quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Quem ganhou com esta greve de 112 dias??

Talvez esta deva ser a pergunta que muitos estejam fazendo....

"Quem ganhou com esta greve de 112 dias?"'

A resposta é simples e direta: TODA A SOCIEDADE que teve um exemplo de luta por um direito garantido por uma Lei Federal, um exemplo de cidadania, um grande exemplo de união, determinação e resistência de um grupo de educadores que se mostrou preocupado além de verem seus direitos preservados, mostrar que educação se faz alem dos muros da escola e que é preciso ainda em pleno século XXI lutar para a valorização da EDUCAÇÃO.

Outra coisa que acho importante ressaltar, é que, todos nós pudemos perceber mais uma vez o que já sabíamos ao longo destes 112dias: infelizmente a educação AINDA não é PRIORIDADE para nossos governantes, tanto a nível Estadual como Federal. E constatar isto mesmo com uma lei a nosso favor, é muito triste para um educador que adora e acredita na educação como instrumento de transformação de uma sociedade!

Quanto a nós educadores que lutamos, aprendemos muito e com certeza nunca mais seremos os mesmos!!!

Saímos desta greve com a cabeça erguida e com algumas certezas que considero importantíssimas:
  • Nosso luta pela implantação do PISO Salarial Nacional está apenas começando.

  • O PISO NA CARREIRA É RECONHECIDO PELO GOVERNO MG que insistia em nos empurrar "goela" abaixo um subsídio que é confisco salarial.

  • Nossa categoria (me refiro aqui aos educadores que tiveram a disposição e coragem de lutar) tem muita força , coragem e disposição de luta e se até agora alguém tinha alguma dúvida disto, com certeza absoluta não tem mas.

  • Nossa justiça é falha e omissa o que nos fez avançar nas negociações foi o nosso poder de mobilização, sem esta pressão, não teríamos conseguido nada. Se não tívemos pressionado o governo hoje seríamos obrigados a retornar para o subsídio.

  • É muito triste eu ter que colocar aqui esta última certeza, mais eu seria muito covarde se não citá-la : Nossa greve durou todo este tempo e ainda não estamos recebendo o PISO a que temos direito, por causa dos "colega de profissão"que não se uniram a nós na luta ficando dentro das salas de aula, dentro das escolas, como se nada estivesse acontecendo e fortalecendo assim o governo. Preferiram ser coniventes com os massacres que sofríamos ao invés de se juntarem a nós.


"A nossa maior vitória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmos sempre depois de cada queda"

Confuncio


Comentários:

Paula disse...
Olá Cris,
Parabéns á você e á todos nós,que lutamos por nossos direitos.
Deus continue nos abençoando.
Obrigada e um abraço,
Paula

28 de setembro de 2011 14:37


Fernanda disse...

Bom cristina, a greve chega ao seu fim, tendo seu lado positivo e negativo como citado por você acima.. Desses mesmo jeito aflora em mim um sentimento de tristeza por vocês ainda não estarem recebendo seus direitos, não estarem sendo valorizados, e a educação sendo tratada como mero objeto de interesses politicos, pela falta de união, triste pela Justiça que temos dentre outras coisas, mas aliviada e satisfeita pelo garra de todos vocês que mesmo sendo a parte hipossufiente dessa relação conseguiram bravamente mostrarem sua força, determinação, decoro, brilho, luta, isso me deixa muito feliz, PARABÉNS A TODOS VOCÊS...

lembre-se a luta pela educação não chegou ao fim, apenas começou, essa greve foi sem duvidas um grande marco para uma futura revolução contra o tiranismo deste governantes, por uma educação melhor.

Um abraço Fernanda.

28 de setembro de 2011 15:11



Pequi disse...


Cris, realmente é vergonhoso como a educação no nosso país não tem valor.São tantos dinheiros gastos com outras coisas enquanto isso a educação no modo geral fica esquecida.Com esta greve é possível afirmar que uma classe unida consegue ser mais forte e mais organizada para conquistar melhor os seus objetivos.E vi que dessa vez muitos professores estavam firmes para mais uma semana de greve.Porém a melhor decisão foi mesmo a suspensão dela.Percebi também que nos seres humanos muitas vezes ainda continuamos a pensar somente no "eu" e não no "nós", portanto fica complecado lutarmos assim.
Todos os professores de luta estão de parabéns e o seu texto muito bom.Ficaremos em alerta pela educação e luta sempre vai continuar.
Abraço

28 de setembro de 2011 20:51

Anônimo disse...

