quarta-feira, 12 de maio de 2010

APOIO DE UMA GRANDE AMIGA...

Caros leitores, recebi hoje à tarde, o Email de uma grande amiga e excelente profissional da educação (felizmente para ela e infelizmente para a sociedade e a classe) hoje já aposentada, mas que continua engajada em movimentos sociais e todos aqueles que dizem respeito ao direito dos cidadãos.

Para a cidade de Vespasiano, ela é referência em cidadania, estou me referindo a Santuza Fonseca. Ela participa efetivamente da política principalmente cobrando daqueles que prometem em época de Campanha Eleitoral mundos e fundos e depois se "esquecem" que só estão no poder por causa do eleitor e deve lutar e defender por interesses coletivos. Ela sempre foi e é uma pessoa de índole incontestável. E sou sua admiradora declarada!

O texto que ela enviou para mim e outros amigos eu não poderia ser egoísta e deixar de dividi-lo com vocês, meus amigos.

Leiam suas sábias palavras:



"Fico indignada com o descaso com que os governantes tratam a Educação. Será que isto não irá mudar?

As pessoas têm que saber o que é este tal de déficit zero e como eles fizeram a desconstrução do Estado de Minas Gerais.

As pessoas enchem a boca para falar das maravilhas feitas no seu governo e ainda falam que eu sou ingrata, uma vez que ele que normalizou o dia do nosso pagamento.

Vou colocar apenas alguns pontos :

  • Sabem o que aconteceu com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais ?
Os músicos começaram um movimento de reposição salarial, ameaçando ( ou fizeram não sei) entrarem em greve. Sabem o que o almofadinha Aécio Neves fez ? Formou outra orquestra a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que recebe todo o apoio do governo : salarial e incentivos e a Orquestra Sinfônica fica a ver navios( não sei nem se acabou ). Hoje só se fala da Orquestra Filarmônica.

  • Vejam o que o Governo está fazendo com o Hospital da Previdência, dizem que o plano é acabar com o IPSEMG.

  • Já que falei em saúde , Minas Gerais é um dos estados da união que menos aplica em saúde, não sei se é 7 % ou 8%. Pela Emenda Constitucional nº 29 que assegura os recursos mínimos para o financiamento da ações e serviços de saúde, os estados são obrigados a gastar o mínimo de 12% em saúde.

  • Vocês já viram quanto foi gasto para mobiliar os prédios da Cidade Administrativa ?Já pensaram o quanto o próximo governador vai suar para pagar tanta ostentação ?

  • Na educação não precisamos falar.
E tem mais coisas, eu vou lembrar.
A imprensa não noticia nada, pelo controle, pelo dinheiro que recebem, e por medo.
Por exemplo falamos da fatídica verba indenizatória dos deputados. Mas quem aprovou esta verba foi Aécio Neves, quando ele estava na presidência da Câmara dos Deputados.

  • Se ele fosse tão bom vocês acham que o PSDB iria arriscar José Serra, que não tem um pingo de jogo de cintura para candidato a presidência ? Todos já o conhecem. Só Minas Gerais fica neste endeusamento.

  • Ele foi Governador de Minas, mas quem "manda " é Anastasia. Ele nunca apitou nada. Ele só usava o cargo para aparecer na televisão, dar entrevistas , e ficar andando para lá e para cá , na ponte aérea entre Rio e São Paulo divertindo-se nas baladas. Ou então ficava internado em algum hospital né?

Basta a gente notar que quando ele saiu o Anastasia não trocou nenhum secretário. Por quê? Porque foram indicados por ele.
Estou querendo ir na próxima terça-feira à Assembléia. Fiquei encantada quando vi ontem pela televisão o número de manifestantes. Fez-me lembrar a greve de l979. Aquela também foi memorável.
Bom um abraço e rumo a vitória."
Da amiga
Santuza



Santuza, será um prazer ter você na próxima Assembleia.
Até lá!!!!
Obrigada por sua participação! Ela é sempre muito bem vinda!!

.

10 comentários:

  1. minha querida amiga apesar das minhas filhas
    estarem sem aulas,apoio vcs é um absurdo o descaso dos nossos governantes afinal para termos bons professores primeiro temos q ter pessoas satisfeitas, dedicadas,mas ganhando pouco tem q trabalhar dobrado para arcar com suas contas q a cada dia sobe tudo de menos o salario de vcs q Deus ilumine todos vcs.Rose

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc, Cristina: a Santuza é uma companheira de luta, sempre presente nos melhores combates que travamos aqui em Vespasiano. O meu abraço a vc, Cristina, que é também uma companheira valorosa, e a Santuza, por mais este texto que ela escreveu rico em detalhes que mostram a face deste governo.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Rose!
    Você como sempre minha amiga, super sensata!!
    Sinto muito, muito mesmo pelos alunos.
    Vc sabe como gosto deles e de lecionar!!!!
    Mas como está, tá muito difícil, mesmo!!!!

    Vamos ver, o que decidir na terça feira?!!?!?
    Aumento até agora, NADA!!!!

    ResponderExcluir
  4. EULER,obrigada!

    Vejo vc como uma pessoa muito ética, séria, politizada, culta,... "pena" que trabalhamos pouco tempo juntos e perdi com isto a a oportunidade de aprender muito com vc.

    Poderia ficar enumerando aqui várias qualidades que possue. Mas,ficaria faltando palavras para expressar a minha admiração por você e sua postura.

