssemos chegado a este ponto.

    Mas agora, não podemos nos intimidar e recuar!!!

    Obrigada pela participação e sugestões, elas são sempre bem vindas.

    Não sou boa pra escrever,sou professora de Matemática rsrsrsrsrs...

    Bjs

    ResponderExcluir