Quase toda verdade foi dita nesse post, só faltou dizer que também consegui-se descobrir que temos uma imprensa vassala, uma justiça submissa e um governador tirano, sem falar nas secretárias más e mesquinhas.

28 de setembro de 2011 20:56


Cristina Costa disse...

Você tem toda razão Anônimo(20:56),

Obrigada por completá-lo.

28 de setembro de 2011 21:25


Anônimo disse...
O troco destas ações descabiveis do nosso governador virá mais cedo que se esperava.O padrinho Aécio quer ser presidente e disse que vai ajudar os candidatos de seu partido nas eleições municipais.Quem ele pensa que somos ,sem mémorias? Se o governador Anastasia é seus melhor aluno junto das sua ajudantes de classe, que fazer intrigas, coloca de castigo a classe,tira a merenda (salário),joga pimental nos olhos da classe quando vai reclamar com o diretor das suas maldades,pode ser que ele tenha uma surpresa dos servidores nas urnas.

29 de setembro de 2011 10:25


Anderson Rodrigues disse...
Parabéns Cris. A resposta é esta mesmo. Hoje mesmo tive o prazer de utilizar palavras semelhantes às suas aos nosssos "colegas" de profissão: A vitória só não foi maior,pois pessoas como vcs estiveram ao lado do governo.

29 de setembro de 2011 11:51



Gleiferson Crow disse...
NDG de Plantão
Aos amigos com carinho

Esse é mais um registro que fica para a história de um Minas Gerais mais LIVRE, PENSANTE e LIBERTA: (abraço ao comandante João Martinho, um exemplo)

acorrentados ALMG _ PISO EducaÇão 2011_ NDG....wmv
http://www.youtube.com/watch?v=iP4mj_3fbyA

É importante reconhecer que, para a vitória de todos, é preciso a participação de todos.

Unidos venceremos .

Sabe-se que alguns se curvaram diante do governo e toda a máquina "esmagadora" do poder político partidário, mas é importante ressaltar que, nesses 112 dias e 112 noites o NDG não se curvou diante de tudo que o GOVERNO DITADOR (Sr. Antônio Augusto Anastasia PSDB e equipe da insensibilidade das secretárias: Ana Lúcia Gazzola (Educação) e Renata Vilhena (SEPLAG). Esse mesmo núcleo vai continuar atuante, apoiando e lutando junto com os profissionais da educação de maneira horizontal e transparente.

PS.: Nesse dia 28 estava preparando este vídeo e dando um pouco de atenção a prioridade e
repondo as energias e criando novas ideias
junto aos meus pais e família, em especial a minha saudosa e querida MÃE: Cenira, mãe é mãe,
uma guerreira que ajuda a criar esse ser pensante que sou e incansável, alegre, lutador, guerreiro, simpático, de coração e louco às vezes, sorridente, ... e tantos outros e que fala, ouve e vê ... logo é capaz de dialogar, e mais recente NDG (ser pensante: faço honras a patente,

Aspirante Crow - NDG)

Abraços.
Gleiferson Crow - NDG
LEIA: o Jornal do José Elias Issa
http://leiajeissaeemg.blogspot.com

29 de setembro de 2011 14:40



Anônimo disse...
Cris

Obrigado por manter este canal de orientações sempre aberto.

Força na luta.

Jorge Pinto - Barão de Cocais

29 de setembro de 2011 18:26



Anônimo disse...
Amiga de Greve é o que somos, mas é uma amizade conquistada em busca de um objetivo comum: IMPLANTAÇÃO DO PISO SALARIAL NACIONAL.
Que lindo! Agora nossa amizade tem a mesma marca, a do PISO. PISO. PISO. PISO.KKKKKKKKKKK
E a vitória é nossa sim...o governo fez de tudo para nos derrotar, mas nós do NDG somos fortes e vamos continuar na luta, observando, denunciando e não nos curvamos para este desgovernador e muito menos para suas dessecretárias.
A vitória é nossa e a luta continua. Foi um imenso prazer lutar ao seu lado e fazer da luta uma amizade.
Amplexos,
Elenice Vidal Prata

29 de setembro de 2011 19:29


Isabel Assumpção - Manhuaçu disse...
Cris,
obrigada pela sinceridade com a qual tanto nos ajudou nestes dias de batalha, além de seu desprendimento, pois estar na linha de frente não é para qualquer um. Muitas coisas de positivas,para todos nós que lutamos, certamente ficarão retidas em nosso interior e saberão aflorar na medida certa para que nossa luta prossiga e consigamos obter nossos direitos e realmente termos uma educação de qualidade.Seu texto mostra muito bem o atual momento e se tem algo que aprendemos com tudo isso é a construção coletiva, portanto, as urnas falarão por nós; seremos incansáveis no combate aos candidatos que não se comprometem com os de baixo, essa é uma lição de casa que faremos direitinho rsrrsrs. Um grande abraço a todos que por aqui passarem,
Isabel