    Você faz a diferença, pode ter certeza!!!

    Gostaria de participar da reunião de amanhã em Vespasiano, mas neste horário pra mim fica complicado por causa do meu filho.

    Mas acho que temos muito a discutir e ponderar.

    Vc viu o comentário que deixei no seu blog?

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Cristina, não foi vc quem perdeu - por não termos trabalhado juntos por um tempo maior -, mas fui eu.

    Mas, apesar desta curta convivência na EE Pe Senabre pude apreciar e conhecer o quanto vc é uma pessoa bacana, alegre, valorosa, com caráter, persistente, dedicada, e acima de tudo solidária na luta.

    Guardo as melhores lembranças de vc e é uma honra para mim estar nesta luta com a sua participação.

    Um forte abraço,

    Euler

    ResponderExcluir
  6. Cristina,
    Acho que deixei bem claro que não sou contra a greve e sim como os líderes lidam com a mesma. Apesar de você afirmar que a classe está unida, leio no Estado de Minas que uma proposta feita pelo Governo foi bem recebida por uma comissão e será discutida numa próxima assembléia. De tudo que foi prometido o aumento salarial não estava na pauta e mesmo assim é possível que se encerre a greve. Entao te pergunto: de que adianta a paralisação se a principal reivindicação não é atendida? Essa sempre foi a minha dúvida desde os tempos em que eu atuava no magistério.
    obrigado pelo comentário primoroso e a visita ao meu blog.
    abraços.

    http://blog-do-faibis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. EI CRIS, BELEZA? É O GERALDO, MARIDO DE FERNANDA!!!
    O BENI, DA TV ALTEROSA, EM SEU BLOG, ESTÁ COMENTANDO SOBRE A GREVE DOS PROFESSORES. IRONICAMENTE, FOI O PRIMEIRO A SER CONTRA E A ALGUMAS SEMANAS ATRÁS, ELE DISSE, DENTRE OUTROS COMENTÁRIOS ABSURDOS, QUE OS PROFESSORES DEVERIAM SER MAIS CRIATIVOS EM SUAS MANIFESTAÇÕES. PEÇA AOS PROFESSORES E A VC TAMBÉM PARA ENTRAREM E COMENTAR, POIS EU JÁ DEIXEI MEU RECADO CURTO, GROSSO E DIRETO PARA ELE!!!ENTRE LA!!! A LUTA CONTINUA!!!ABRAÇOS!!! GERALDO!!
    ENTRE PELO SITE DO UAI. WWW.UAI.COM.BR

    ResponderExcluir
  8. Fabiano,

    Claro que entendi que não estava contra a greve! Disse inclusive que concordava em parte com vc.

    Quanto a quem lidera o movimento, desta vez, o Sindicato está bem melhor representado na pessoa da Beatriz , pelo menos, foi a impressão que a mesma me passou através de sua postura e opiniões. Posso ESTAR ENGANADA, vamos ver na próxima Assembleia, como ela irá conduzir a mesma...

    Eu afirmei que a classe está mais unida(antes era muito pior). Porque infelizmente, se a classe fosse UNIDA VERDADEIRAMENTE, a situação não estaria neste ponto.(TEMOS MUITOS FURÕES de greve ATÉ MESMO NA MINHA ESCOLA). Todos RECLAMAM, querem aumento, melhores condições de trabalho, mas não querem fazer nada, não querem perder as férias, os sábados para repor as aulas... ENFIM, NÃO QUEREM LUTAR. Porém, temos que aceitar o grau de evolução de cada um e os problemas particulares que às vezes interferem em suas decisões de continuar trabalhando enquanto a classe decidiu pela greve. Mas fazer o que?????? Estamos em uma suposta democracia.

    Não tive ainda notícia oficial das negociações, o Estado de Minas, é a favor do governo e nunca foi imparcial, então para mim não tem credibilidade suas reportagens. Mas pelo que tenho pesquisado e lido extra oficial, realmente está apontando para o termino da GREVE , sem VITÓRIA, no meu modo de ver, como vc mesmo disse: a principal reivindicação (aumento de SALÁRIO) não foi atendida , nem discutida, negociada, com uma proposta imediata.

    Quanto a sua pergunta:"de que adianta a paralisação se a principal reivindicação não é atendida?

    Respondo:"SINCERAMENTE E HONESTAMENTE??? NADA!!!!!! A não ser a convicção de que a Educação Pública está fadada ao fracasso e que mesmo assim, quem a tem, como ideal, deve lutar até as últimas consequências com responsabilidade, é claro!!!! ."

    Por tudo isto e muito mais, sou contra o encerramento da greve na próxima Assembleia, isto, se não tiver uma proposta salarial, mesmo que seja inferior ao que reivindicamos e que temos direito.


    Mas como é a classe que decide em Assembleia, se continua ou não a GREVE, vou acatar o que a maioria decidir.


    Aí é que digo, quero ver a postura do Sindicado nesta Assembleia?????

    ResponderExcluir
  9. Geraldo,

    Valeu!!!!

    Também acho que a luta deve continuar!!!!

    Já entrei neste jornalzinho de terceira... e já deixei poucas e boas lá também!!!!

    É no blog do Beni Andrade?????

    ResponderExcluir
  10. Cris! É no Blog do Benny.
    Acessa o www.alterosa.com.br lá tem o blog dele.
    bjos

    ResponderExcluir