29 de setembro de 2011 19:34

14 comentários:

  1. Olá Cris,
    Parabéns á você e á todos nós,que lutamos por nossos direitos.
    Deus continue nos abençoando.
    Obrigada e um abraço,
    Paula

    ResponderExcluir
  2. Bom cristina, a greve chega ao seu fim, tendo seu lado positivo e negativo como sitado por você acima.. Desses mesmo jeito aflora em mim um sentimento de tristeza por vocês ainda não estarem recebendo seus direitos, não estarem sendo valorizados, e a educação sendo tratada como mero objeto de interesses politicos, pela falta de união, triste pela Justiça que temos dentre outras coisas, mas aliviada e satisfeita pelo garra de todos vocês que mesmo sendo a parte hipossufiente dessa relação conseguiram bravamente mostrarem sua força, determinação, decoro, brilho, luta, isso me deixa muito feliz, PARABÉNS A TODOS VOCÊS...

    lembre-se a luta pela educação não chegou ao fim, apenas começou, essa greve foi sem duvidas um grande marco para uma futura revolução contra o tiranismo deste governantes, por uma educação melhor.

    Um abraço Fernanda.

    ResponderExcluir
  3. Cris, realmente é vergonhoso como a educação no nosso país não tem valor.São tantos dinheiros gastos com outras coisas enquanto isso a educação no modo geral fica esquecida.Com esta greve é possível afirmar que uma classe unida consegue ser mais forte e mais organizada para conquistar melhor os seus objetivos.E vi que dessa vez muitos professores estavam firmes para mais uma semana de greve.Porém a melhor decisão foi mesmo a suspensão dela.Percebi também que nos seres humanos muitas vezes ainda continuamos a pensar somente no "eu" e não no "nós", portanto fica complecado lutarmos assim.
    Todos os professores de luta estão de parabéns e o seu texto muito bom.Ficaremos em alerta pela educação e luta sempre vai continuar.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Quase toda verdade foi dita nesse post, só faltou dizer que também consegui-se descobrir que temos uma imprensa vassala, uma justiça submissa e um governador tirano, sem falar nas secretárias más e mesquinhas.

    ResponderExcluir
  5. Você tem toda razão Anônimo(20:56),

    Obrigada por completá-lo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Cris! Vamos por partes:
    1º Foi muito bom te conhecer pesoalmente, ao menos no último dia! E como pôde perceber, se não fosse você eu passaria direto, a lerdeza é uma caracteística genética que carrego...rs
    2º eu estou emocionada até agora, choro ao me lembrar de toda essa nossa trajetória ao longo desses dias: muita luta, algumas decepções, muitas alegrias proporcionadas pelas novas amizades, pelo debate saudável, pela força que dávamos e recebíamos.
    3º Seu texto responde muito bem a quem tiver, ainda, dúvidas sobre nossa conquista, que não se limita ao piso, até porque estamos ainda em estado de greve, é bom lembrarmos sempre disso. Avançamos nas negociações, e agora mais do que nunca, temos de recuperar forças, nos articularmos mais ainda e continuarmos a pressionar essa comissão e governo para que cumpra sua verdadeira obrigação para com os profissionais da educação.
    Amanhã retorno às aulas de cabeça erguida muito orgulhoosa de minha categoria. Aos que não lutaram eu realmente desejo que encontrem em si mesmos algo pelo qual valha a pena lutar.
    Um beijo no coração, e vamos continuar compartilhando nossas experanças sempre!

    ResponderExcluir
  7. Cris, hoje fui de arrumação da casa para voltar amanhã, por isso não segui o noticiário do dia. Agora ao ouvir a coletiva do Anastasia n'O Tempo eu fiquei muito confusa. Ele desmente tudo o que ouvimos ontem. Ele está muito reticente com relação ao Piso e volta a falar que já paga além do piso, diz que o projeto não foi retirado e continua com as retaliações. Ouça e comente a respeito, por favor.
    Selma Machado - Oliveira

    ResponderExcluir
  8. O troco destas ações descabiveis do nosso governador virá mais cedo que se esperava.O padrinho Aécio quer ser presidente e disse que vai ajudar os candidatos de seu partido nas eleições municipais.Quem ele pensa que somos ,sem mémorias? Se o governador Anastasia é seus melhor aluno junto das sua ajudantes de classe, que fazer intrigas, coloca de castigo a classe,tira a merenda (salário),joga pimental nos olhos da classe quando vai reclamar com o diretor das suas maldades,pode ser que ele tenha uma surpresa dos servidores nas urnas.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Cris. A resposta é esta mesmo. Hoje mesmo tive o prazer de utilizar palavras semelhantes às suas aos nosssos "colegas" de profissão: A vitória só não foi maior,pois pessoas como vcs estiveram ao lado do governo.

    ResponderExcluir
  10. NDG de Plantão
    Aos amigos com carinho

    Esse é mais um registro que fica para a história de um Minas Gerais mais LIVRE, PENSANTE e LIBERTA: (abraço ao comandante João Martinho, um exemplo)

    acorrentados ALMG _ PISO EducaÇão 2011_ NDG....wmv
    http://www.youtube.com/watch?v=iP4mj_3fbyA

    É importante reconhecer que, para a vitória de todos, é preciso a participação de todos.

    Unidos venceremos .

    Sabe-se que alguns se curvaram diante do governo e toda a máquina "esmagadora" do poder político partidário, mas é importante ressaltar que, nesses 112 dias e 112 noites o NDG não se curvou diante de tudo que o GOVERNO DITADOR (Sr. Antônio Augusto Anastasia PSDB e equipe da insensibilidade das secretárias: Ana Lúcia Gazzola (Educação) e Renata Vilhena (SEPLAG). Esse mesmo núcleo vai continuar atuante, apoiando e lutando junto com os profissionais da educação de maneira horizontal e transparente.

    PS.: Nesse dia 28 estava preparando este vídeo e dando um pouco de atenção a prioridade e
    repondo as energias e criando novas ideias
    junto aos meus pais e família, em especial a minha saudosa e querida MÃE: Cenira, mãe é mãe,
    uma guerreira que ajuda a criar esse ser pensante que sou e incansável, alegre, lutador, guerreiro, simpático, de coração e louco às vezes, sorridente, ... e tantos outros e que fala, ouve e vê ... logo é capaz de dialogar, e mais recente NDG (ser pensante: faço honras a patente,

    Aspirante Crow - NDG)

    Abraços.
    Gleiferson Crow - NDG
    LEIA: o Jornal do José Elias Issa
    http://leiajeissaeemg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Cris

    Obrigado por manter este canal de orientações sempre aberto.

    Força na luta.

    Jorge Pinto - Barão de Cocais

    ResponderExcluir
  12. Amiga de Greve é o que somos, mas é uma amizade conquistada em busca de um objetivo comum: IMPLANTAÇÃO DO PISO SALARIAL NACIONAL.
    Que lindo! Agora nossa amizade tem a mesma marca, a do PISO. PISO. PISO. PISO.KKKKKKKKKKK
    E a vitória é nossa sim...o governo fez de tudo para nos derrotar, mas nós do NDG somos fortes e vamos continuar na luta, observando, denunciando e não nos curvamos para este desgovernador e muito menos para suas dessecretárias.
    A vitória é nossa e a luta continua. Foi um imenso prazer lutar ao seu lado e fazer da luta uma amizade.
    Amplexos,
    Elenice Vidal Prata

    ResponderExcluir
  13. Isabel Assumpção - Manhuaçu29 de setembro de 2011 às 19:34

    Cris,
    obrigada pela sinceridade com a qual tanto nos ajudou nestes dias de batalha, além de seu desprendimento, pois estar na linha de frente não é para qualquer um. Muitas coisas de positivas,para todos nós que lutamos, certamente ficarão retidas em nosso interior e saberão aflorar na medida certa para que nossa luta prossiga e consigamos obter nossos direitos e realmente termos uma educação de qualidade.Seu texto mostra muito bem o atual momento e se tem algo que aprendemos com tudo isso é a construção coletiva, portanto, as urnas falarão por nós; seremos incansáveis no combate aos candidatos que não se comprometem com os de baixo, essa é uma lição de casa que faremos direitinho rsrrsrs. Um grande abraço a todos que por aqui passarem,
    Isabel

    ResponderExcluir
  14. Cris, acho que deveríamos comentar a noticia do Jornal o tempo sobre a decisão do TST em favor dos funcionários dos correios. Esta decisão mostrou imparcialidade e justiça dos magistrados que compõem este órgão. Muito diferente do que aconteceu aqui em Minas através dos magistrados do TJMG. A matéria foi publicada em 30 de Setembro e tem poucos comentários.

    ResponderExcluir